Artigos Postado no dia: 11 abril, 2023

Legal ops e marketing jurídico: saiba como estruturar um fluxo de trabalho para sua estratégia de marketing digital

Legal ops podem tornar seu escritório mais eficiente e rentável. O marketing também pode fazer isso. Melhor ainda se ambos estiverem integrados.

Mas a verdade é que, na prática, o marketing possui operações que se assemelham muito ao conceito de legal ops. Uma delas é o inbound marketing.

Nesse artigo, vamos entender qual é a relação entre as legal ops e o marketing jurídico, e por que o inbound marketing jurídico é a melhor alternativa para fazer marketing jurídico de forma eficiente.

 

Qual é a relação entre legal ops e marketing jurídico?

Legal ops, ou legal operations (operações legais), são processos empregados dentro de um escritório de advocacia para otimizar o atendimento dos clientes e a vazão às demandas que eles trazem. Esses processos podem fazer uso de recursos tecnológicos, humanos, técnicas de gestão, operacionais, e vários outras.

O marketing também pode fazer parte de tudo isso, pois o marketing jurídico trabalha com estratégias de atração de clientes. Logo, o fluxo de marketing jurídico deve estar conectado com quaisquer processos que envolvem o primeiro atendimento, e os demais passos na jornada de compra de um cliente.

Por isso, se você está estruturando as operações legais do seu escritório, não se esqueça de inserirseu planejamento de marketing jurídico nesse processo.

Saiba como estruturar um fluxo de trabalho para sua estratégia de marketing digital dentro das legal ops

Há várias formas de se fazer marketing jurídico, mas a mais estruturada de todas elas é o inbound marketing.

O inbound marketing é focado na atração de leads (contatos) por meio de conteúdo informativo, e é estruturado por meio do conceito de funil de vendas (uma metáfora que mapeia e gere a jornada de compra do cliente).

O funil de vendas é composto das seguintes etapas:

  •         Topo de funil: atração leads;
  •         Meio de funil: qualificação e nutrição de leads;
  •         Fundo de funil: vendas;
  •         Fundo de funil estendido: fidelização e/ou reconquista do cliente.

Essas etapas foram estruturadas conforme o estudo do que costuma ser a jornada de um cliente que toma contato com um conteúdo pela primeira vez, até o momento em que ele compra de você, e depois volta a comprar.

O funil de vendas jurídico é gerido por meio de um software de CRM, que vai automatizar o envio dos conteúdos que você vai criar especificamente para cada etapa. O software também vai gerir todos esses dados sobre as ações executadas em cada etapa e vai gerar métricas de performance.

Como você pode perceber, o inbound marketing jurídico é essencialmente uma legal operation. Ele usa tecnologia e técnicas de marketing e CRM para gerar vendas e gerir uma carteira de leads.

Para que o inbound marketing jurídico esteja em harmonia com as demais legal ops aplicadas no seu escritório, é importante que todos entendam bem essas ações de marketing e saibam como tratar os leads que vão chegar.

Por exemplo, você não pode correr o risco de, ao receber um contato de um cliente que leu um artigo no seu site, ter esse cliente atendido por um advogado ou outra Pessoa do escritório que não sabe do que se trata (por não ter conhecimento da ação de marketing do escritório, ou por fazer parte de outro departamento não preparado para atender o cliente).

Logo, todas as legal ops que estruturam a prospecção, atendimento, relacionamento, vendas e finanças do escritório precisam estar integradas com o seu marketing jurídico.

Isso se torna fácil na medida em que você usa de programas e técnicas especializadas de inbound marketing, permitindo um planejamento, controle e mensuração de cada ação. Assim, essas informações serão mais facilmente transmitidas para os profissionais responsáveis pelas demais legal ops do seu escritório.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

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