O Google na área da saúde é uma grande fonte de oportunidades e negócios, que já transformou a vida de diversos profissionais. Mas para conseguir esse êxito, é preciso entender como o Google funciona e criar uma estratégia para aumentar as suas chances de ser recomendado por ele.
Neste artigo, vamos entender o potencial que o Google tem para profissionais da saúde, e quais os fatores que fazem um site de saúde vencer a competição para estar entre os primeiros resultados apontados pelo Google aos seus usuários.
O potencial do Google na área da saúde
Em 2019, o Google divulgou uma pesquisa confirmando que o Brasil era o país com o maior índice da população que pesquisa sobre saúde no Google.
No ano seguinte, com o advento da pandemia, ainda mais brasileiros passaram a buscar informações sobre saúde e em especial sobre a Covid-19 na Internet.
Uma pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade em parceria com o Datafolha, divulgada em 2022, indicou que 51% dos brasileiros buscam sites quando começam a apresentar sintomas, e 47% dos brasileiros procuram informações na Internet antes de decidir qual remédio comprar.
Muitas dessas estatísticas têm relação com a tendência dos brasileiros de se automedicarem, o que é preocupante, porém, também prova que a Internet, e sobretudo o Google, têm um papel cada vez mais determinante na disseminação de informações sobre saúde.
Isso significa que há um potencial enorme a ser explorado por profissionais da saúde, que podem aproveitar o Google para divulgar seu conhecimento, atraindo assim visibilidade e credibilidade para suas marcas profissionais.
O papel do Google na área da saúde em uma estratégia de marketing digital
O Google é o maior buscador do mundo. Então, naturalmente, ele é uma verdadeira janela de oportunidades no mundo digital. Muitas empresas e profissionais tiveram suas carreiras transformadas pelo simples fato de seus sites aparecerem na primeira página do Google.
O papel do Google é recomendar aos seus usuários os conteúdos mais relevantes e que têm a melhor probabilidade de satisfazer os interesses de quem faz buscas. Logo, em uma estratégia de marketing digital, um dos principais objetivos é estar entre os sites que o Google considera relevantes.
Para isso, é preciso aprender como ele funciona e “jogar o jogo” do google o máximo possível.
Saiba como fazer o Google funcionar a seu favor
Como dissemos, o Google é uma verdadeira janela de oportunidades no mundo digital. Mas essas oportunidades são tantas, que as melhores acabam se tornando raras.
O que faz um site vencer a competição com os demais e aparecer nas primeiras páginas do Google? Uma série de fatores como:
- a qualidade do website e a experiência que ele fornece ao usuário;
- o uso de técnicas de SEO no conteúdo da página e a equivalência das palavras utilizadas com as palavras buscadas pelo usuário;
- a capacidade do conteúdo de fornecer respostas, na forma de listas e frases estruturadas em formato de resposta;
- o tráfego acumulado naquela página;
- a atualidade do conteúdo (data em que foi postado ou atualizado);
- e vários outros fatores.
Quanto mais a sua página e os conteúdos dela satisfaçam os requisitos listados acima, maiores as chances do Google considerar seu conteúdo relevante, e entregá-lo para um número maior de usuários.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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