Artigos Postado no dia: 1 julho, 2020

Marketing de conteúdo e a importância do blog na área da saúde

Se você ainda não sabe a importância de ter um blog de saúde, basta pensar o seguinte: todos os dias, potenciais pacientes acessam a internet para pesquisar informações sobre problemas de saúde, sintomas e tratamentos.

Sem um canal repleto de conteúdos informativos, você correrá o risco de não ser encontrado por essas pessoas que, provavelmente, necessitam de uma consulta o mais breve possível.

O blog é uma das principais plataformas para executar uma estratégia de marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das vertentes do inbound marketing.

No inbound marketing, há menos preocupação em levar a marca ao conhecimento do público, e maior preocupação em trazer o público de forma voluntária para conhecer a marca. Uma dessas formas voluntárias é o conteúdo. Por isso, o marketing de conteúdo é tão eficaz.

Craig Davis certa vez disse: “Precisamos parar de interromper as pessoas naquilo que elas estão interessadas, e passarmos a ser aquilo em que as pessoas estão interessadas”.

Seguindo essa linha de pensamento, um profissional da saúde pode publicar conteúdo (visual ou textual, com imagens, textos e/ou vídeos) sobre temas da sua área, que também sejam de interesse do seu público alvo, e assim, atraí-lo para seu site pessoal e outras formas de contato.

Nos próximos artigos, entenderemos como esse conteúdo pode ser trabalhado com vídeos, redes sociais e até mesmo fora das redes sociais e da Internet.

A princípio, é importante compreender a função que um blog desempenha dentro dessa estratégia.

Por que ter um blog de saúde?

Ter um blog significa ter a autonomia de publicar conteúdo em uma plataforma própria, com a liberdade para planejar sua pauta de forma customizada para seu público alvo e seus interesses, e com a vantagem de poder converter o tráfego em oportunidades de negócio.

Descubra as vantagens de ter um blog de saúde:

 

Confiança e credibilidade

Ao investir em um blog com artigos sobre doenças e tratamentos, é possível estabelecer um vínculo de confiança com potenciais pacientes. Afinal, um conteúdo interessante e bem-escrito demonstra amplo conhecimento e experiência em sua área médica, incitando uma percepção de credibilidade por parte do público. Além disso, o trabalho editorial de um blog pode aumentar as oportunidades de veiculação espontânea em mídias renomadas como portais de notícias e revistas.

Conscientização e valorização da vida

Um blog também é um canal para conscientizar seu público sobre campanhas preventivas, vacinação e dar dicas de bem-estar. Por meio de postagens socioeducativas, seu consultório poderá estender suas ações de humanismo e valorização da vida, ajudando seus pacientes a adotarem uma rotina de cuidados com a saúde.

Fortalecimento do SEO

Como o Google prioriza os sites com informações exclusivas e sempre atualizadas, um blog é capaz de melhorar significativamente o posicionamento de sua marca médica nas páginas de pesquisa.  Isto porque, a cada artigo publicado, você estará criando uma nova página de conteúdo na internet.

Ademais, as postagens no blog podem ser compartilhadas nas redes sociais e até indicadas por outros blogs do segmento, aumentando o volume de links externos que apontam para o seu site. Tudo isso fortalece o seu trabalho de SEO, elevando a credibilidade de sua marca perante o Google.

Atração de leads

As pessoas que navegam em seu blog podem deixar de ser apenas leitores esporádicos para se tornarem leads.

Um lead é alguém que deixa suas informações de contato — nome e e-mail, por exemplo — em troca de um novo material informativo.

Por isso, além de artigos periódicos, um blog médico deve oferecer downloads de materiais mais profundos como e-books e manuais de cuidados.

Dessa forma, será possível coletar informações de potenciais pacientes e montar uma base de contatos para expandir suas ações de comunicação direta.

Para entender mais sobre isso, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital. Ou envie um whats para nós e marcaremos uma reunião online:  41. 99689-2980

Para mais informações, acesse: https://bit.ly/2YaTo7g

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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