Artigos Postado no dia: 27 junho, 2023

Marketing jurídico: onde aprender mais sobre essa disciplina

Marketing jurídico é uma disciplina, um ramo do Direito ou só um nicho de mercado?

Advogados precisam dominar esse assunto? Onde buscar informações?

Se você quer expandir seus conhecimentos para além das normas sobre a publicidade advocatícia da OAB, esse artigo pode te ajudar a se situar um pouco melhor no universo do marketing jurídico.

 

A depender do seu objetivo e ambição, conhecer as regras pode não ser suficiente.

Saiba como encontrar os melhores profissionais e fontes para aprender sobre marketing na advocacia.

 

Marketing jurídico é uma disciplina? Um ramo do Direito? Ou  um nicho de mercado?

O marketing, mais especificamente o jurídico, não está entre as disciplinas fundamentais nem entre as disciplinas profissionalizantes consideradas como “conteúdo mínimo do curso jurídico”, elencadas no art. 6º da Portaria nº 1.886, de 30 de dezembro de 1994, do Ministério da Educação.

Tampouco temos conhecimento de alguma universidade que o tenha como disciplina em sua grade curricular do curso de Direito.

Mas o marketing jurídico já é reconhecido pelo menos como um segmento de mercado, sendo objeto de diversos cursos.

Ele também é reconhecido pela OAB como uma área que merece inclusive um Comitê Regulador específico.

Logo, o marketing aplicado à advocacia deve ser encarado com muita seriedade, pois não se trata de um mero capricho ou só um nicho de mercado criado para vender serviços especializados. Ele é, também, parte da vida de todos que exercem a advocacia, e por isso, deve ser estudado.

 

Todo advogado precisa entender de marketing?

É fundamental que os advogados conheçam, no mínimo, as práticas permitidas e as vedadas pela OAB. Desse modo, o advogado evita riscos de incorrer em infrações sujeitas a sanções. Isso é o mínimo que o marketing pode fazer por um advogado.

 

Mas e o máximo?

Se a única preocupação de um advogado é evitar sanções por parte da OAB, conhecer as diretrizes e vedações da publicidade advocatícia que constam no Código de Ética e no Provimento CFOAB 205/2021 pode ser suficiente.

Mas se há um interesse em conquistar mais clientes, aumentar receitas e consolidar marca e reputação, então conhecer o aspecto normativo do marketing aplicado à advocacia não basta.

Afinal, ele não é apenas um corpo de normas. Também envolve estratégia e técnicas de marketing offline e digital, comunicação, assessoria de imprensa, branding, experiência do usuário e outras áreas afins.

Por isso, o especialista em marketing jurídico não é apenas um especialista em leis e atos normativos da OAB: é também um especialista em marketing “generalista” que sabe combinar as melhores técnicas com o padrão de mercado e as normas que regem a advocacia.

 

Onde aprender sobre marketing jurídico

Há uma série de profissionais escrevendo, ministrando cursos e palestras sobre marketing voltado para advogados.

Recomendamos que você procure aqueles que têm experiência em projetos de marketing executados especificamente para advogados e escritórios, pois além do conhecimento das normas, a prática e o conhecimento de ferramentas digitais fazem toda a diferença.

 

A In Company tem experiência de mais de 18 anos nessa área, desde 2005, tendo sido uma das primeiras agências especializadas do Brasil.

Nosso Head e Sócio Fundador, Alexandre Teixeira, é professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR desde 2015. Atua no segmento de marketing desde 1993, e atuação específica em marketing no segmento jurídico desde 2005.

É também membro da Comissão de Gestão e Empreendedorismo da OAB/PR, coautor de livros sobre marketing jurídico, criador de cursos e e-books e frequentemente ministra treinamentos sobre o tema em empresas.

Nossa equipe também conta com profissionais especializados em marketing, marketing digital e expertise consolidada em projetos para o segmento jurídico, desenvolvendo e executando projetos para escritórios de advocacia de todo o Brasil.

Conheça algumas fontes para aprender sobre marketing jurídico, assinadas por Alexandre Teixeira e pela equipe In Company:

  • Livro Marketing Jurídico – A Estratégia da Diferenciaçãopublicado pela Editora Juruá, coordenado pela advogada e consultora Juliana Pacheco, com capítulos assinados por mais de 20 colaboradores, entre eles o Head da In Company: https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=29973

 

  • Livro Marketing Jurídico Prático – Técnicas e Estratégias que Atraem Clientes para Advogados e Escritórios – O Marketing Jurídico na Visão de Especialistascoescrito pelo Head da In Company: https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=30120
  • Palestra INBOUND MARKETING e CRM: como funciona a jornada de relacionamento e de compra do cliente jurídico, do top ao fundo do funil: https://conteudo.incompanypr.com.br/palestra-triade-inbound-marketing-e-crm

 

 

 

 

 

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Até a próxima e um abraço.

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


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