A metodologia inbound é a melhor forma de transferir conhecimento, gerar autoridade e lembrança para as pessoas. Aplicada ao marketing jurídico, ela é a estratégia ideal, pois além de sua grande eficácia, está alinhada com as normas da publicidade advocatícia e com a LGPD. Por isso, é a principal estratégia de marketing digital para o mercado jurídico. Nesse artigo, falaremos sobre as fases do funil de vendas, que é o pilar da metodologia inbound.
Você vai compreender porque essa estratégia é a que mais respeita o interesse e os dados do cliente, e a que mais te beneficiará no curto e no longo prazo, criando relacionamentos que gerarão negócios para seu escritório.
Inbound marketing: a principal estratégia de marketing digital para advogados e escritórios
Representado pelo funil de vendas, o inbound marketing é a estratégia que mais entrega resultados para advogados e escritórios de advocacia. É também uma estratégia alinhada com o Código de Ética da OAB e com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Por todos esses motivos, é a principal e melhor estratégia de marketing digital para o mercado jurídico.
Sem delongas, vamos entender cada fase do funil de vendas do inbound marketing na advocacia.
Você vai entender o passo a passo do funcionamento dessa estratégia, e vai ver como faz sentido para quem quer conquistar clientes de forma ética e qualificada para o médio e longo prazo.
Primeira fase do funil de vendas – Atração
Tudo começa com o conteúdo: publicação de textos e vídeos, uso de palavras-chave, redes sociais e outros conteúdos que conduzem o público para o seu site/blog. Todas essas ações de conteúdo e de SEO (otimização para mecanismos de busca) fazem parte da fase de atração de leads (contatos).
O seu site jurídico é o principal veículo em uma estratégia de inbound marketing. É para ele que você deve direcionar as pessoas que consomem seu conteúdo. Um percentual dessas pessoas vai desembocar no seu site para conhecer você e seu escritório, cadastrando-se nos seus formulários para receber notícias ou conteúdos exclusivos.
Em uma estratégia de inbound marketing, seu site estará preparado para receber essas pessoas.
Segunda fase do funil de vendas – Meio do funil
Dentro do seu site, haverá um software que vai proporcionar diversos tipos de formulários para as pessoas preencherem de forma espontânea (telefone, e-mail, nome, etc).
Inclusive, esse software ajudará seu processo de implementação da LGPD, pois ele gerenciará toda a sua base de dados, armazenando informação sobre o consentimento e facilitando o controle dos dados, conforme a LGPD determina.
Repetimos que são dados fornecidos de forma espontânea: as pessoas que se interessarem pelo seu conteúdo vão chegar ao seu site dispostas a saber mais sobre você e sobre os assuntos que você escreve. Elas vão fornecer seus dados por vontade própria, porque querem receber mais informações, newsletters, cursos, palestras, e-books.
Por meio desses conteúdos, você vai gerar qualificação e nutrição os seus leads cadastrados e irá gerar autoridade e um melhor relacionamento até chegar à terceira fase.
Perceba que o interesse do cliente é o motor que move a estratégia, alimentada por conteúdo informativo. Por isso, além do respeito à LGPD, o funil de vendas também respeita as normas da OAB, que falam que a publicidade advocatícia deve ser informativa e não comercial.
Terceira fase do funil de vendas – Fundo do funil
Uma parcela das pessoas que chegaram à segunda fase do funil vai passar para a terceira fase.
Aqui é onde você irá ocorrer a oportunidade de venda e nessa fase poderá também desenvolver ações e conteúdos mais profundos, falando de forma mais personalizada para o seu cliente. Afinal, é aqui que será determinado se ele pode se tornar, de fato, um cliente. Ações como: Reuniões, apresentação e cases, diagnóstico do cliente e proposta.
Quarta fase – Retenção de clientes – relacionamento e vender mais para o mesmo cliente
Aqui o relacionamento e fidelização irão acontecer mais fortemente. Irá aumentar a admiração da marca e o potencial de indicações do seu cliente para outros. Também aqui poderá ocorrer cruzamento de vendas ou vender mais projetos para o cliente atual.
Quinta fase – Reconquista de ex-clientes
Essa é a fase de reconquistar o cliente antigo, pois ele estará sempre recebendo seus conteúdos e poderá aflorar nova necessidade de contratação, além de também fortalecer o poder da indicação do seu escritório pelo seu ex-cliente.
Nos próximos artigos, falaremos especificamente das melhores estratégias para cada fase do funil de vendas.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a compreender por que essa é a melhor estratégia de marketing digital para o mercado jurídico!
Quer saber mais?
APROVEITE TAMBÉM AS OPORTUNIDADES DE MAIS CONTEÚDO ABAIXO:
CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – 2h|a
Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.
Inscrições: ACESSE AQUI.
BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO
Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI
ENTRE EM NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980