
Você sabe por que o inbound marketing se tornou a metodologia mais popular em diversos segmentos de mercado, inclusive a advocacia? Essa metodologia provou a sua eficiência ao mostrar que alcança bons resultados sem cansar ou interromper a jornada de navegação das pessoas na Internet.
Na advocacia, o inbound marketing apresenta mais um diferencial: ele está perfeitamente alinhado com as diretrizes de publicidade da OAB.
Quer saber por quê?
Nesse artigo, você vai aprender:
- Por que o inbound marketing cresceu e se tornou tão popular na era digital;
- Como o inbound marketing corresponde àquilo que a OAB espera da publicidade advocatícia;
- Conceitos-chave de inbound marketing: jornada do cliente, funil de vendas, conteúdo relevante;
- 8 técnicas eficientes de inbound marketing jurídico para atrair, engajar e fidelizar clientes.
Confira!
Inbound vs outbound: entenda o crescimento da metodologia “de entrada”
Duas abordagens se destacam no marketing:
- outbound marketing: busca alcançar o cliente de forma ativa, isto é, “indo até ele” por meio de abordagens diretas (telemarketing, distribuição de flyers na rua etc) e propagandas;
- inbound marketing: busca atrair o cliente por meio de conteúdo e outras estratégias de posicionamento para que o próprio cliente venha até você.
Essa distinção fica ainda mais clara com o advento do marketing digital. Na Internet, é mais fácil executar estratégias de atração – e com o tempo, descobriu-se que também é mais eficiente. Interromper a jornada de navegação do usuário na Internet passou a gerar mais rejeição do que chance de conversão. Nesse contexto, o inbound marketing se tornou ainda mais relevante.
O inbound marketing, que significa “marketing de entrada”, recebe esse nome porque se refere a métodos para fazer o cliente chega até você de maneira natural, após encontrar respostas ou informações que ele procura. Essa metodologia tem crescido em popularidade justamente por ser menos intrusiva e mais alinhada às expectativas do consumidor moderno, que valoriza autonomia, informação de qualidade e confiança.
Para a advocacia, o inbound marketing é ainda mais interessante. Afinal, além das suas vantagens naturais que se aplicam a qualquer segmento de mercado, o inbound marketing também respeita as diretrizes de publicidade da OAB.
Por que o inbound marketing é a metodologia perfeita para o marketing jurídico?
A OAB quer que você faça um marketing discreto, focado na educação e na informação. Captar ativamente clientes, oferecer explicitamente produtos e serviços, todas essas são condutas que transformam a advocacia em uma commodity.
A OAB quer justamente o contrário: a publicidade deve respeitar a dignidade da profissão e transmitir a mensagem de que o serviço advocatício é algo personalizado, que demanda um contato direto com o advogado e uma análise especializada do caso do cliente. Com o inbound marketing, você consegue passar essa mensagem, sem precisar recorrer para o outbound marketing nem incorrer em condutas que são vedadas pelo Código de Ética da OAB.
Ademais, com estratégias de atração, o cliente não se sente pressionado ou abordado de maneira comercial. Em vez de “empurrar” serviços jurídicos, você fornece conhecimento e estabelece credibilidade.
Alguns conceitos-chave do inbound marketing jurídico: jornada do cliente, funil de vendas, conteúdo relevante
Para aplicar o inbound marketing de forma eficiente na advocacia, é fundamental compreender alguns conceitos centrais:
Jornada do cliente e funil de vendas
A jornada do cliente (ou jornada de compra) é o caminho que uma pessoa percorre desde o momento em que identifica uma necessidade ou dúvida até a decisão de compra.
Um conceito que representa bem a jornada do cliente e ajuda a elaborar as estratégias necessárias para atrair e conquistar clientes é o funil de vendas.
O funil de vendas é uma analogia que vê a jornada como um funil dividido em etapas:
- Topo de funil (fase de atração): nessa fase, o cliente ainda está conhecendo o problema, buscando informações gerais, ou talvez ainda nem tenha identificado que tem um problema que pode ser resolvido por um advogado. É o momento em que você poderá atrair esse cliente e fazer com que ele conheça você e seu trabalho. Conteúdos educativos, como artigos explicativos, vídeos que tiram dúvidas comuns sobre algum assunto jurídico ou posts sobre mudanças na legislação costumam funcionar muito bem aqui.
