Marketing digital pode criar uma demanda e atrair clientes por um serviço que seu escritório tem dificuldade de vender? A resposta é sim! Criar demandas pode ser mais simples do que você imagina. Tudo que você precisa é de um blog!
Nesse artigo, vamos entender quais são os esforços de comunicação e marketing estratégicos que devem ser empreendidos para criar demandas por serviços advocatícios, e como o blog atua nesse sentido.
Se você quer entender mais sobre a função do marketing digital na geração de negócios na advocacia, esse artigo é para você! Acompanhe, e ao final, fique à vontade para entrar em contato conosco caso queira aprofundar a discussão.
O marketing digital como criador de demandas por serviços de advocacia
O papel do marketing é despertar desejos por produtos ou serviços. Muitas vezes, é uma mera questão de convencer um cliente que o seu serviço é o que melhor atende a uma necessidade que ele já sabe que tem. Outras vezes, é uma questão de, primeiramente, fazer o cliente entender que essa necessidade existe, para depois convencê-lo de que você tem o serviço certo para satisfazê-la.
No marketing jurídico, essas duas situações acontecem.
Há serviços jurídicos mais urgentes, como uma defesa após o recebimento de uma citação, por exemplo. Mas há serviços jurídicos mais “difíceis” de vender, como por exemplo, os serviços de consultoria.
O Brasil tem uma cultura litigiosa muito forte, e além disso, o poder aquisitivo médio da população faz com que nem todos possam priorizar a assessoria jurídica preventiva/consultiva. Isso não significa que esses serviços são menos importantes, só significa que requerem um esforço maior de marketing para conscientizar o público sobre a importância deles.
O papel do blog dentro de uma estratégia de marketing digital
A principal forma de convencer o público da importância de um advogado para uma determinada demanda é por meio do marketing de conteúdo.
No marketing de conteúdo jurídico, usamos estratégias de conteúdo para criar conscientização sobre temas jurídicos ou temas gerais que guardam alguma relação com o Direito.
Essas estratégias envolvem uma escolha bastante calculada dos temas, e além disso, requer constância. É a frequência e a repetição que vão aumentar as suas chances de aparecer perante o seu cliente, e vão fazer a sua mensagem se fixar na mente dele.
Atenção: quando falamos em frequência e a repetição, não estamos falando em repetir conteúdos, mas sim, repetir temas, abordando-os sob diversos ângulos e embalando seus conteúdos em formas diversificadas para distribuí-lo por diversos canais e em diversas ocasiões diferentes.
Um desses canais é o seu blog.
Como o blog jurídico cria demandas por serviços advocatícios no Google
Seu blog será a sua biblioteca de conteúdos dentro do seu site. Sua estratégia de publicação de artigos será executada nele (juntamente a outras ferramentas que podem ser integradas para potencializá-lo, como o patrocínio de palavras-chave, posts em redes sociais direcionando para artigo do blog, etc).
Conforme você abastece seu blog de bons conteúdos, isso vai melhorar o ranqueamento do seu site, aumentando suas chances de ser exposto ao seu cliente no Google. Além disso, se o seu conteúdo conseguir engajar o seu leitor, isso aumenta as chances de ele se inscrever para receber mais conteúdos, fornecendo seus dados espontaneamente. Você poderá usar esses contatos para iniciar uma jornada de relacionamento, que por sua vez, poderá resultar em uma venda.
Na medida em que seus contatos (leads) são nutridos com mais conteúdos produzidos para atender aos desejos e necessidades deles, eles vão gradualmente se conscientizando sobre a importância do serviço advocatício e a excelência do seu trabalho. Mantendo esse relacionamento e esse esforço de qualificação dos leads, chegará o momento em que uma porcentagem deles estará pronta para comprar de você.
Dicas para manter seu blog jurídico gerando leads, ranqueando bem e atraindo clientes
- Planeje bem as palavras-chave, com base em pesquisas (Google Trends, pesquisa de público etc), e usando-as nos títulos e corpo dos seus artigos conforme as melhores regras de SEO. Assim, seus artigos podem ter uma performance melhor no Google e têm mais chance de chamar a atenção dos seus potenciais clientes.
2. Nunca esgote um assunto em um único artigo. Apesar de artigos long form (artigos que têm entre 800 a 2000 palavras) ranquearem bem no Google, é interessante que esses artigos tragam uma visão geral do tema, mas sem esgotar todos os pontos abordados nele. É melhor desmembrar um tema em diversos conteúdos, que podem abordar as especificidades dele, ou abordá-los sob diversas perspectivas.
Coloque-se no lugar de um cliente que tem uma dúvida bastante específica, e crie o melhor conteúdo possível para sanar essa dúvida.
3. Mantenha seus artigos atualizados. Conteúdos jurídicos podem “perder a validade” conforme as leis mudam ou novos posicionamentos jurisprudenciais surgem. É bom ter um plano de revisão/atualização dos seus artigos. Isso aumenta as chances de engajar leitores, e também pontua melhor perante os algoritmos do Google, que privilegiam informações atualizadas.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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