Desenvolver um site para advogados envolve diversas habilidades e estratégias. Muitos advogados se preocupam com custos e com o design do site, mas existem outras questões importantes que podem afetar o desempenho do site e os objetivos da estratégia de marketing jurídico digital.
Uma dessas questões é o relacionamento do seu site com o Google. O Google é otimizado para fornecer sempre os melhores conteúdos e experiências ao usuário. Se seu site não está modelado para se enquadrar bem ao funcionamento do Google, você sai perdendo.
Confira as nossas 10 dicas para desenvolver ou contratar o site para advogados ideal para o projeto de marketing jurídico digital do seu escritório de advocacia.
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Faça seu site em WordPress
Nós recomendamos que o seu site seja feito no WordPress, pois essa é uma plataforma que dá muitas possiblidades de inserção de plugins e outras técnicas de modelagem que vão ajudar seu site a performar melhor no Google.
É muito importante que o design da sua programação seja feito de uma forma que vai fornecer a melhor experiência ao usuário, não necessariamente para você ou para sua equipe.
Se seu site não fornece uma boa experiência, o Google vai preferir outros que fornecem, e assim, seu site não ranqueará bem em buscas do Google.
Tenha diversas páginas dentro do seu site (de forma estratégica!)
Fazer um site com páginas específicas para cada área do direito que você atende, ou para cada solução jurídica que você fornece, deixará seu site melhor “instruído” para que o algoritmo do Google o leia.
Assim, você aumenta suas chances de aparecer perante seu potencial cliente quando ele fizer uma busca mais específica.
Deixe claro quais são os segmentos do Direito que você atende, qual a sua clientela (indústria, comércio, pequenas empresas, famílias, pessoas físicas, servidores públicos). Cada área ou serviço pode ter sua própria página, com um texto detalhado explicando os problemas que seu escritório resolve.
Esses textos vão indexar melhor no Google, pois os robôs do Google vão identificar os conteúdos dentro da página de cada área jurídica ou solução jurídica.
Fazer um site em HTTPS
O site em “https://” é lido como seguro e confiável pelo Google.
Fazendo o seu site para advogados em “https://”, ele vai te indicar mais vezes para os usuários.
Escolha com cuidado a hospedagem do seu site para advogados
Escolha um serviço de hospedagem que proporciona rapidez no carregamento do site. Isso melhora a experiência do usuário.
Dessa forma, o Google vai referenciar seu site na frente que outros que proporcionam uma experiência de navegação pior.
Use técnicas de SEO nos conteúdos do seu site para advogados
O SEO (Search Engine Optimization) usa técnicas de semântica e modelagem de programação (como: uso de repetição, palavras-chave, palavras de transição etc), para melhorar o desempenho dos seus conteúdos textuais de acordo com os algoritmos de busca.
Por isso é importante que os conteúdos do seu site usem SEO. E essa regra vale tanto para os conteúdos das páginas do site (página inicial, áreas de atuação, página de contato etc) quanto para os blog posts.
Quanto mais detalhado você puder ser com relação aos seus serviços, melhor o Google entenderá o problemas que o seu escritório resolve.
Use o plugin Yoast SEO
O plugin Yoast SEO dá condição de medir o uso de técnicas de SEO do seu site, fazer metadescriptions (descrição do que cada página tem), slugs (URLs de cada página) e gerenciar os conjuntos de palavras-chave por página.
Tudo isso ajuda os robôs do Google a identificarem melhor o conteúdo de cada página e entregar o conteúdo para o usuário.
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Ter um blog de produção de conteúdo dentro do seu domínio
Evite ao máximo ter um blog em domínios, sites ou plataformas externas. Concentre seu conteúdo no seu próprio site.
E ainda se possível, tenha um blog específico para viabilizar uma newsletter de WhatsApp.
Você pode trabalhar com duas opções de newsletter: uma para ser enviada por e-mail e outra para ser enviada por WhatsApp. Essa segunda requer que você tenha uma página de blog específica.
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Implementar um sistema de inbound marketing
O inbound marketing é a principal estratégia do marketing jurídico. Ela trabalha com um fluxo de conteúdos orientado para vendas, baseando-se na ideia de um funil. No decorrer deste funil, vamos nutrir e qualificar os leads (contatos) até que eles estejam prontos para contratar o serviço do advogado.
Um sistema de inbound marketing vai poder administrar esse fluxo, por meio do disparo de e-mails, de forma automatizada, conforme o estágio de cada lead no funil, e conforme o seu próprio consentimento.
Assim, além de automatizar a sua estratégia (tornando-a mais rápida e menos trabalhosa), um sistema de inbound marketing como o RD Station, por exemplo, vai garantir que seu escritório esteja fazendo marketing em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
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Instalar um código do Google Analytics
O Google Analytics é um serviço gratuito do Google que ajuda a gerenciar a performance do seu site e obter métricas importantes para o aperfeiçoamento da sua estratégia de marketing jurídico.
Com ele, você poderá saber, por exemplo, qual página está recebendo mais visitas e de onde estas visitas estão vindo.
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Instalar o Google TAG Manager
O Google Tag Manager ajuda no controle das conversões das campanhas do Google Ads.
Dessa forma, você poderá saber quais dos seus investimentos estão dando mais resultado.
Lembramos que, pelo novo Provimento do Conselho Federal da OAB, esse tipo de anúncio pago é permitido no marketing jurídico.
Conclusão
Esperamos que tenha gostado dessas 10 dicas para os sites dos advogados!
Este é um conteúdo informativo feito com base na nossa experiência de mais de 16 anos em marketing jurídico.
As plataformas e serviços aqui mencionados são recomendados com base na nossa rotina de trabalho e os resultados que observamos nas nossas estratégias, não tendo a finalidade promocional de nenhum desses serviços.
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.
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