Marketing digital para profissionais da saúde: 3 maneiras de começar sem investimento
Marketing digital pode ser feito com ou sem investimentos. Naturalmente, faz toda a diferença poder investir em tecnologia, design, funcionalidades do Google ou das redes sociais, e em uma assessoria especializada em marketing para saúde. Mas se você ainda está se preparando para fazer esse tipo de investimento, existem no mínimo 3 coisas que você pode começar a fazer desde já para começar a criar uma presença digital.
3 maneiras de começar a fazer marketing digital na saúde sem custos
1. Blog
Existem plataformas gratuitas para a criação de blogs. Elas podem ser uma excelente maneira de começar a criação de conteúdo.
O marketing de conteúdo é uma das principais matérias-primas do marketing digital e apresentam um potencial enorme de conversão em vendas.
O conteúdo entrega informação qualificada ao usuário da Internet que tem curiosidade ou necessidade de saber sobre um tema. Ao deparar-se com seu conteúdo, o indivíduo irá ao mesmo tempo conhecer você, “caindo” no seu blog e sendo apresentado à sua marca.
Nesse momento, se você tiver um software de CRM e estratégias de captação de leads, é possível evoluir muito a sua estratégia. Mas se você ainda não está nessa fase do projeto, pode aproveitar o blog como estratégia de divulgação e consolidação da sua marca pessoal. Afinal, o conteúdo demonstra a sua expertise, gerando autoridade, credibilidade e reconhecimento.
O ideal é que todo profissional da saúde tenha seu próprio site com blog dentro, utilizando-o inclusive para desenvolver uma estratégia de inbound marketing.
Nessa estratégia, o blog exerce um papel fundamental. Mas para quem ainda está experimentando o marketing digital e quer começar a implementar estratégias sem custos, é possível usar plataformas gratuitas de blog para publicar conteúdos e atrair leitores.
A atração de leitores é o primeiro passo para iniciar uma jornada de relacionamento que, se bem nutrida, pode transformar o leitor em paciente da sua clínica.
Saiba mais em: Inbound marketing médico – A estratégia de marketing com maior compatibilidade com a atividade médica e da saúde
2. Redes sociais
As redes sociais são práticas, acessíveis, e claro, concentram milhões de usuários. Logo, oferecem a oportunidade de apresentar você e seu trabalho a uma audiência repleta de potenciais pacientes.
Criar uma conta no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, TikTok etc é gratuito, mas usar essas redes como parte de uma estratégia de marketing requer bastante dedicação e capricho com o seu conteúdo, tanto sob o aspecto visual, quanto os temas, qualidade do texto, uso de hashtags e outras técnicas de SEO etc.
Por isso, se você ainda não se sente preparado para contar com uma assessoria profissional, busque ao menos adquirir algum conhecimento sobre copywriting, SEO, frequência de publicação de conteúdos etc.
Há recursos pagos que podem potencializar estratégias de marketing digital nas redes sociais, como o impulsionamento e segmentação de postagens. Mas enquanto você se prepara para esse tipo de investimento, pode usar as redes sociais como um experimento para encontrar a sua própria audiência de forma orgânica.
Saiba mais em: Instagram e Youtube: como escolher as melhores redes sociais no marketing médico e saúde em geral
3. Publicação em veículos de comunicação de terceiros
O ideal é que você seja dono do seu espaço e do seu conteúdo. Mas se você ainda não está investindo em um site ou plataformas próprias de conteúdo, pode participar de espaços de terceiros que já têm uma presença consolidada no segmento em que você deseja se inserir e atrair pacientes.
Você pode, por exemplo, publicar artigos em portais de saúde, ser entrevistado por telejornais, participar de podcasts ou conteúdos em vídeo voltados à área da saúde. Essas participações geralmente são gratuitas, mas podem trazer grande retorno em forma de novos pacientes, seguidores etc.
Há veículos que cobram pela oportunidade de publicar um artigo. Em vários casos, o custo-benefício pode valer a pena; mas é fundamental verificar se seu Conselho de Classe tem alguma restrição nesse sentido.
O trabalho de conseguir oportunidades de inserção da sua marca pessoal, entrevistas etc em veículos de terceiros constitui a assessoria de imprensa.
Esse trabalho demanda um cuidado e atenção especializados, checando sempre a legitimidade e reputação dos veículos a fim de evitar riscos ou crises de imagem, bem como, abordando esses veículos da forma correta para evitar autopromoção ou outras condutas que possam caracterizar uma infração ética.
Mas se realizada com cuidado e qualidade, a assessoria de imprensa é uma ótima maneira de fazer a sua imagem, seu nome, sua autoridade se tornarem conhecidos para outras audiências além daquelas que já acessam suas redes e seu blog.
Saiba mais em: Assessoria de imprensa digital para médicos: como os meios de comunicação impulsionam o marketing na Medicina
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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