
Liderança: com certeza essa palavra já apareceu nos seus estudos de gestão para a saúde, ou até figure nos seus planos de desenvolvimento pessoal e profissional. Mas já parou para pensar como o marketing se encaixa nisso? E o branding, você sabe o que significa e sabe usá-lo no marketing para a saúde?
Nesse artigo, vamos entender como o marketing e branding se relacionam com suas habilidades de liderança, podendo até mesmo fortalecê-la e aumentar as suas oportunidades de exercê-la na sua profissão. Confira esse artigo preparado especialmente para médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e profissionais da saúde em geral.
Como o marketing e branding fortalecem sua autoridade
O branding é a criação e administração de uma marca. O marketing é o desenvolvimento de ações para promover produtos e serviços. Não são a mesma coisa, mas estão interligados.
Toda ação de marketing deve estar bem alinhada com as ações da marca, pois vender o produto/serviço é também vender a marca. Por exemplo, um produto ou serviço que é oferecido sem a correta identificação da marca vai perder a chance de fortalecer a marca na mente do consumidor. Assim, os fatores de decisão do consumidor vão se resumir basicamente ao preço, ou a quaisquer outros atributos nos quais seus concorrentes podem ser iguais ou até melhores que você.
Por outro lado, toda ação de marca também deve ter uma harmonia com as ações de marketing, pois a marca precisa buscar se posicionar na mente dos consumidores ideais para o produto/serviço vendido. Por exemplo, uma marca que busca se posicionar como moderna e criativa, mas vende produtos elaborados para um público mais conservador, está fadada a falhar. É preciso haver uma coerência entre a marca, o produto/serviço e a forma como ele é ofertado.
E como tudo isso se aplica a você, profissional da saúde?
Na saúde, nem sempre você poderá vender produtos ou serviços da mesma forma que no marketing empresarial.
Você não pode colocar um anúncio no rádio oferecendo desconto em um procedimento cirúrgico, ou um anúncio no Youtube oferecendo exame grátis para quem clicar no seu link. Não faz parte da cultura da saúde; inclusive, alguns Conselhos de Classe até proíbem esse tipo de conduta voltada para a mercantilização da profissão.
Por isso, a sua marca deve ser forte o suficiente para vender os seus serviços.
Você deve trabalhar o seu branding para que a sua marca (pessoal ou marca do seu consultório) consiga exercer sozinha a missão de atrair, conquistar e/ou fidelizar pacientes.
E como isso é feito? Fortalecendo a sua autoridade.
Por meio do marketing de conteúdos, você pode fazer um marketing indireto de seus serviços de saúde, por meio do convencimento das pessoas sobre a sua expertise.
Marca & liderança: como trabalhá-las em conjunto na área da saúde
Você pode ser um bom líder como gestor da sua clínica, chefe de uma equipe dentro de um hospital, ou líder de qualquer outro projeto na área de saúde. Mas também é importante que você seja visto como uma referência pelo seu público alvo, os seus pacientes.
É verdade que, na prática, o líder nem sempre é a pessoa que mais aparece. Existem diversas formas de liderança, inclusive aquelas exercidas “por trás dos holofotes”. Não há nada de errado nisso. Mas para conquistar mercado, você precisa ser visto pelas pessoas e precisa ser reconhecido como uma referência na sua especialidade.
Aproveite as suas experiências de liderança para produzir conteúdos informativos que demonstrem para o seu público todo o seu conhecimento e experiência na sua área.
Algumas ações de marketing de conteúdo que ajudam a fortalecer sua marca e liderança são:
- Buscar nichos de conteúdo inexplorados (“content gaps”) para ser pioneiro na publicação desses conteúdos e para obter boa performance nos mecanismos de busca (SEO);
- Buscar parcerias de conteúdo e ações de imprensa digital para ser publicado ou mencionado em portais de conteúdo, fortalecendo seu nome nos meios de comunicação como uma referência na sua área de especialidade;
- Compartilhar experiências e aprendizados (pessoais ou profissionais) adquiridos nos projetos onde você exerce papel de gestor ou exercita a liderança de qualquer outra forma.
Se você gosta de conteúdos sobre a relação entre marketing para saúde, gestão e negócios, confira também os nossos artigos:
Como o metaverso afeta o marketing para profissionais da saúde? – Quer saber mais sobre marketing médico e saúde em geral?
– Quer saber mais sobre marketing médico e saúde em geral?
ENTÃO, ACESSE…
- BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL
Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!
ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020
- INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.
Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.
- Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:
https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0
Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.
Para mais informações, acesse: https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980