Marca pessoal, branding, propósito… Certamente você ouviu pelo menos uma dessas palavras no ano de 2020. Mas você entende esses conceitos e o papel deles dentro de uma estratégia de gestão de marcas na área da saúde?
Em 2021, manter uma marca viva no mercado e na mente do público continuará sendo uma tarefa difícil, até mesmo na saúde.
Nesse artigo, você entenderá:
- os conceitos básicos de branding e de gestão de marcas;
- o papel do branding na saúde;
- os atributos básicos para uma criação e gestão de marcas que leve a resultados na área médica e da saúde em geral.
Confira!
Entendendo o básico de branding e gestão de marcas
Talvez você já tenha ouvido falar em “branding”.
Basicamente, branding é o ato de criar e gerenciar uma marca. Mas não pense que esse ato termina quando você determina um nome ou identidade visual.
O conceito também está relacionado com a gestão da marca.
É preciso estar constantemente construindo a presença da marca no mercado e fortalecendo sua imagem na mente do consumidor.
Branding para a saúde – a importância da gestão de marcas para profissionais da saúde
Na saúde, a gestão de marcas é importante na medida em que a credibilidade de um profissional impacta diretamente no sucesso do seu negócio.
Seja uma marca pessoal ou a marca da empresa (clínica, hospital, academia), ela precisa inspirar confiança.
“Confiança é a fundação sobre a qual marcas odontológicas e bem sucedidas têm sido construídas todos os anos. O nível de confiança encontrado na relação médico-paciente é significante na determinação de resultados na saúde.”
– Naren Arulrajah
Naturalmente, um trabalho de excelência e ética são fundamentais para construir essa confiança.
Mas a gestão de marcas é o que irá comunicar esses atributos. Como consequência, ela traz melhor reputação e novos pacientes.
4 atributos para uma marca forte para profissionais da saúde
- Identidade visual clara
O ditado “não julgue o livro pela capa” tem sido cada vez mais relativizado. E com razão!
Como profissional da saúde, você há de concordar que a aparência não diz tudo, mas em muitos casos ela fornece sinais importantes.
Isso também é verdadeiro na criação de gestão de marcas na saúde.
A preocupação estética com o logotipo, design de posts para redes sociais e design do website demonstram cuidado e profissionalismo. Além disso, também é possível usar da semiótica para invocar associações a valores que são consciente ou inconscientemente buscados pelos pacientes, como bem estar, higiene, limpeza e equilíbrio.
- Propósito
Um artigo da revista The Economist em 2020 dizia que nunca foi tão fácil lançar uma marca, mas está se tornando cada vez mais difícil fazer com que ela se mantenha no mercado. O propósito de marca pode ser o diferencial que sustente a marca, segundo o artigo.
A ideia de “propósito” não é nova no marketing e no branding. Em 2017, por exemplo, ela já era debatida em conferências e encontros de profissionais da área no Brasil.
Mas, de fato, “propósito” foi a palavra do ano para as marcas em 2020, e certamente não vai desaparecer do marketing e do branding tão cedo.
“O propósito não deve nortear apenas o negócio, mas também orientar a forma como ele se comunica e se posiciona no mercado.
- Persona bem definida
É importante saber para quem você fala, e mais ainda, para quem você quer falar.
Conhecer bem a sua persona (o perfil do médio indivíduo-alvo de uma campanha de branding ou marketing) é fundamental para tomar decisões sobre a sua marca.
Afinal, sua marca é sobre você, mas ela existe porque precisa alcançar outras pessoas.
- Consistência
Por fim, a gestão da marca precisa de consistência.
Não basta criar um logotipo e esperar que ele, sozinho, comunique todos os seus valores.
Um bom trabalho de gestão de marcas envolve constantes ações de conteúdo e relacionamento, entre outras.
O próprio nome “branding”, em inglês, é escrito no gerúndio porque se refere a algo que está acontecendo, está em constante ação e movimento.
Para realizar este trabalho, três verbos são essenciais: planejar, executar e medir.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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