Artigos Postado no dia: 22 junho, 2023

Marketing e disciplina: estabelecendo um cronograma de postagens de marketing médico

Disciplina para postar conteúdo é uma das chaves do sucesso do marketing de conteúdo médico nas redes sociais. Se você é um médico que sente resistência ou dificuldade de postar nas redes, não se preocupe tanto em se forçar a fazer isso. Busque uma assessoria especializada em marketing médico que te ajude a estabelecer uma disciplina de postagens, seguindo um planejamento e um cronograma.

O cronograma de postagens tem uma razão de ser. Nomarketing médico, o planejamento de conteúdo deve ser criado de forma estratégica, e além disso, precisa ser postado de forma correta e monitorado para aperfeiçoamento contínuo.

Acompanhe a leitura e entenda a importância de estabelecer uma disciplina de postagens.

 

Qual é a quantidade ideal de posts por mês no marketing médico?

Não existe uma quantidade ideal de posts a serem feitos por mês para alcançar uma fórmula mágica de engajamento e resultados.

Em alguns projetos, trabalhamos com a frequência de 1 blog post semanal nosite, acompanhado de no mínimo 1 post em rede social para divulgação do blog post, além de mais posts sobre outros temas.

Em outros projetos, o espaçamento entre os posts é menor, e em outros, pode ser até maior porque os conteúdos são de maior complexidade e seguem o formato long form.

Mas para fins de referência, de acordo com os estudos da equipe do Hootsuite (sistema de gestão de mídia social), em uma estratégia para alcançar visibilidade, pode-se trabalhar com as seguintes quantidades:

  • Instagram (feed): 3 a 5 posts por semana;
  • Instagram Stories: 1 a 2 Stories por dia;
  • Facebook: 1 a 2 posts por dia;
  • LinkedIn: 1 a 2 posts por dia;
  • Pinterest: 1 post por semana.

 

Estratégia, marketing e disciplina: como encontrar o equilíbrio entre overposting e a inconstância

A definição da quantidade de posts vai depender de vários fatores, como:

  • Perfil do seu público-alvo;
  • Complexidade de cada post;
  • Perfil e funcionamento do algoritmo do site ou rede social;
  • Sua capacidade de dar vazão ao planejamento de posts (contratação de equipe, produção de conteúdo etc).

O ideal é encontrar um equilíbrio, evitando o overposting (que pode aumentar sua taxa de rejeição e fazer com que o algoritmo entenda seu conteúdo como efêmero e pouco relevante), mas por outro lado, marcando certa presença para consolidar sua imagem e marca.

Não basta ter disciplina para se comprometer a postar sempre. A estratégia começa antes disso: é preciso estabelecer um planejamento, um cronograma mínimo de postagens.

Também é importante que esse cronograma tenha espaço para postagens espontâneas ou inclusões de última hora, quando surgem novidades que valem a pena serem publicadas em tempo real. Ainda assim, o planejamento é fundamental para estabelecer um mínimo de constância para a divulgação e fortalecimento da sua marca.

 

Estabelecendo uma disciplina de postagens de marketing médico

A imagem do profissional é muito importante no marketing médico. Pacientes costumam escolher os médicos conforme a confiança e simpatia despertadas, por isso, é necessária uma certa exposição para conseguir alcançar novos públicos e aumentar seu poder de indicação.

Por outro lado, quando você aparece “demais”, isso pode reduzir as chances de sucesso na entrega da mensagem de cada post. Quando há uma abundância de conteúdo, a tendência é que o usuário das redes sociais acabe consumindo o conteúdo de forma mais rápida, sem prestar tanta atenção.

Além disso, o excesso de exposição pode esbarrar na proibição da autopromoção e sensacionalismo, conforme dispõe o Conselho Federal de Medicina.

A melhor estratégia é dividir suas postagens entre postagens que te expõem e postagens focadas simplesmente em conteúdo (sem uso da sua imagem).

Estabelecendo uma disciplina inicial para suas postagens, você pode ir gradualmente mensurando o sucesso da sua estratégia, verificando quais posts costumam gerar melhores resultados, e entender o perfil da sua audiência, a fim de aprimorar sua estratégia.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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