Artigos Postado no dia: 30 outubro, 2019

Marketing digital: Acelerando conversões em um funil de vendas

O funil de vendas é uma técnica de marketing digital que visa criar uma relação de confiança da marca com o usuário, e conduzi-lo naturalmente ao momento da tomada de decisão de compra.

Cada etapa do funil cumpre um propósito específico, mas a marca precisa ser proativa para levar o cliente de uma etapa a outra.

Entenda como acelerar as conversões em um funil de vendas de marketing digital!

Marketing digital: Acelerando conversões em um funil de vendas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Entendendo o funil de vendas do marketing digital

No funil de vendas do marketing digital, a jornada de compra do cliente é analisada conforme o nível de engajamento dele com a marca através do conteúdo.

Esse conteúdo deve ser estruturado de forma a conduzir o usuário pels etapas do funil, sendo que:

  • No topo do funil, o usuário ainda está conhecendo a marca e seus valores. Nesta etapa, ainda não se fala em produto ou serviço. A finalidade é fazer com que o usuário tome conhecimento da existência da marca;
  • No meio do funil, o usuário já começa a entender que tipo de produtos ou serviços a marca oferece;
  • No fundo do funil, o usuário formou a sua opinião sobre a marca e já compreende como ela pode ajudá-lo em suas necessidades. Ou seja: ele está pronto para tomar a decisão de consumir o produto ou serviço.

 

Acelerando conversões nas etapas do funil de vendas

No marketing digital, cada etapa do funil cumpre um papel específico na jornada do usuário.

Mas não devemos esperar que o usuário tome a iniciativa de passar de uma etapa para outra.

É o conteúdo que deve estimular o usuário a querer dar os próximos passos, cabendo ao usuário o consentimento.

Veja na tabela abaixo o que se espera que acontença em cada etapa do funil de vendas e o que pode ser feito para levar o usuário de uma etapa a outra:

Acelerando conversões nas etapas do funil de vendas

 

Como estruturar a aceleração da conversão nas etapas do funil de vendas

  1. Mensure todos os dados que puder

Quanto mais dados forem coletados sobre a experiência do usuário, mais material você terá para ajustar a sua estratégia.

Atenção: em razão da legislação de proteção de dados, lembre-se de informar o usuário sobre os dados que estão sendo colhidos e a finalidade do uso deles, em cada ato e também nos Termos de Uso e Política de Privacidade de seus sites e apps!

  1. Analise os dados e adapte o processo

Com base nos dados colhidos, é possível verificar em quais pontos do funil a conversão está acontecendo de forma mais eficaz, ou menos.

Identifique os pontos em que a conversão está sendo mais lenta, ou não está acontecendo, e veja o que pode ser mudado.

O usuário passa muito tempo no blog mas não preenche o formulário? Talvez ele ainda não esteja suficientemente interessado para fornecer suas informações e ter estreitar sua relação com a marca. Invista em mais conteúdo.

O usuário se inscreveu para receber a newsletter mas não está abrindo os e-mails? Talvez o conteúdo não esteja agradando. Ou talvez você esteja enviando conteúdo demais, lotando a caixa do usuário e incomodando-o.

Há muitos fatores a serem analisados, mas não há uma regra única para solucionar todos os problemas identificados.

Conte com profissionais especializados para fazer essa mensuração e análise.

A In Company é especialista na área de inbound marketing e marketing digital para empresas, profissionais da saúde e da área jurídica.

Todos os nossos projetos são personalizados e desenvolvidos com a observância das normas éticas de cada profissão. Para mais informações, entre em contato conosco clicado AQUI.

 

Alexandre de Souza Teixeira
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