Artigos Postado no dia: 24 novembro, 2020

Legal design e visual law: tendências de inbound marketing jurídico – Você deseja dar mais charme e eficiência à comunicação do seu escritório?

Legal design e visual law: duas expressões que foram destaque durante todo o ano de 2020 e prometem ganhar ainda mais força em 2021.

Essas metodologias podem ser usadas no dia a dia do advogado e também no marketing jurídico – e é justamente aí que elas mostram todo o seu potencial.

Neste artigo, você vai entender o que são legal design e visual law, e como aplicá-los na sua estratégia de marketing digital para dar mais charme e eficiência à comunicação do seu escritório.

O que são legal design e visual law

A palavra “design” pode ser traduzida como “desenho”. Ela se refere ao ato de criar, projetar.

Assim, o legal design é uma metodologia que busca criar produtos e serviços jurídicos inovadores, ou, tornar produtos e serviços jurídicos mais atraentes e acessíveis para os clientes.

Essa metodologia usa conceitos de design, design thinking e experiência do usuário (user experience). Ela busca maneiras criativas de fazer do Direito algo mais interessante e intuitivo, simplificando as atividades jurídicas e conquistando também o público.

Uma das ferramentas usadas pelo legal design é o visual law, que usa de recursos visuais (elementos, cores, imagens) para tornar conceitos jurídicos mais fáceis de entender.

Tanto o legal design quanto o visual law buscam conciliar a funcionalidade com a estética. Por isso, os serviços e conteúdos jurídicos criados ou aperfeiçoados precisam ser visualmente agradáveis, mas também precisam agregar algo a quem os consome.

 

Legal design e visual law no inbound marketing jurídico

As ferramentas de legal design e visual law podem ser usadas em petições, contratos e quaisquer outras peças, documentos, atos e rotinas típicas dos profissionais do Direito.

Mas com certeza, a principal área para explorar o potencial dessas ferramentas é no inbound marketing jurídico.

Assim como o legal design e o visual law, o inbound marketing também surgiu como uma alternativa de disrupção à forma tradicional de se fazer marketing.

Enquanto o outbound marketing (marketing de saída) é baseado na prospecção ativa, o inbound marketing (marketing de entrada) prefere se inserir naturalmente na experiência do cliente enquanto ele navega pela Internet ou exerce outras atividades.

Por ter um caráter menos comercial e usar bastante de ferramentas de instrução e conteúdo informativo, o inbound marketing é perfeito para advogados e escritórios de advocacias. Afinal, a maioria das ferramentas de outbound marketing não é aceita pela OAB.

Combinando o legal design e o visual law com o inbound marketing jurídico, usando também ferramentas de marketing digital, advogados e escritórios têm uma chance de ouro de construírem autoridade e posicionamento digital.

Dessa forma, é possível conquistar clientes de forma orgânica, com recursos inovadores, atraindo o interesse dos clientes por meio de conteúdo e informação (publicidade informativa).

 

Legal design e visual law na prática

Existem várias maneiras de aplicar o legal design e o visual law na sua estratégia de inbound marketing jurídico, inovando no seu website, landing page, blog, redes sociais, em e-books, vídeos, e outros conteúdos.

Inovar no conteúdo é:

  • dispor ou apresentar um conteúdo de maneira diferente;
  • explorar novos canais e plataformas;
  • abordar temas por um ângulo diferente.

Usar visual law no inbound marketing jurídico é usar:

  • artes gráficas, imagens e vetores;
  • infográficos;
  • tabelas;
  • mapas;
  • listas;
  • nuvens de palavras;
  • entre outros.

 

Você deseja dar mais charme e eficiência à comunicação do seu escritório?

É importante entender que o legal design e o visual law não são um pacote de técnicas prontas: eles são uma forma de pensar o inbound marketing.

Afinal, a premissa deles é a inovação. Então, dizem respeito à mentalidade inovadora e à constante busca por ferramentas diferenciadas.

Por isso, o advogado que deseja implantá-los na comunicação do seu escritório deve, de preferência, estar assessorada por profissionais especializados em marketing jurídico, que se encarreguem de realizar esse trabalho.

Só assim será possível manter a constância e a qualidade, além de medir e analisar os resultados de cada estratégia.

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Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

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