Legal design e visual law: duas expressões que foram destaque durante todo o ano de 2020 e prometem ganhar ainda mais força em 2021.
Essas metodologias podem ser usadas no dia a dia do advogado e também no marketing jurídico – e é justamente aí que elas mostram todo o seu potencial.
Neste artigo, você vai entender o que são legal design e visual law, e como aplicá-los na sua estratégia de marketing digital para dar mais charme e eficiência à comunicação do seu escritório.
O que são legal design e visual law
A palavra “design” pode ser traduzida como “desenho”. Ela se refere ao ato de criar, projetar.
Assim, o legal design é uma metodologia que busca criar produtos e serviços jurídicos inovadores, ou, tornar produtos e serviços jurídicos mais atraentes e acessíveis para os clientes.
Essa metodologia usa conceitos de design, design thinking e experiência do usuário (user experience). Ela busca maneiras criativas de fazer do Direito algo mais interessante e intuitivo, simplificando as atividades jurídicas e conquistando também o público.
Uma das ferramentas usadas pelo legal design é o visual law, que usa de recursos visuais (elementos, cores, imagens) para tornar conceitos jurídicos mais fáceis de entender.
Tanto o legal design quanto o visual law buscam conciliar a funcionalidade com a estética. Por isso, os serviços e conteúdos jurídicos criados ou aperfeiçoados precisam ser visualmente agradáveis, mas também precisam agregar algo a quem os consome.
Legal design e visual law no inbound marketing jurídico
As ferramentas de legal design e visual law podem ser usadas em petições, contratos e quaisquer outras peças, documentos, atos e rotinas típicas dos profissionais do Direito.
Mas com certeza, a principal área para explorar o potencial dessas ferramentas é no inbound marketing jurídico.
Assim como o legal design e o visual law, o inbound marketing também surgiu como uma alternativa de disrupção à forma tradicional de se fazer marketing.
Enquanto o outbound marketing (marketing de saída) é baseado na prospecção ativa, o inbound marketing (marketing de entrada) prefere se inserir naturalmente na experiência do cliente enquanto ele navega pela Internet ou exerce outras atividades.
Por ter um caráter menos comercial e usar bastante de ferramentas de instrução e conteúdo informativo, o inbound marketing é perfeito para advogados e escritórios de advocacias. Afinal, a maioria das ferramentas de outbound marketing não é aceita pela OAB.
Combinando o legal design e o visual law com o inbound marketing jurídico, usando também ferramentas de marketing digital, advogados e escritórios têm uma chance de ouro de construírem autoridade e posicionamento digital.
Dessa forma, é possível conquistar clientes de forma orgânica, com recursos inovadores, atraindo o interesse dos clientes por meio de conteúdo e informação (publicidade informativa).
Legal design e visual law na prática
Existem várias maneiras de aplicar o legal design e o visual law na sua estratégia de inbound marketing jurídico, inovando no seu website, landing page, blog, redes sociais, em e-books, vídeos, e outros conteúdos.
Inovar no conteúdo é:
- dispor ou apresentar um conteúdo de maneira diferente;
- explorar novos canais e plataformas;
- abordar temas por um ângulo diferente.
Usar visual law no inbound marketing jurídico é usar:
- artes gráficas, imagens e vetores;
- infográficos;
- tabelas;
- mapas;
- listas;
- nuvens de palavras;
- entre outros.
Você deseja dar mais charme e eficiência à comunicação do seu escritório?
É importante entender que o legal design e o visual law não são um pacote de técnicas prontas: eles são uma forma de pensar o inbound marketing.
Afinal, a premissa deles é a inovação. Então, dizem respeito à mentalidade inovadora e à constante busca por ferramentas diferenciadas.
Por isso, o advogado que deseja implantá-los na comunicação do seu escritório deve, de preferência, estar assessorada por profissionais especializados em marketing jurídico, que se encarreguem de realizar esse trabalho.
Só assim será possível manter a constância e a qualidade, além de medir e analisar os resultados de cada estratégia.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.
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