- Meio de funil (fase de nutrição/qualificação o lead): nessa fase, o cliente já entende melhor seu problema e busca alternativas para solucioná-lo. Ele já te conhece e “topou” fornecer os dados dele a você para receber mais conteúdos, ter acesso a um conteúdo em específico, ou receber maiores informações sobre os assuntos de interesse. Guias práticos, webinars ou materiais mais aprofundados podem ajudar a engajar esse cliente. Ainda não é o momento de oferecer nada, e também não é permitido prometer resultados. Esse é o momento de “nutrir” o relacionamento com o cliente, fortalecer sua marca perante ele, tornar o vínculo de vocês mais qualificado e apto para ir a próxima etapa.
- Fundo de funil (fase da conversão): nessa fase, o cliente já está pronto para contratar. Ele já está convencido de que precisa de um advogado e convencido de que o advogado certo é você. Ele avalia as opções e decide contratar um serviço jurídico, ainda que inicialmente isso signifique apenas a marcação de uma primeira consulta jurídica ou uma reunião para conversar melhor sobre o problema dele. É o momento de reforçar a credibilidade do escritório por meio de depoimentos institucionais, cases educativos ou explicações sobre procedimentos legais. Isso deve ser feito sempre sem divulgar casos específicos ou resultados de clientes, respeitando o Código de Ética da OAB.
Pensar esse caminho e entender como o cliente se comporta nele é fundamental para traçar estratégias de atração e conversão. Essa regra vale para qualquer área de mercado!
Mas no contexto jurídico, além de precisar respeitar as normas da OAB (evitando qualquer abordagem direta ou persuasiva que configure captação indevida), essa jornada também precisa levar em consideração a forma como as pessoas compram serviços advocatícios. Isso envolve analisar desde o perfil do cliente, o tipo de advocacia que você pratica (consultiva, contenciosa, atuação perante órgãos administrativos, cartórios etc).
No inbound marketing jurídico, conteúdo relevante é o coração da estratégia. Mas como definir o que é realmente relevante?
Relevância significa oferecer informação que ajude o público a compreender melhor seus direitos, suas obrigações ou situações jurídicas específicas. Por exemplo:
Conteúdos de baixa relevância | Conteúdos relevantes |
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Além disso, a relevância não tem a ver apenas com o tema ou a linguagem, mas também com o formato e os canais de distribuição. Conteúdos de valor podem assumir diversas formas:
- artigos explicativos;
- vídeos curtos com dicas jurídicas;
- infográficos sobre etapas de procedimentos legais;
- podcasts com entrevistas de especialistas;
- entre outros.
Além disso, a relevância também está relacionada ao momento da jornada do cliente:
- No topo do funil, conteúdos educativos sobre problemas jurídicos gerais ajudam a atrair atenção;
- No meio do funil, materiais mais aprofundados, como guias práticos ou estudos de caso (sem divulgar resultados de clientes específicos), ajudam a engajar e a gerar confiança;
- No fundo do funil, conteúdos que facilitam a decisão do cliente, como explicações sobre como funciona a contratação de um advogado, contribuem para fidelização e conversão.
8 técnicas eficientes de inbound marketing jurídico para atrair, engajar e fidelizar clientes
Para transformar teoria em prática, algumas técnicas de inbound marketing jurídico particularmente eficientes são:
- Blog jurídico;
- Materiais educativos em formatos mais sólidos e exclusivos (como e-books ou outros materiais baixáveis);
- Redes sociais para distribuição de conteúdo;
- E-mail marketing educativo;
- Lives e webinars explicativos;
- Assessoria de imprensa e publicação de conteúdo exclusivo em portais de terceiros;
- SEO (técnicas de otimização do conteúdo para melhorar a performance em mecanismos de busca);
- Automação do cadastro dos leads conquistados na fase de atração, com uso de software de CRM.
Essas técnicas, quando combinadas, criam um ecossistema de inbound marketing jurídico que atrai clientes de forma ética, engaja-os com conteúdo relevante e os fideliza por meio da confiança e autoridade.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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