O Código de Ética Médica determina que a Medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio, e que o trabalho do médico não pode ser explorado por terceiros com objetivos de lucro (Capítulo I, incisos IX e X).
Com isso, o CFM busca evitar que o ofício do médico seja visto como um produto genérico que pode ser recomendado de forma padronizada para todo e qualquer paciente, de forma massificada.
Existe a mesma preocupação em outros ofícios relacionados à saúde.
Nesse sentido, o inbound marketing é a estratégia de marketing que guarda maior compatibilidade com a atividade médica e de saúde.
O inbound marketing médico prioriza a formação de relacionamentos de forma espontânea, satisfazendo às necessidades e interesses específicos do futuro paciente e partindo do consentimento dele para gerar interações.
Assim, o inbound marketing médico não faz publicidade ostensiva, apresentando grande compatibilidade com os padrões que o CFM exige.
É possível executar uma estratégia de inbound marketing médico por conta própria?
Um médico ou profissional da saúde pode criar, gerir e nutrir seu próprio site, blog e perfis nas redes sociais; pode até mesmo usar de outros recursos de marketing digital.
Porém, são tarefas que requerem:
- dedicação;
- constância;
- planejamento;
- tempo;
- conhecimentos específicos.
As chaves para conseguir resultados com inbound marketing médico são:
- ajustá-lo ao perfil do médico, clínica ou hospital, para criar uma identidade forte;
- conhecer bem o público que se deseja alcançar;
- executar a estratégia com constância e ter a técnica para gerir um software de inbound para otimizar os resultados.
Nem sempre os resultados começam a aparecer após 5 ou 10 textos publicados em um blog, por exemplo.
O inbound marketing mostra resultados a médio e longo prazo.
São necessárias paciência e constância, sem nunca deixar que a qualidade e relevância dos conteúdos se percam; afinal, é aos poucos que se desenvolve uma relação de confiança.
Quando o médico delega essas funções a uma equipe especializada, sobram mais tempo e recursos humanos para que ele foque no seu core business; além de aumentarem as chances de sucesso, uma vez que o planejamento e a execução ficarão a cargo de pessoas que têm experiência no assunto com as tecnologias e softwares focados nesta estratégia e que impulsionam muito os resultados.
Para entender mais sobre isso, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing médico, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital. Ou envie um whats para nós e marcaremos uma reunião online: 41. 99689-2980
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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