Artigos Postado no dia: 27 agosto, 2020

Investindo em marketing médico digital muito além das redes sociais

O conteúdo, que é uma das formas mais eficientes de gerar engajamento e conversões, tem um potencial grande demais para ficar limitado a apenas um tipo de plataforma.

Apesar de todas as ferramentas e do sucesso das redes sociais, sua estratégia de marketing não precisa e nem deve se limitar às redes sociais.

A verdadeira lealdade e relacionamento são construídos quando o seu público interage com você em diversos canais, não somente em um (menos ainda se este for um canal sobre o qual você não detém a propriedade, como é o caso das redes sociais).

Dissemos nos artigos anteriores que a rede social muitas vezes é o primeiro ponto de contato do usuário da Internet com você (topo de funil), mas também dissemos que é importante ter conteúdo postado em uma plataforma própria (blog do site).

(MUITO IMPORTANTE) Afinal, nada melhor do que ter o carro chefe da sua estratégia de conteúdo em um território que é totalmente seu, sem correr riscos se, por exemplo, a rede social algum dia acabar ou perder relevância – além, é claro, da possibilidade de manter o usuário dentro do seu site, navegando por outras seções, conhecendo seu trabalho.

Mas você pode ir além dos sites e das redes sociais, publicando conteúdo em plataformas de terceiros, na forma de:

  • guest posts (posts como convidado) em sites de terceiros, colunas em portais e revistas;
  • artigos publicados em sites especializados (eles são excelentes formas de conseguir exposição, criar autoridade e atrair fluxo orgânico de clientes);
  • podcasts (eles são praticamente a rádio moderna; e a vantagem deles é que o ouvinte pode consumir o conteúdo enquanto realiza outras atividades, ou durante o tempo em que passa no trânsito, transporte púbico, filas, salas de espera etc);
  • webinars e lives (pequenas aulas ou conversas em vídeo, transmitidas ao vivo ou não).

Agora que já temos uma ideia mais clara sobre a importância de um profissional da saúde ter uma presença digital e uma estratégia de conteúdo, vamos entender como tudo isso se converte em negócios.

 

Aumentando a conversão de leads com fluxos de automação de inbound marketing médico

O inbound marketing já mostrou ser uma das vertentes mais eficientes de conquistar e fidelizar clientes – ou pacientes, no caso da área da saúde. Seu sucesso se deve à capacidade de gerar um relacionamento entre a marca e o indivíduo, iniciado pela formação de um lead.

Mas alimentar todos os leads manualmente pode se tornar uma tarefa quase impossível. Isso pode ser resolvido com fluxos de automação de inbound marketing, que economizam tempo e dinheiro, e maximizam a eficiência da sua estratégia.

Os leads desempenham um papel fundamental no ciclo de inbound marketing médico, pois são eles que iniciam o relacionamento entre você e o seu potencial paciente. Além disso, eles também fornecem informações valiosas sobre a eficácia das ações que sua marca desenvolve.

É por meio das estatísticas de conversão em leads que a marca pode verificar se seu conteúdo está atingindo o público alvo desejado, e se o conteúdo está produzido de forma adequada para estimular o usuário a continuar interessado na marca.

Mas, até chegar ao resultado desejado, a marca precisa alimentar muito bem os leads, provendo os conteúdos e informações adequadas de acordo com cada etapa em que o relacionamento se encontra.

Usando fluxos de automação com qualificação de leads para aumentar a conversão em pacientes

Alimentar cada um dos leads manualmente é uma tarefa que pode demandar mais tempo do que sua equipe pode ser capaz de dispor, e mais dinheiro do que você deveria gastar.

Todos esses recursos podem ser melhor direcionados se você usar de fluxos de automação de marketing.

Por meio de softwares de automação, os leads podem ser alimentados com base na fase do funil de vendas em que ele se encontra, e também com base em quaisquer outras informações que forem relevantes para a sua estratégia, como:

  • o perfil do paciente;
  • o produto ou serviço que a marca quer dar foco no momento;
  • entre outros.

Combinados todos esses dados, o próprio software se encarregará de enviar ao indivíduo o conteúdo mais adequado.

A automação de marketing propicia a otimização dos recursos humanos e financeiros, além de um ganho em eficiência na conversão em leads. É também uma maneira mais fácil e rápida de obter métricas para futuros estudos e análises dos resultados de cada etapa da estratégia, pois fornece dados como:

  • índices de conversão em leads;
  • índices de cancelamento de subscrição (unsubscribing);
  • índices de cliques;
  • índices de abertura de e-mails;
  • entre outros.

Agora que você entendeu como inbound marketing funciona, para que serve, como gera resultados, imagino que esteja pronto para começar a usar o inbound marketing médico.

Com certeza, você viu que ele tem várias estratégias que requerem conhecimento e softwares especializados; mas há estratégias que aparentemente podem ser executadas por qualquer pessoa, como, por exemplo, a redação dos posts ou a criação de sites.

Mas será que o custo-benefício da contratação de uma agência de marketing especializada compensa? Vale a pena fazer essas coisas por conta própria?

É o que veremos no próximo artigo, semana que vem.

Para entender mais sobre isso, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital. Ou envie um whats para nós e marcaremos uma reunião online:  41. 99689-2980

Para mais informações, acesse:  https://bit.ly/2YAMPuw

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados