Quais são os conceitos fundamentais do marketing jurídico? Para entender como o marketing jurídico gera valor para sua marca e faturamento com novos clientes sem ferir o Código de Ética da OAB, é preciso entender que ferramentas são usadas e como elas funcionam.
Neste artigo, vamos tirar essas dúvidas básicas. Acompanhe a leitura!
Prefere assistir esse conteúdo em vídeo? Clique aqui
O que é marketing jurídico?
Fazer marketing jurídico nada mais é que mostrar para o mercado quais são os conhecimentos jurídicos com os quais o escritório de advocacia trabalha, quais são os problemas que esse escritório resolve, de que forma o escritório trabalha, que tipo de clientes ele atende, qual setor da economia.
Trata-se de um grande plano de comunicação para gerar valor e posicionamento da marca.
E o que é posicionamento de marca? É fazer com que as pessoas percebam o que você faz e como você faz.
Por exemplo, um plano de marketing para um escritório de advocacia deve ter táticas e conteúdos que refletem:
- quais os serviços que o escritório presta (extrajudiciais, contencioso, consultivo, etc);
- quais as áreas que o escritório atende (Direito Empresarial, Tributário, Trabalhista etc);
- quais os nichos e subnichos de mercado que o escritório atende (indústria farmacêutica, comércio, serviços etc);
- quais clientes o escritório atende (servidores públicos, consumidores, aposentados, empresários etc);
- entre outros fatores que irão segmentar o seu público e sua atuação.
- Tudo isso é posicionamento: fazer com que as pessoas primeiro percebam o que o escritório faz, e depois, fazer com que elas percebam que o escritório é o ideal para resolver os problemas delas.
Reputação e distribuição de conhecimento
Depois do posicionamento de marca, em segundo lugar vem a geração de reputação por meio da distribuição de um produto. E qual é esse produto? É o conhecimento jurídico.
Esse conhecimento deve ser distribuído via redes sociais, blogs, Youtube, eventos, livros, podcasts etc. Os conteúdos escritos e audiovisuais são os principais veículos para distribuir conhecimento.
Essa distribuição gera reputação e ajuda a melhorar o relacionamento com o público.
O advogado sempre precisou de networking para conseguir ser indicado e conseguir clientes. A diferença é que agora isso pode ser feito pelas vias digitais, sem fronteiras de localidade. Uma pessoa totalmente desconhecida, que mora em uma cidade que você mal conhece, pode vir a se tornar um lead interessado e contratar seus serviços pela Internet.
Marketing jurídico e captação de clientes
A captação de clientes feita por meio do marketing jurídico não é uma captação indevida, mercantil, mas sim, uma captação mais espontânea, pois parte da premissa do próprio interesse do cliente.
Além da atração de novos contatos, o marketing também ajuda a fidelizar os seus clientes atuais e a reconquistar clientes antigos, estreitando esse relacionamento por meio da distribuição de conteúdo informativo e educativo.
Assim, essas pessoas poderão admirar ainda mais a sua marca, conhecer as novidades e acompanhar a sua evolução. Isto também melhora o poder de indicação para outros clientes.
Ranqueando seus conteúdos no Google
Ao distribuir conteúdo na Internet, por consequência, o Google começa a ranquear esses conteúdos e dispô-los para mais pessoas te conhecerem.
O Google vai ser seu parceiro se você for parceiro dele.
Assim, é importante nutrir seu blog com conteúdos de qualidade, bem redigidos, com técnicas de SEO e informação aprofundada e relevante. O Google vai referenciar esses conteúdos quando alguém buscar por esse tipo de informação.
Uma novidade grande que o Conselho Federal da OAB trouxe com o novo provimento do código de ética 205/2021, é a permissão agora em todo o Brasil, do impulso de postagens nas redes sociais e o uso de campanhas Google Ads.
Essas novas possibilidades podem aumentar ainda mais as suas chances de exposição e faturamento com mais clientes.
Invista em marketing jurídico!
Conte com a In Company para desenvolver a sua estratégia de marketing jurídico e executá-la conforme todos os protocolos necessários e as regras incidentes (LGPD, Código de Ética da OAB, etc).
Ademais, o marketing jurídico é a metodologia que mais se harmoniza com as diretrizes da OAB para a publicidade advocatícia.
Quer saber mais sobre marketing jurídico e as estratégicas que atraem os melhores resultados financeiros e de posicionamento digital para advogados?
ENTÃO, APROVEITE AS OPORTUNIDADES ABAIXO:
CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – 2h|a
Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.
Inscrições: ACESSE AQUI.
BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO
Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI
ENTRE EM NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
alexandre@incompanypr.com.br