Automação de e-mail é uma forma de ganhar eficiência, poupar tempo e diminuir a margem de erro na hora de executar uma estratégia de inbound marketing médico. Você pode manter um fluxo de comunicação com muitas pessoas sem precisar escrever e mandar e-mails manualmente. A automação acrescenta praticidade à tarefa de qualificação de leads.
Entenda o que são todos esses conceitos e comece a aplicar a técnica da automação de e-mail para acelerar conversões e resultados no inbound marketing médico!
Conceitos de inbound marketing médico
Primeiramente, devemos entender alguns conceitos:
- Inbound marketing médico: marketing focado na entrada voluntária de leads parar criar autoridade e uma base de dados para uma marca médica, em conformidade com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina;
- Lead: um contato que se inscreve para receber conteúdos;
- Lead qualificado: um lead que se encontra em um estágio mais avançado de relacionamento com a marca;
- Funil de vendas: técnica aplicada no inbound marketing em que conduzimos uma pessoa desde o topo até o fundo do funil, estreitando seu relacionamento com a marca até que aconteça uma venda.
Qualificação de leads no inbound marketing médico
O inbound marketing começa com a atração de leads, que acontece por meio da distribuição de conteúdo. Quando uma pessoa encontra seu site médico no Google, entra, vê um conteúdo, gosta e se inscreve para receber mais, ela se torna um lead.
Mas esse é apenas o começo. É preciso qualificar esses leads, nutrindo-os com mais conteúdos para aumentar o grau de conhecimento sobre o assunto e sobre a sua marca. Isso acontece na fase chamada de “meio do funil”, e acontece de forma mais privativa, por e-mail. Trata-se de manter um fluxo de comunicações e reforçar a sua presença na mente das pessoas. Mas isso não precisa ser feito de forma manual, um e-mail por vez. Existe uma maneira de fazer esse fluxo acontecer com mais velocidade.
Automação de e-mail: o que é e como funciona no inbound marketing médico
A automação de e-mail consiste no envio programado de e-mails.
Softwares de CRM (Customer Relationship Management) oferecem a possibilidade de automação, que servem para levar os leads (contatos cadastrados) para um nível mais fundo do funil de vendas.
Esses e-mails enviados aos leads precisam ser estratégicos, obedecendo uma linearidade de aprofundamento do conteúdo.
A partir da autorização do usuário (o que, inclusive, faz com que a estratégia esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados), ele receberá essas comunicações conforme uma seleção predeterminada, de acordo com o seu plano de conteúdo.
Ganhando velocidade com automação de e-mails
A automação resolve o problema de ter que mandar e-mails para uma grande quantidade de pessoas. Seu software pode ser programado para mandar os e-mails na frequência planejada, de forma personalizada (fazendo constar o nome da pessoa), e colhendo dados sobre o sucesso dessa estratégia.
Esses e-mails são previamente redigidos, preparados e ficam agendados. O software de automação se encarrega de enviá-los.
Frequência dos e-mails: cuidado para não afastar o paciente
Atenção: a automação de e-mails serve para dar mais velocidade para o envio dos e-mails, não para a frequência deles. Automatizar e-mails não significa que você se tornará uma máquina de disparar e-mails até lotar a caixa do seu lead.
A frequência de envio desses e-mails precisa respeitar um limite de tempo. Caso contrário, você só causará aborrecimento.
Essa frequência pode ser semanal, quinzenal, mensal — tudo depende dos conteúdos que você tem e dos dados que colhe sobre sua estratégia.
Se bem aplicada, essa técnica vai melhorar seu relacionamento com o cliente, entregando a informação certa na hora certa, e fortalecendo o seu nome.
Comece agora mesmo a aplicar a automação de e-mails para melhorar sua estratégia de marketing médico
O inbound marketing médico não é somente uma ferramenta para ganhar visitantes e seguidores. É a iniciação de um relacionamento!
A automação de e-mails vai facilitar a tarefa de fazer seu conteúdo chegar até as pessoas. Conforme esse fluxo evolui ao longo do funil de vendas, os leads do fundo de funil serão aqueles interessados em seus serviços médicos. Nesse momento, tanto você quanto ele estarão prontos para levar esse relacionamento profissional ao próximo nível, e aí acontece a “venda”: o agendamento de uma consulta, a contratação de um procedimento médico etc.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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