Marketing digital de sucesso requer uma integração perfeita entre diversas áreas do escritório. Até mesmo a Controladoria Jurídica pode ajudar.
Claro, o ideal é que o marketing seja executado por especialistas, com apoio do Departamento Comercial do seu escritório. Mas os fluxos de legal controls do seu escritório têm muito para ensinar e agregar a esse procedimento!
Saiba como a Controladoria Jurídica pode ajudar a trazer novos clientes para o escritório a partir da implementação de uma estratégia de inbound marketing jurídico.
Qual é a relação entre marketing digital jurídico e legal controls?
Na verdade, são atividades separadas e que devem ser executadas por times separados. Mas não deixa de existir uma relação.
O marketing digital (executado em conjunto pelos times de Marketing — terceirizado ou não — Comercial e Jurídico/Atendimento) pode se beneficiar dos fluxos de legal controls para que a jornada de compra aconteça de forma mais eficiente e para que não se perca o controle dos atendimentos — inclusive em relação a prazos de atendimento.
Na verdade, a jornada de compra do inbound marketing pode ser gerida por meio de softwares ou sistemas próprios para isso, como o RD STATION ou outras ferramentas de CRM.
Mas também pode acontecer de alguns leads chegarem de forma orgânica, enviando e-mails ou ligando espontaneamente, ao contrário daqueles que chegam a partir de uma inscrição no site, por exemplo. Nesses casos, o procedimento e os fluxos de controle de atendimento e gestão estabelecidos no seu escritório entram em ação para garantir que aqueles leads serão bem atendidos dentro daquilo que foi definido na estratégia de inbound marketing.
Como a Controladoria Jurídica pode ajudar nos fluxos de marketing digital para trazer novos clientes ao escritório
A Controladoria de um escritório de advocacia pode ajudar os advogados no controle dos processos, mas além disso, também podem ter a função de atendimento dos leads, em pontos estratégicos da jornada, como, por exemplo:
- Controle dos e-mails recebidos a partir do site e landing page;
- Controle dos prazos de atendimento aos leads;
- Controle e elaboração de relatórios de serviços prestados ao clientes conquistados a partir do inbound marketing, para prestar suporte à análise da performance;
- Entre outras medidas operacionais que não sejam de alçada do time Comercial.
Como estabelecer fluxos de controle no inbound marketing jurídico
Caso você não saiba, o inbound marketing jurídico é uma das principais metodologias de marketing jurídico. É amplamente adotada por ser eficiente e também compatível com as diretrizes de publicidade da OAB. Ela se baseia no conceito de “entrada” (inbound), ou seja, seu objetivo é fazer com que os clientes venham até você e “entrem” na sua base de dados de forma espontânea.
O que se busca é um relacionamento iniciado de forma orgânica, mas há uma série de técnicas e estratégias para estimular esse comportamento orgânico.
Por isso, é fundamental contar com fluxos de controle e gestão de leads, automação de etapas, e outros recursos e ações que imprimam velocidade e facilidade de monitoramento. Isso pode incluir:
- Controle da quantidade, origem etc de contatos recebidos;
- Definição de prazos para disparo de e-mails na fase de nutrição e qualificação dos leads;
- Análise, na fase do fundo de funil de vendas, do tipo de serviço fechado e sua relação com os conteúdos que iniciaram a jornada;
- Entre outros procedimentos.
O ideal é que a Controladoria Jurídica do seu escritório não precise se dedicar a tudo isso, que deve ser delegado a um time de Marketing juntamente com o Departamento Comercial. Mas é importante que ela pelo menos tenha conhecimento de que essa estratégia está sendo executada, e com a sua expertise operacional, ela pode auxiliar em alguns pontos específicos, como dissemos nos itens anteriores.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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