Você quer melhorar a busca orgânica do seu site jurídico? Aprofunde-se no SEO jurídico. Quando você colabora com o Google, o Google colabora com você, ranqueando seu site acima da concorrência!
Neste artigo, você vai conhecer as 3 estratégias de SEO que farão o site do seu escritório ranquear melhor no Google de forma totalmente orgânica (ou seja: sem ações de tráfego pago).
Conheça a tríade do SEO e como ela se aplica ao marketing jurídico!
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A posição do site dentro de uma estratégia de marketing jurídico digital
O site é a principal plataforma do marketing jurídico digital. Nele estão as principais informações sobre a sua marca jurídica e está também a chave do inbound marketing: o conteúdo.
Ao produzir conteúdos jurídicos para um blog, e ao inserir o blog dentro do seu site, você tem a chance de atrair pessoas para o seu site por meio do Google. Consequentemente, você ganha posicionamento, branding, autoridade e contatos.
No médio e longo prazo, seu site começa a ranquear organicamente, independentemente de anúncios (Google Ads) ou presença nas redes sociais — embora essas também sejam boas ferramentas, e formem um conjunto poderoso junto com o site e blog.
Mas você precisa se lembrar de que não precisa conquistar somente o público: precisa conquistar o Google também!
Os algoritmos do Google precisam entender que o seu site é um bom fornecedor de conteúdo e provedor de uma boa experiência ao usuário.
É de interesse do Google prover conteúdo bom e relevante, pois assim ele consolida a fama de ser o melhor buscador e mantém a preferência do público.
Quando você colabora com o Google, o Google colabora com você, ranqueando seu site acima da concorrência!
E a principal maneira de colaborar com o Google é: provendo bom conteúdo + usando a tríade do SEO.
A tríade do SEO jurídico — Primeiro ponto: SEO técnico
Antes de tudo, vamos conhecer a definição de SEO.
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que facilitam o posicionamento de sites e blogs no Google.
O SEO que diz respeito à programação do website é o SEO técnico.
A “modelagem” do site precisa estar otimizada conforme regras de SEO.
Isso começa pela escolha da hospedagem, a plataforma e o provedor do site.
É importante escolher um provedor bom, cuja capacidade de hospedagem seja proporcional à quantidade de conteúdo que seu site vai ter. Caso contrário, o site pode demorar para carregar e isso é um critério negativo para os algoritmos do Google.
Também é importante escolher uma plataforma boa, de preferência uma que ofereça plugins que vão ajudar no SEO — e, inclusive, esses plugins precisam estar constantemente atualizados para que o ranqueamento seja favorável.
Um exemplo é o WordPress. Os sites construídos no WordPress costumam ser bem lidos pelo Google. Além disso, ele oferece o plugin Yoast SEO, que vai te ajudar na próxima fase da tríade.
A tríade do SEO jurídico — Segundo ponto: SEO do conteúdo site
O conteúdo textual do seu site deve estar adequado a técnicas de SEO.
Isso quer dizer, na prática:
- planejamento de palavras-chave para a página inicial e para cada página do site;
- metadescrição de cada página;
- slugs/URLs com boas palavras.
No marketing jurídico, é extremamente recomendável ter uma página para cada área de atuação ou solução jurídica que o seu escritório de advocacia fornece. Isso aumenta as suas chances de usar palavras-chaves e mostrar ao Google que você é uma autoridade nesses assuntos. Quanto mais páginas que você tenha com palavras-chave, mais “território” você conquista na Internet. Os robôs do Google fazem essa leitura e jogam o seu site lá em cima!
Logo, o workflow do site deve ser arquitetado considerando todas as áreas de atuação. Elabore bons conteúdos para essas áreas, pois textos muito sucintos são lidos como pouco capazes de solucionar as dúvidas do usuário do Google.
A tríade do SEO jurídico — Terceiro ponto: SEO dos blog posts
Por fim, cada post do seu blog deve ter o seu SEO próprio, com palavras-chaves muito bem coordenadas.
O plugin Yoast SEO pode ajudar a melhorar a composição das palavras chaves, a frequência e lugar em que elas aparecem no seu texto.
Naturalmente, ter um bom SEO não é tudo. Seu conteúdo precisa estar bem escrito, ter um bom título e seguir um planejamento de pauta adequado com o seu público alvo e o seu segmento. É recomendável realizar pesquisas de tendências (por exemplo, no Google Trends). Isto também vai ajudar no ranqueamento do seu site para que você possa atrair tráfego de forma orgânica!
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980