Conquistar um excelente posicionamento no Google e garantir que o seu consultório seja encontrado por centenas de pessoas requer tempo e consistência.
Para médicos, hospitais ou clínicas que têm um site desatualizado, a indexação no Google pode ser ainda mais complexa, exigindo o suporte de uma agência especializada em marketing médico e SEO.
Entendendo SEO
Antes de falarmos sobre o SEO no marketing para a saúde, vamos entender o conceito geral de SEO.
SEO (Search Engine Optimization) é o nome dado a um conjunto de técnicas de otimização para tornar um conteúdo mais fácil de ser encontrado em sites de buscas.
O SEO é uma das principais ferramentas de marketing digital, e especialmente de inbound marketing e marketing de conteúdo – uma vez que essas duas últimas áreas são focadas na atração espontânea de clientes por meio do conteúdo.
O uso eficiente das técnicas de SEO faz com que alguns sites se sobressaiam em pesquisas no Google, que usa de algoritmos próprios para determinar o “ranqueamento” de sites.
Essas técnicas envolvem o uso de:
- palavras-chave (keywords);
- títulos e subtítulos;
- metadescrições;
- URLS e slugs;
- técnicas de escrita;
- entre outras ferramentas.
4 maneiras de fazer um SEO eficiente para marketing para a saúde
Confira 4 dicas importantes de SEO para melhorar o posicionamento de um site ou landing page de um profissional da saúde.
- Planejar uma estratégia de palavras-chave
A seleção das melhores palavras-chave não pode ser feita de forma isolada, dentro de cada texto.
A estratégia deve englobar todo o plano de conteúdo.
Para isso, deve-se determinar quais são as palavras-chaves às quais o profissional ou clínica quer estar associado, e usá-las consistemente em todos os conteúdos, inclusive com inserção de hyperlinks relacionados a elas.
- Caprichar no título
O título do texto é um dos fatores mais determinantes para um bom ranqueamento no Google.
É essencial que o título seja claro e destaque palavras e expressões na forma como elas costumam ser procuradas.
O ideal é que o título não seja nem pequeno demais (sem informações suficientes sobre o que o leitor encontrará no texto), nem grande demais (prejudicando a clareza).
- Incluir também o nome técnico da doença nas palavras-chave
Nem sempre o leitor sabe o nome da doença ou problema de saúde que tem, ao procurar informações no Google.
Mas nem por isso deve-se deixar de incluir nomes técnicos entre as palavras-chave mais simples no texto.
Eles são essenciais para demonstrar a profundidade do conteúdo e para fazer o algoritmo do Google entender que seu site pertence a um expert no assunto.
- Variar o uso de termos semânticos
Como dissemos no item anterior, palavras mais técnicas e científicas não devem ser evitadas.
Porém, é importante que sejam usados sinônimos e variações ao abordar um mesmo assunto diversas vezes no texto.
Quanto maior variedade semântica no corpo do texto, melhor.
Isso é o que chamamos LSI, ou “ latent semantic indexing”.
O Google valoriza textos otimizados segundo LSI porque a variação semântica ajuda a determinar o contexto.
Além disso, o uso de sinônimos e palavras mais simples deixa a linguagem mais próxima da que é usada e procurada pelos usuários.
Para entender mais sobre isso, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital médico e saúde em geral. Ou envie um whats para nós e marcaremos uma reunião online: 41. 99689-2980
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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