O inbound marketing jurídico é uma abordagem do marketing digital adaptada para a realidade da advocacia, que se destaca por atrair clientes potenciais a partir de um interesse espontâneo.
Essa estratégia tem ganhado cada vez mais espaço na advocacia, e o advento da IA não deve mudar esse fato. Pelo contrário, com a IA, há grande potencial de ganho de tempo e eficiência na execução de estratégias de inbound marketing jurídico.
Venha entender como!
O que é inbound marketing jurídico?
O inbound marketing adota uma abordagem diferente daquela utilizada na propaganda e publicidade tradicionais, que se baseiam em buscar clientes ou interrompê-los com anúncios.
Diferente dessas táticas, o inbound marketing se baseia em fornecer conteúdos que têm o potencial de educar e engajar, e a partir daí estimular o leitor ou consumidor dos conteúdos a iniciar uma jornada de relacionamento.
Na advocacia, isso significa criar conteúdo que responda dúvidas frequentes, ofereça insights sobre áreas do Direito e entregue informação de qualidade sobre temas que são de interesse do público-alvo.
Exemplos práticos de formas de distribuição desses conteúdos são:
- Blogs com artigos explicando temas jurídicos relevantes para o público-alvo;
- Vídeos que expliquem conteúdos jurídicos de forma prática e acessível;
- E-books que forneçam guias práticos sobre questões jurídicas comuns em troca do e-mail do visitante;
- Newsletters que propiciem um contato regular com leads, fornecendo informações valiosas.
Inbound marketing na prática: conheça o conceito de funil de vendas
O funil de vendas é um conceito ou metodologia de marketing digital que também pode ser aplicado na área da advocacia, para fins de marketing e vendas.
A figura do funil é uma representação visual das etapas que um potencial cliente percorre até decidir contratar os serviços de um profissional ou empresa. É como se você mapeasse toda a evolução do comportamento do cliente até a decisão de compra, mas mais que isso, você também tomará medidas para estimular essa decisão de compra.
O funil de vendas é geralmente dividido em três fases principais:
- Topo do funil: momento de despertar interesse e atrair potenciais clientes com conteúdo informativo e relevante;
- Meio do funil: fase de qualificação e “nutrição” do relacionamento, com conteúdos e ações um pouco mais exclusivas e personalizadas;
- Fundo do funil: fase onde ocorre a conversão em vendas. É quando usamos conteúdos mais incisivos, e até mesmo abordagens mais diretas e pessoais, e o cliente toma a decisão de contratar os serviços jurídicos.
(Em abordagens mais avançadas, o funil pode ter até cinco fases, incluindo o pós-venda e reconquista de clientes. No entanto, as três fases acima são as principais.)
Cada uma dessas fases corresponde a diferentes níveis de interesse e engajamento do cliente, bem como à sua disposição para avançar na jornada de compra.
Esse processo pode ser todo realizado de forma manual, mas isso demandaria um esforço que se tornaria quase insustentável quando você começar a conquistar um número grande de leads. Por isso, recomenda-se o uso de ferramentas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) para acompanhar e otimizar essas etapas, automatizando o envio de algumas mensagens e o controle e arquivo dos dados.
Por que o inbound marketing jurídico é vantajoso?
Além de serem excelentes formas de atrair pessoas, os conteúdos utilizados nas etapas do funil de vendas também ajudam o advogado construir uma reputação de autoridade no assunto.
Ademais, o inbound marketing é a estratégia que melhor se adequa às diretrizes de publicidade que a OAB impõe, respeitando a finalidade informativa que a publicidade advocatícia deve ter.
Por que o inbound marketing jurídico continuará crescendo na era da IA?
A Inteligência Artificial está transformando a forma como o marketing é feito. Para o inbound marketing jurídico, há um grande potencial de ganho, em ações como:
- Criação de conteúdo mais eficiente
Ferramentas de IA, como geradores de texto e assistentes virtuais, permitem que advogados e escritórios criem conteúdos mais rapidamente e com maior precisão. Isso reduz o tempo investido em tarefas operacionais, ampliando o foco estratégico.
Naturalmente, a qualidade desses conteúdos dependará da qualidade dos prompts fornecidos e a revisão do output por um humano. Ainda assim, há um grande ganho de tempo.
- Automatização do controle de leads de forma mais personalizada
Softwares de CRM como HubSpot e RD Station já possibilitam a automatização da gestão dos leads, mas com IA, essa gestão pode ser ainda mais eficiente.
A IA pode te ajudar a ATENDER E QUALIFICAR melhor os seus leads para que as próximas etapas sejam ainda mais personalizadas e você consiga tomar decisões mais acertadas sobre as ações que vai dedicar a cada grupo de leads.
Plataformas de automação conseguem identificar as preferências de diferentes leads e oferecer conteúdos específicos para cada perfil.
- Personalização escalável
Além da melhor classificação dos seus leads, com a IA, também é possível personalizar conteúdos e campanhas de forma mais rápida e eficaz.
Poder contar com um mecanismo ágil e confiável para esse tipo de ação significa ter maior flexibilidade na sua estratégia, demandando menos tempo e esforço para adaptar seu projeto conforme as necessidades que você identificar, conforme mudanças de tendências de mercado, ou objetivos específicos (como, por exemplo, uma campanha do seu escritório designada para durar um período determinado de tempo).
Dessa forma, a IA pode te ajudar a fornecer uma melhor experiência ao usuário e corresponder de forma mais ágil e adequada às estratégias de vendas e publicidade do seu escritório de advocacia.
- SEO mais inteligente
O Google e outros mecanismos de busca valorizam os conteúdos que têm o maior potencial de satisfazer as intenções de pesquisa dos usuários. Ferramentas de IA ajudam a otimizar palavras-chave, estrutura de textos e até prever tendências. Essa otimização de páginas e textos para atender expectativas dos mecanismos de busca se chama SEO (Search Engine Optimization).
Com táticas de SEO aprimoradas por IA, a página do seu escritório pode se manter relevante nos resultados de buscas, e assim, atrair mais tráfego.
- Análise de dados avançada
A IA analisa grandes volumes de dados em tempo real, permitindo identificar quais estratégias funcionam melhor e quais precisam de ajustes. Essa abordagem orientada por dados melhora a tomada de decisão e os resultados do inbound marketing.
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Até a próxima e um abraço.
(USAR FOTO NOVA)
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
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