Marketing Médico/Saúde Postado no dia: 26 janeiro, 2023

Marketing Digital na Odontologia: por onde começar?

Mulher dentista trabalhando em uma clínica odontológica

Odontologia aplicada ao Marketing, ou Marketing aplicado à Odontologia? O odontomarketing é um nicho de mercado bastante especial, onde se exige conhecimentos sobre as duas áreas: Odontologia e Marketing Digital.

Naturalmente, não se espera que um profissional de marketing entenda sobre a Odontologia enquanto ciência, mas sim, como nicho de mercado.

Se você tem alguma dúvida sobre como funciona o marketing digital na Odontologia, e sobre o que é necessário para começar a praticá-lo desde já, esse artigo é para você.

Vamos abordar os conceitos de Marketing e Odontomarketing, para que você entenda qual é a verdadeira finalidade dos projetos de marketing e como eles beneficiam dentistas iniciantes ou experientes. Depois, vamos conhecer os 4 passos básicos para dar início a um projeto de marketing digital para dentistas. Acompanhe!

 

Marketing digital na Odontologia (ou odontomarketing): conceitos iniciais

O marketing é o conjunto de esforços, técnicas e estratégias voltadas para despertar desejos e necessidades por um produto, serviço ou marca.

Não se trata apenas de divulgação e tornar-se conhecido. Afinal, marketing não é sinônimo de publicidade (embora estejam relacionados).

O marketing busca criar ou aumentar a percepção de valor de um produto, serviço, pessoa, empresa, marca. Consequentemente, o marketing bem sucedido leva a:

  • aquisição de novos clientes (ou pacientes, na área da saúde);
  • fidelização;
  • aumento do poder de indicação;
  • impacto direto nas possibilidades de precificação;
  • credibilidade, aumento da admiração e reputação.

Na Odontologia, o marketing também serve a esses propósitos, auxiliando tanto dentistas iniciantes na profissão quanto profissionais e clínicas consolidadas no mercado.

Porém, o marketing aplicado à Odontologia requer alguns cuidados especiais, sobretudo do ponto de vista legal e ético.

O Conselho Federal de Odontologia institui algumas diretrizes para o marketing na Odontologia. Essas diretrizes podem ser encontradas no Código de Ética Odontológica do CFO, na Resolução n. 196/2019 e outros eventuais atos normativos aplicáveis.

Sob o aspecto mercadológico e de comunicação, o marketing na Odontologia também tem suas características próprias que o diferenciam do marketing feito para outras profissões. Isso é natural, pois cada profissão, comunidade etc tem a sua própria cultura, suas próprias convenções e costumes que são estabelecidos.

É muito importante que o profissional de marketing que assessora profissionais da Odontologia esteja atento a tudo isso.

O crescimento da demanda por projetos de marketing e profissionais de marketing especializados nesse segmento levou o mercado a criar uma nomenclatura própria: odontomarketing.

4 passos básicos para começar um plano básico de marketing digital na Odontologia

Cada projeto de odontomarketing deve se adequar à personalidade, objetivos e orçamento de cada dentista. Mas de forma geral e resumida, há no mínimo 4 coisas com que todo dentista deve se preocupar logo no início. Confira quais.

Passo 1: Crie a sua marca e identidade institucional

O termo “marca” é de conceituação bastante complexa, pois tem significados diferentes de acordo com cada segmento de mercado.

Para o que importa em nosso artigo, a marca, do ponto de vista da comunicação e branding, reúne uma série de valores, conceitos e configurações que vão se refletir sobre a sua reputação e a forma como o público te conhece, reconhece, associa e procura.

Portanto, a marca envolve:

  • nome;
  • identidade visual (paleta de cores, logotipo, fontes utilizadas na papelaria, Internet etc);
  • valores e causas aos quais você quer estar associado;
  • tom de voz da sua comunicação escrita e verbal;
  • arquitetura e decoração do estabelecimento físico onde você atende;
  • sua própria imagem e vestimenta;
  • e vários outros detalhes que dizem respeito a você e à sua empresa (identidade institucional).

O artigo 33 do Código de Ética estabelece que o nome do dentista deve obrigatoriamente aparecer em toda comunicação e divulgação.

Logo, o próprio CFO já define os elementos nominativos da sua marca.

Mas além disso, o § 1º, “v”, do mesmo artigo permite o uso de logomarca/logotipo.

