Com a reclusão social sendo recomendada para prevenir o contágio pelo coronavírus, a tendência é que as pessoas se voltem ainda mais para o digital do que já faziam antes.
Ainda que seja por um triste motivo, a verdade é que a Internet agora é nossa grande aliada.
Leia nossa análise, veja as tendências de marketing digital que vão se intensificar e que vão ficar mesmo após o fim da pandemia.
Conteúdo em 2020: uma demanda que aumentou por um triste motivo
Muitos especialistas de marketing, inclusive nós da In Company, já dizíamos que o conteúdo e que os veículos de comunicação com componente humanizado e informativo (voz, texto e imagem) seriam os grandes destaques em 2020.
Infelizmente, o que nenhum de nós imaginava era que o planeta seria acometido por uma pandemia.
O coronavírus traz a necessidade de as pessoas se isolarem. Assim, recorremos ainda mais aos conteúdos digitais, seja para buscar informações confiáveis, ou para nos divertirmos e mantermos a sanidade em meio à incerteza, ansiedade, ócio.
- Artistas têm feito lives no Instagram, realizando concertos de música gratuitos;
- Médicos, enfermeiros e cientistas têm usado redes sociais para compartilhar informações sobre a prevenção do coronavírus;
- Advogados têm usado portais de conteúdo para tratar de situações trabalhistas, previdenciárias, tributárias, de Direito do Consumidor e Propriedade Industrial, que sofrerão impacto do coronavírus.
Esse é o momento certo para ampliar a sua atuação digital, com conteúdos informativos para gerar mais autoridade e posicionamento digital, pois as pessoas estão mergulhando ainda mais na internet para buscar informação.
E se o seu negócio ainda não tem nada, comece já a planejar, pois daqui há alguns meses, essa demanda reprimida virá com tudo atrás de serviços, e o seu negócio já estará com as ações rodando. Portanto, não fique parado em função da pandemia. Não deixe o seu negócio doente!
Unidos mas separados: a importância das plataformas digitais de comunicação
A Internet é nossa grande aliada, neste momento em que o contato físico deve ser evitado:
- Escolas e universidades têm optado por aulas online, ou substituindo aulas por estudos e produção de trabalhos, usando de e-mails, Whatsapp ou plataformas próprias;
- Empresas têm optado pelo teletrabalho (home office) para proteger seus funcionários e clientes do risco de contaminação, usando plataformas como Whatsapp, Trello, Slack, SamePage e Discord para manter a comunicação, e recursos como Zoom, Google Hangouts e Skype para reuniões virtuais.
Para as empresas que já eram adaptadas a essa realidade, a transição foi tranquila.
Outras estão só agora descobrindo essas plataformas, e já identificam muitas vantagens que irão incorporar mesmo depois que os riscos da pandemia diminuírem.
4 tendências que vão ficar, depois que a pandemia passar
Apesar de nenhuma das ferramentas e estratégias abaixo serem novas, é certo que todas elas se tornarão ainda mais importantes durante o período de reclusão social devido ao coronavírus.
Também esperamos o surgimento de novas ferramentas e estratégias, todas de alguma forma relacionadas com:
- Marketing de conteúdo
O combate às notícias falsas e ao pânico desmedido são essenciais para conseguirmos passar por esse momento da melhor forma possível.
Conteúdos sérios, confiáveis e relevantes são necessários, e serão determinantes para o futuro da saúde, da política, do meio jurídico – e também do marketing.
- Ferramentas digitais e comunicação virtual
Conforme dissemos no item anterior, ferramentas digitais de comunicação serão essenciais para a sobrevivência de negócios, projetos – e até mesmo de pessoas.
Enquanto escrevemos este texto, o Conselho Federal de Medicina divulgou que permitirá excepcionalmente a telemedicina, para auxiliar no combate ao coronavírus e evitar o risco de superlotação em clínicas e hospitais.
Serão permitidas as teleorientações, telemonitorações, e consultas virtuais realizadas mediantes ferramentas digitais.
- Inteligência artificial
Com a recomendação para evitar atendimentos presenciais e contato físico, as ferramentas de inteligência artificial vão suprir várias demandas.
Muitas empresas de saúde estão usando assistentes virtuais para passar orientações sobre o vírus, como a personagem Sophie, da empresa Stefanini.
Além disso, a inteligência artificial também ajudará na prevenção do coronavírus, mapeando e detectando pontos de risco e casos confirmados.
- Endomarketing
Manter uma empresa funcionando e gerando resultados em tempos de pandemia será um desafio. Os recursos humanos serão componentes fundamentais.
O marketing interno (endomarketing) ajudará a manter os funcionários engajados, envolvidos na cultura da empresa, e sobretudo, sentirem-se unidos e seguros – sentimentos que são essenciais para passar por um momento de crise.
A In Company é uma empresa especializada em projetos de marketing customizados para empresas, profissionais de saúde e do Direito.
Atuamos há 15 anos no ramo de marketing digital e temos uma equipe multidisciplinar pronta para ajudar seu negócio a atingir os melhores resultados.
Converse conosco e veja o que podemos fazer por você!
Um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista e marketing jurídico e marketing medico.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980