Artigos Postado no dia: 7 março, 2023

Marketing jurídico É melhor promover os advogados, ou a marca do escritório

Pessoa jurídica (marca) ou Pessoa física (advogados): quem é o protagonista da sua estratégia de marketing jurídico? Fazer o marketing de uma pessoa jurídica por meio da projeção de seus membros é sempre algo muito delicado. Mas na prática, ao deixar de desenvolver e divulgar as marcas pessoais dos seus advogados, o prejuízo do escritório pode ser ainda maior, na forma de desperdício de oportunidades. Por isso, no artigo de hoje vamos te explicar como encontrar o balanço no marketing jurídico entre promover o seu escritório (pessoa jurídica) e os advogados dele. Venha conferir clicando no link da bio!

Pessoa jurídica (marca) ou Pessoa física (advogados): quem é o protagonista da sua estratégia de marketing jurídico?

A marca do seu escritório de advocacia está sendo suficientemente posicionada ou depende da imagem dos sócios para impor respeito? Ou, ao contrário, será que seu escritório está perdendo chances por não projetar adequadamente os advogados?

Fazer o marketing de uma pessoa jurídica por meio da projeção de seus membros é sempre algo muito delicado. Muitas empresas até evitam isso, por medo de crises de imagem ou de que os colaboradores apareçam mais que a empresa.

Mas na prática, ao deixar de desenvolver e divulgar as marcas pessoais dos seus advogados, o prejuízo do escritório pode ser ainda maior, na forma de desperdício de oportunidades.

Nesse artigo, vamos entender como encontrar o balanço no marketing jurídico entre promover o seu escritório (pessoa jurídica) e os advogados dele.

O que advogados precisam saber sobre marca

Quem advoga em Propriedade Industrial sabe que a marca é um sinal distintivo que identifica produtos ou serviços. Mas para além dessa definição jurídica, a marca também pode ser compreendida no aspecto da comunicação como um conjunto de valores e associações que são evocadas na mente do consumidor quando ele se depara com o sinal distintivo.

A marca é uma construção. 

Por isso, ao criar e gerir uma marca jurídica, é importante estar constantemente atento à mensagem que cada ação relacionada à empresa ou pessoa que essa marca representa pode repercutir para a marca.

Todas as ações devem estar em sintonia com a marca. Quando existe uma dissonância entre a mensagem da marca e aquilo que ocorre no dia a dia da empresa, a marca se enfraquece ou sequer chega a transmitir ao público a mensagem que realmente idealizou transmitir.

A percepção da marca pode ser afetada na mente do seu público alvo por meio de cada ação do escritório ou de qualquer um dos seus colaboradores. Por isso, aproveitar a marca pessoal de cada colaborador ou sócio para promover a marca do escritório, e vice-versa, é uma estratégia que deve ser conduzida com cuidado e planejamento.

 Vantagens de promover a marca do escritório (pessoa jurídica)

  • Fortalecer o nome do escritório;
  • Não depender apenas da imagem e nome dos sócios, advogados de destaque ou colaboradores em geral para manter a credibilidade da marca do escritório;
  • Desvincular-se da imagem de colaboradores que venham a se mostrar antiéticos, evitando crises de imagem e reputação;
  • Fortalecer a confiança do cliente/persona no escritório como um todo, o que aumenta chance de fidelização ou de cross-selling.

Vantagens de promover as marcas pessoais dos advogados 

  • Gerar conexão humanizada e identificação entre pessoas;
  • Ajudar no desenvolvimento dos advogados, gerando orgulho e identificação de fazer parte do escritório;
  • Aumentar o alcance da marca do escritório nos círculos de trabalho e convivência dos advogados;
  • Fortalecer a reputação e credibilidade do escritório por meio da expertise e destaque dos advogados.

É melhor promover o escritório (marca) ou os advogados?

É possível promover diversas marcas ao mesmo tempo e fazer com que elas beneficiem umas às outras.

Na advocacia, muito mais que vender serviços técnicos de qualidade, vende-se o advogado, o atendimento personalizado que ele dá a cada cliente e cada caso.

Então, quando o escritório consegue projetar seus colaboradores, sua marca pode ganhar muito.

Do ponto de vista do negócio, o ideal é que a marca pessoal dos advogados e colaboradores estejam vinculadas à marca do escritório, mas devendo prevalecer essa última.

Ao promover as conquistas e o conhecimento dos advogados dentro de uma ação de marketing do escritório, a mensagem que comunicamos ao público é que o escritório sabe escolher seus colaboradores e montar uma boa equipe para atender seus clientes. Essa é uma impressão que fica, mesmo que alguns colaboradores eventualmente saiam.

Naturalmente, é importante respeitar a imagem e a autonomia dos advogados ao divulgá-los em conjunto com o escritório. Por isso, a estratégia de marketing jurídico do escritório precisa estar em muita sintonia com a cultura do escritório, e de preferência, com o plano de desenvolvimento de cada advogado ou colaborador. Para que a projeção da marca pessoal do advogado em conjunto com a do escritório seja bem sucedida, deve-se buscar entender como cada advogado pode e quer contribuir na construção da marca do escritório, quais de suas conquistas e especialidades faz sentido promover etc.

 

A nossa sugestão é ter a marca como o bem maior, mas ter os advogados como agentes de distribuição do conhecimento para engajar com a audiência. Com isso, todos estão contribuindo para a sua profissão pessoal, e por consequência para a credibilidade da marca e do negócio.

 

Quer saber mais sobre MARKETING JURÍDICO DIGITAL e as estratégicas que atraem os melhores resultados financeiros e de posicionamento digital para pessoa jurídica do seu escritório e também os seus advogados?

Uma outra maneira de implementar melhorias no marketing do seu escritório é aprender mais sobre o assunto.

A In Company é especializada em marketing jurídico desde 2005, desenvolvendo projetos customizados de marketing para escritórios em todo o Brasil. Temos uma grande quantidade de conteúdos gratuitos sobre marketing jurídico. Confira alguns:

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO

Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI

 

  • FAÇA O CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – Atualizado com o novo código de ética da OAB, provimento 205/2021.

Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.

Inscrições: ACESSE AQUI.

 

  • ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

Até a próxima e um abraço.

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

 


Artigos Relacionados