É importante que a criação da logomarca/logotipo esteja alinhada com os demais valores da sua marca.

Passo 2: Garanta seu domínio e nome de usuário nas principais redes sociais

Uma vez que você tem uma marca, precisa garantir o espaço dela na Internet.

O principal espaço da sua marca deve ser o website. Ele será sua casa digital.

Mas dada a importância das redes sociais hoje em dia, também é importante garantir seu espaço por lá.

Nem sempre será possível conseguir um nome de domínio ou usuário que corresponda perfeitamente ao seu nome, como você deseja. Mas desde que a diferença entre eles e o nome que você usa como marca não seja muito grande, isso não deve ser um problema. O importante é que você possa ser encontrado de forma fácil na Internet (Google e redes sociais). Tudo isso também fortalece seu nome e sua marca.

Passo 3: Desenvolva um site 

Comprar um domínio é só o primeiro passo para estabelecer a sua casa na Internet. O desenvolvimento do seu site é talvez a etapa mais importante dentro de um projeto de marketing digital, porque:

  • É o seu site que vai te colocar no Google, permitindo que você seja encontrado;
  • Também é seu site que hospedará os conteúdos mais importantes para consolidação da sua marca;
  • Por fim, é seu site que acumulará o tráfego e dados que poderão resultar na conversão em leads (contatos dentro de uma jornada de compra).

Portanto, capriche no desenvolvimento do seu website. Se possível, deixe para economizar em outros aspectos do projeto. Não economize em hospedagem e desenvolvimento web!

Seu site precisa ter uma modelagem e programação adequada a técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Buscas). As páginas do seu site precisam ser bem construídas, com boas metadescrições, bons slugs. Isso é fundamental para indexar seu site e seus posts ao Google.

A parte visual e a parte de UX (User Experience, ou Experiência do Usuário) também são muito importantes para fixar a impressão que você deseja gerar com sua marca, e reter os usuários no seu site. Isso envolve:

  • boa velocidade de carregamento;
  • tempo de resposta rápido em cada clique;
  • facilidade de encontrar as informações na página;
  • imagens de boa qualidade;
  • ausência de links quebrados;
  • escaneabilidade;
  • funcionalidades de uso intuitivo;
  • e vários outros recursos.

Por último, mas não menos importante, seu site precisa ter um sistema de blog. Esse ponto é tão crucial que será o objeto do nosso passo 4.

Passo 4: Crie uma estratégia de conteúdo

Na Internet, as possibilidades de externar seu conhecimento e confiabilidade enquanto dentista são limitados, já que você não pode realizar atendimentos pelas redes sociais ou falar diretamente com um usuário específico no texto do seu website. A comunicação é um pouco mais generalizada.

Por isso, uma forma de firmar-se como um expert no assunto é demonstrando seu conhecimento por meio dos conteúdos.

O simples fato de você publicar conteúdos sobre sua área de especialidade na Odontologia já traz uma enormidade de benefícios. Esses conteúdos vão criar uma presença que, por si só, vai dizer: esse dentista é ativo; esse dentista trabalha bastante; esse dentista deve ter muito conhecimento pois está sempre comunicando alguma coisa.

Além disso, os conteúdos também vão ajudar seu site a ranquear no Google e vão ensinar o algoritmo das redes sociais a te recomendar para mais usuários.

Por fim, se você conseguir fazer uma pessoa querer efetivamente ler ou assistir seu conteúdo, tem mais uma chance de ganhá-lo e transformá-lo em paciente! Por isso, é tão importante produzir conteúdos de qualidade, de forma estratégica. Nada de conteúdo gerado por inteligência artificial, conteúdo genérico ou conteúdo escrito sem atenção às técnicas de marketing digital!

Crie uma estratégia de conteúdos e mantenha seu blog sempre atualizado com conteúdos relevantes, bem escritos (usando técnicas de copywriting e SEO), planejados de forma customizada para seu público-alvo.

O próximo passo seria começar a postar nas redes sociais os conteúdos  produzidos no seu blog do site, mas isso  é assunto para um outro artigo. Veja em nosso blog mais sobre redes sociais.

– Quer saber mais sobre marketing médico e saúde em geral?

ENTÃO, ACESSE…

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

  • Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:

https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:   https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 

 

 


Artigos Relacionados