Como o marketing jurídico atrai clientes? O advogado que recorre ao marketing jurídico geralmente o faz porque quer divulgar seu nome e seu trabalho. Mas o marketing jurídico trabalha com estratégias bastante direcionadas, focadas não apenas na divulgação mas também na construção de marca e uma base de contatos — sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB e a Lei Geral de Proteção de Dados.
Confira 6 ações básicas de marketing jurídico para atrair clientes e veja algumas dicas sobre cada uma delas!
Prefere assistir esse conteúdo em vídeo? Clique aqui
6 ações básicas para atrair clientes com marketing jurídico
- Site e SEO
A primeira coisa que você deve ter é um site adequado para atrair e capitalizar leads.
E o que queremos dizer com “adequado”? Queremos dizer que a modelagem e programação do seu site precisam seguir técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para obter uma boa indexação no Google, e assim, atrair mais contatos que irão se converter e fazer parte da sua base de dados.
- Planejamento de conteúdo específico para marketing jurídico
O conteúdo é o principal insumo do marketing jurídico e do inbound marketing em geral.
Seu conteúdo deve ser planejado para conversar com seu público alvo, de acordo com a persona criada para seu projeto.
A persona nada mais é do que um perfil imaginário com as principais características do tipo de cliente que você quer alcançar. Quando for selecionar os temas dos seus conteúdos, e quando for escrevê-los, você tem que escrever como se estivesse falando para essa persona.
Quando mais “nichado” for o seu conteúdo, mais você se aproxima das dores e necessidades dessa persona. Assim, terá mais chance de ser compreendido como o advogado que trará as soluções que a persona busca.
- Guest posts
Publicar artigos em blogs de terceiros também é importante para crescer a sua marca e conseguir um posicionamento em uma mídia que seu público alvo consome.
Você pode, por exemplo, oferecer artigos para uma associação de classe, um portal de notícias, um blog especializado.
Ao posicionar-se nesses sites e blogs, pode atrair novas pessoas que se interessam por esse tema e direcioná-las para dentro do seu blog.
- Eventos e marketing de relacionamento
Os artigos e blog posts não são a única forma de distribuir conhecimento.
Você também pode fazer isto por meio da participação em eventos, fazendo palestras, participando de mesas redondas.
É uma maneira de ser visto, conhecido, lembrado, fazer contatos e fortalecer sua autoridade. Além disso, é uma forma de “cortar caminho” e ir direto na fonte de contatos. As pessoas que participam desses eventos são como uma base de potenciais contatos bastante selecionada, pois todas têm um interesse mínimo no tema do evento.
Aproveite a ocasião para captar esses leads.
- Campanhas de Google Ads
As campanhas patrocinadas de Google Ads são uma técnica de atração de possíveis clientes para o site do advogado, em um prazo mais curto por buscas de palavras chaves no google.
Agora, com o novo provimento 205/2021, todos os estados podem fazer esta campanha pois foi aprovado no novo código de ética da OAB.
- Automação de e-mails para conversão no médio e longo prazo
As ações descritas nos itens 1 a 5 são majoritariamente voltadas para a atração de contatos e clientes. No contexto da metáfora do “funil de vendas”, são estratégias de topo de funil.
Mas é importante usar ações voltadas para o médio e longo prazo também. Isso pode ser feito por newsletters e por meio de fluxos de automação de e-mails no inbound marketing.
Mesmo que um cliente não feche negócio com você logo após te conhecer, ele pode continuar na sua base de dados e receber seus conteúdos. Chamamos isso de “qualificar” ou “nutrir” leads com conteúdo. Esses conteúdos podem ser: mais artigos, e-books, convites para eventos, videoaulas e outros. Você pode criar um fluxo de envio de cerca de 3, 4 ou 5 e-mails por mês, por exemplo. Este fluxo é automatizado por meio de um software, ou seja: não há trabalho manual. Basta programar o software de acordo com a frequência e ordem dos conteúdos que você planejou.
No decorrer desse caminho de qualificação, sua marca e sua autoridade se fortalecem perante esse contato, e no futuro, ele pode vir a fechar negócio com você. Assim, você não perde o investimento que fez e ainda ganha a chance de construir relacionamentos bastante sólidos com esses contatos.
Busque assessoria especializada em marketing jurídico
A In Company está preparada para atender seu escritório e implementar as ações acima juntamente com todos os protocolos de comunicação necessários para o cumprimento da LGPD.
Ademais, o marketing jurídico é a metodologia que mais se harmoniza com as diretrizes da OAB para a publicidade advocatícia.
Quer saber mais sobre marketing jurídico e as estratégicas que atraem os melhores resultados financeiros e de posicionamento digital para advogados?
ENTÃO, APROVEITE AS OPORTUNIDADES ABAIXO:
CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – 2h|a
Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.
Inscrições: ACESSE AQUI.
BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO
Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI
ENTRE EM NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
alexandre@incompanypr.com.br