O equilíbrio entre o humano e o digital ditarão a tônica do marketing de conteúdo em 2020. Você sabe como isso se refletirá no marketing de conteúdo?
Tendências como alta especialização, co-criação e consumidor 4.0 serão palavras-chave.
Leia a nossa análise e entenda como sua empresa deve se preparar para essa nova realidade do marketing digital em 2020.
2020: o futuro chegou!
Muita gente imaginava o ano de 2020 como uma realidade futurística fantasiosa, repleta de tecnologia, com carros voadores e robôs substituindo humanos.
Pois bem, 2020 chegou, e essa realidade também chegou, mas não exatamente da forma imaginada.
Temos a inteligência artificial (IA) crescendo e conquistando cada vez mais espaços, e a tecnologia se tornando parte natural e essencial de nossas vidas (apesar de não vermos carros voadores pelos ares).
Porém, em meio a essa perspectiva tecnológica, há um aspecto que muita gente não previa: as conexões humanas estão ainda mais importantes. Elas estão cada vez mais raras no espaço digital, e por isso, mais necessárias.
Toque humano ao digital: a maior tendência de marketing de conteúdo para 2020
O marketing digital em 2020 continuará dependendo fortemente da tecnologia: este é um ponto do qual não retrocederemos.
Mas o conteúdo, que também desempenhará um papel de extrema importância, precisará ser o mais humanizado possível.
Para isso, o conteúdo precisará ser produzido por humanos e para humanos. Vamos entender o que significam essas duas característricas.
Conteúdo gerado por humanos
- Planejado e escrito por redatores especializados, com conhecimento técnico, mas também com a apuração e criatividade que a IA não consegue substituir.
- Assistentes virtuais, programados com IA, são capazes de gerar conteúdo. Mas dificilmente esse conteúdo é capaz de engajar e realmente conquistar usuários, convertendo-os em clientes de uma marca.
- Segundo a revista Entrepreneur, o futuro das mídias sociais é tornarem-se o canal padrão de comunicação das marcas. Assim, as pessoas que produzem conteúdo para a marca também precisam ter conhecimento do serviço ou produto vendido por ela.
- Além disso, uma outra grande tendência para o conteúdo em 2020 é a criação com a participação do usuário, dentro da realidade do consumidor 4.0 (o consumidor como centro da experiência). Muitas marcas estão adotando o conceito de co-criação para o desenvolvimento de seus produtos, para a arquitetura da experiência do consumidor, e também para o marketing.
Conteúdo gerado para humanos
- Elaborado para atender necessidades reais dos usuários, também podendo usar o feedback deles próprios.
- O nível de exigência do usuário digital seguirá crescendo, e suas demandas serão cada vez mais específicos. Muitos ângulos da experiência humana, como pessoa ou como consumidora, fogem à percepção dos robôs e softawares que produzem ou otimizam conteúdo para a Internet. Caberá aos profissionais do conteúdo encontrar esses nichos e produzir conteúdo sobre eles.
- Ainda dentro da realidade da co-criação e foco no consumidor (consumidor 4.0), o conteúdo gerado pelos usuários em suas interações e respostas nas redes sociais, ou até mesmo no diálogo direto com a marca (e-mail, canais de atendimento etc) serão fontes de conteúdo para as marcas.
- Independente se você tem como foco em pessoa jurídica, sempre haverá um ser humano do outro lado buscando conteúdo e fornecedores. Então não importa se é B2C OU B2B o seu negócio, sempre vai ser H2H – human to human.
Conclusão
O equilíbrio entre o humano e o digital ditarão a tônica do marketing de conteúdo em 2020.
Os profissionais responsáveis pela construção da comunicação e do marketing precisarão ter um olhar bastante refinado e sensível para o comportamento e a demanda dos usuários.
Todo o feedback colhido e as tendências observadas precisarão ser filtrados para gerar o melhor conteúdo, que depois deve ser otimizado para conseguir rankeamento e interação nos meios digitais.
É um trabalho sério e que requer alta especialização. Empresas comprometidas com o seu propósito e que buscam expandir em 2020 precisarão contar com profissionais que se dediquem exclusivamente ao seu marketing e gestão de marca.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.
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