Conheça a melhor estratégia de marketing digital para quem quer se posicionar através do conteúdo.
O médico sempre foi visto pela sociedade como o portador de um conhecimento técnico ao qual poucos têm acesso.
Durante muito tempo, isso se devia à escassez de profissionais no mercado.
Antigamente, era comum que cada família tivesse um único médico ao qual confiava a saúde de todos os familiares. Também era comum ver médicos que atendiam sozinhos a todo um bairro, comunidade ou cidade, visitando as pessoas em suas casas.
Hoje, sem dúvidas, temos muito mais médicos e demais profissionais de saúde do que nessas épocas.
Esta realidade não mudou o fato de que a prestação de serviços de saúde requer um conhecimento e habilitação de alto nível.
Mas, com certeza, o que mudou foi a quantidade de opções que o público tem, na hora em que precisa de socorro profissional.
Se, por um lado, é excelente contar com mais profissionais disponíveis para atender a população, por outro lado, o aumento da oferta dos serviços de saúde exige um esforço maior dos profissionais que desejam conquistar seu espaço no mercado.
Felizmente, um outro fator, que também não existia na época dos médicos da família e da comunidade, trouxe possibilidades para os profissionais da saúde encontrarem o seu público ideal.
Este fator é a Internet.
Muito mais que um recurso para comunicação e pesquisas, a Internet revolucionou também a forma de fazer marketing. Surgiu assim o marketing digital, com suas várias vertentes e ramificações.
Entre elas, a que se mostra mais compatível e eficiente para os serviços de saúde é o inbound marketing digital.
O inbound marketing tem se mostrado eficiente para médicos, dentistas, fisioterapeutas, educadores físicos e vários outros profissionais da saúde. Sua principal virtude é o fato de que o cliente não é induzido ou coagido a comprar um produto/serviço. O interesse do cliente é priorizado desde o início, com a geração de conteúdos que possam satisfazê-lo e atraí-lo.
Acreditamos que o inbound marketing se alia tão bem ao propósito da Medicina, além de ser a estratégia de marketing que melhor se adequa às regras e proibições do Código de Ética Médica.
Também utiliza estratégias digitais que trazem melhores resultados, convertendo o tráfego e os leads gerados online em relacionamentos reais com pacientes.
Se bem conduzidos e medidos, esses relacionamentos se traduzem em receita para o patrimônio do seu consultório, construção de credibilidade profissional, pacientes fiéis e satisfeitos.
Chamaremos de inbound marketing médico o conjunto de técnicas e recursos do inbound marketing usados de forma adaptada à realidade e às diretrizes legais aplicáveis ao ofício dos médicos.
Nós nos basearemos em atos normativos do Conselho Federal de Medicina, porém, em geral, as técnicas e recursos sobre os quais falaremos também são aplicáveis a todos os profissionais da saúde.
Mas afinal, o que é Inbound Marketing Médico / Saúde em geral?
Entendendo a jornada de compra do cliente da área da saúde
O inbound marketing é representado por um funil de vendas com objetivo de atrair interessados/leads aos seus serviços, nutrir e qualificar este lead com conteúdo para que possa converter este interessado em cliente. É uma metodologia focada em entender a forma como o consumidor pensa, com o que ele interage e como ele chega ao momento ideal de compra, com base no contexto digital.
É uma forma estratégica de analisar como o posicionamento da marca na internet pode influenciar a decisão de consumo do seu público alvo, identificando oportunidades para se destacar.
Assim, o inbound marketing médico se encarrega de atrair um indivíduo até você, por meio de conteúdos sobre assuntos do interesse do indivíduo, sem precisar divulgar o trabalho do profissional de forma explícita, mercantilizada e invasiva.
Quando essa atração acontece, os próximos passos devem conduzir o indivíduo de forma a construir um vínculo, até que, no final, aconteça uma venda.
No caso dos serviços de saúde, a venda pode ser uma marcação de consulta, o agendamento de um procedimento etc. Isso acontece no final do funil de vendas.
Entenda como funciona cada etapa do funil.
Topo do funil
O topo é a etapa em que o cliente toma conhecimento da sua marca pessoal ou sua empresa. Nessa etapa, as estratégias devem ser desenvolvidas para atrair o cliente, trazê-lo para conhecer a sua marca. A finalidade, nessa etapa, é gerar leads. Geralmente, isso é feito mediante o uso de uma landing page. Ela é construída especialmente para captar leads.
Um “lead” nada mais é que um cliente que gostou do conteúdo da marca e se inscreveu para receber mais informações – seja por meio da assinatura de uma newsletter, um preenchimento de um formulário para um evento, live, ou qualquer outra estratégia digital.
Meio do funil
Nessa etapa o cliente já conhece a marca e seus produtos/serviços; e a marca também já tem algumas informações sobre o perfil do cliente. É o momento de apresentar soluções mais específicas e certeiras para as necessidades dele. É hora de falar de dores e soluções da persona.
Fundo do funil
Quando o cliente já se encontra engajado com a marca, quando tem as informações necessárias para adquirir o produto ou serviço, e já se sente à vontade para adquiri-lo, acontece a venda.
Os resultados do inbound marketing
Como você deve ter percebido ao ler sobre as etapas do funil de vendas, trata-se de um processo orientado para o médio e/ou longo prazo. O inbound marketing trabalha com a construção de um relacionamento de confiança, no qual o cliente reconhece a autoridade da marca e convence-se de que é a opção certa para ele. Isso geralmente requer um certo tempo.
No entanto, vale a pena, pois além de os resultados serem bastante satisfatórios, há maior tendência e retenção do cliente, devido ao vínculo criado entre ele e a marca.
Para entender mais sobre isso, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital. Ou envie um whats para nós e marcamos uma reunião online: 41. 99689-2980
Para mais informações, acesse: https://bit.ly/2Tr1J3V
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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