Artigos Postado no dia: 30 junho, 2025

Manter um blog jurídico no site vale a pena? Como ele deve ser impulsionado pelas redes sociais de forma orgânica e paga?

Um blog jurídico no site do escritório pode ser uma das formas mais eficazes e éticas para um advogado ou escritório de advocacia construir sua marca e autoridade na internet. Muita gente se questiona se blogs ainda geram resultados, sobretudo considerando a influência das redes sociais, da inteligência artificial e outras tendências e tecnologias.

Mas a verdade é que, em meio à volatilidade das redes sociais, às mudanças de algoritmo e às restrições impostas pelo Provimento 205/2021 da OAB, manter um blog pode ser a base sólida de uma estratégia de marketing jurídico digital. Além disso, é possível integrar um blog de forma eficiente às redes sociais para alcançar mais pessoas, sem ferir as regras da publicidade na advocacia.

Neste artigo, vamos explicar por que o blog jurídico ainda tem um papel essencial na comunicação digital de escritórios de advocacia, como ele se relaciona com as redes sociais e quais formas orgânicas e pagas podem ser usadas para impulsionar seu alcance.

 

Por que um blog jurídico no site do escritório continua sendo uma estratégia relevante?

O blog jurídico permanece relevante porque é uma das poucas formas de indexar conteúdo aos buscadores e ganhar visibilidade perante um público e ao mesmo tempo manter controle sobre esse conteúdo e os dados gerados pelo tráfego recebido.

O blog pertence ao advogado ou escritório que o administra. Ao contrário das redes sociais, que estão sujeitas a regras de terceiros, mudanças súbitas e restrições de alcance, o blog é um espaço próprio.

Além disso, o blog favorece a aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) pelo google e AEO (Answer Engine Optimization) via IA, ou seja, otimizações nas páginas e seus respectivos conteúdos que permitem que seus artigos apareçam nos primeiros resultados das buscas Google. Quando o conteúdo é relevante essas técnicas de SEO são bem aplicados, o blog pode continuar recebendo visitas por vários meses ou até anos, sem nenhum investimento adicional.

Além disso, um blog jurídico permite aprofundar temas com mais seriedade e consistência, respeitando a linguagem da advocacia, os princípios da publicidade informativa e transmitindo credibilidade. Textos bem escritos, com informações claras e atualizadas, transmitem autoridade e confiança, fatores essenciais para quem busca um profissional da área jurídica.

Por fim, o blog também é um ponto central de distribuição: ele pode (e deve) ser usado como fonte de conteúdo para outros canais, como vídeos, carrosséis em redes sociais, podcasts e até e-mails informativos.

 

Blog jurídico ou redes sociais: qual é melhor para um advogado?

Essa é uma dúvida comum entre advogados que estão estruturando sua presença digital. A resposta é simples: os dois são importantes e se complementam, mas o site e blog jurídico devem ser os pilares de uma estratégia de marketing jurídico.

As redes sociais são excelentes vitrines, oferecem alcance rápido e possibilitam uma comunicação mais prática e rápida. No entanto, elas são plataformas de propriedade de terceiros e são ambientes frágeis, voláteis. O que funciona hoje pode ser penalizado amanhã por uma mudança de algoritmo. O conteúdo nas redes sociais acaba sendo, também, efêmero. É bem mais raro que alguém encontre um post do Instagram feito meses atrás do que um blog post mais antigo que isso.

Já o blog funciona como um repositório permanente de conhecimento. O conteúdo nele publicado ajuda a educar o público, preparando o terreno para o aprofundamento do contato com seu escritório e para a tomada de decisão.

Enquanto as redes sociais ajudam a atrair olhares, o blog ajuda a consolidar autoridade. O ideal é que as redes funcionem como um canal de distribuição do blog, levando mais visitantes ao site, expandido e fortalecendo o relacionamento com o seu público-alvo.

 

Tráfego orgânico vs tráfego pago: qual o melhor para impulsionar seu blog jurídico nas redes sociais?

Para impulsionar um blog, existem dois caminhos principais: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

Vamos entender melhor cada uma dessas opções.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é aquele que ocorre naturalmente a partir de boas práticas de conteúdo e SEO. É o resultado de um trabalho consistente de produção de conteúdo relevante, bem escrito, diferenciado, com aplicação de técnicas de SEO e cuidados com a experiência fornecida ao usuário no site.

O tráfego orgânico não exige investimento financeiro direto, mas exige tempo, estratégia e consistência. É preciso empregar uma estratégia de qualidade e com frequência, sem deixar “cair o nível”.

Além de proporcionar um bom posicionamento no Google, o empenho para gerar tráfego orgânico pode ser potencializado se os artigos do blog forem compartilhados em redes como LinkedIn, Facebook e Instagram. Assim, é possível gerar engajamento espontâneo (cliques para acesso direito ao blog).

 

Tráfego pago

O tráfego pago envolve o uso de anúncios patrocinados para aumentar o alcance das publicações. O engajamento obtido com ele é um pouco menos espontâneo (embora, ainda assim, não seja forçado), mas nem por isso é menos relevante para uma estratégia de marketing digital – nem menos lícito!

A OAB admite o impulsionamento de conteúdo desde que ele tenha conteúdo educativo e informativo, desde que não haja promessa de resultado nem linguagem sensacionalista. Isso significa que você pode, por exemplo, impulsionar um artigo do seu blog com o título: “Entenda os direitos do trabalhador em home office”, mas não: “Consiga indenização agora”.

O tráfego pago pode ser um excelente acelerador. Ao promover um artigo relevante no Google ou nas redes sociais, você aumenta a exposição para públicos segmentados e acelera os acessos ao blog.

 

Tráfego orgânico vs tráfego pago

O melhor cenário é unir os dois:

  • produzir conteúdo de valor, com boas técnicas de copywriting, ortografia e gramática perfeitas, clareza e acessibilidade; com aplicação de técnicas de SEO para conseguir ranquear organicamente;
  • e ao mesmo tempo, usar estratégias de impulsionamento e anúncios pagos para aumentar o alcance dos seus blog posts no Google e nas redes sociais.

Assim, enquanto o conteúdo não gera resultados organicamente, o tráfego pago ajuda. E quando o conteúdo começar a gerar resultados orgânicos, eles irão se somar aos resultados já obtidos por meio do tráfego pago.

Assim, você expande sua autoridade com constância, criando uma boa fonte de leads no médio e longo prazos.

É por isso que manter um blog jurídico no site ainda vale muito a pena.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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