Clínicas de estética sofreram bastante com os efeitos da pandemia. Mas embora esse não seja um segmento de mercado que pode prestar serviços de forma virtual, a Internet pode ser uma grande aliada das clínicas. Muitas usaram o marketing digital para crescer durante a pandemia, e conseguiram.
A verdade é que, em uma pandemia ou não, o marketing digital vem sendo uma das principais estratégias de crescimento para empreendimentos de todos os segmentos.
Se sua clínica ainda não o usa, ou não está satisfeita com a forma como vem usando, confira esse artigo sobre como crescer com marketing digital. Abordaremos 5 passos principais, com análises a partir da nossa experiência no ramo.
5 passos básicos para uma clínica de estética crescer com marketing digital
- Tenha um site
O site é a sua casa na Internet. Assim, ter um site é um passo básico para uma clínica ter uma presença digital. É essencial que as informações sobre sua clínica sejam fornecidas diretamente por meio de um site, em vez de deixar espaço para que fontes não oficiais façam isso — como, por exemplo, os “lugares” do Google Mapas ou outras plataformas de geolocalização cujos conteúdos podem ser criados por terceiros.
- Tenha uma presença em pelo menos 1 ou 2 redes sociais
A rede social mais eficiente para clínicas de estética é o Instagram. Ela tem um forte apelo visual, o que favorece a divulgação de serviços de estética (naturalmente, requerendo consideração a ética, dados e direitos de imagem dos pacientes).
Além disso, o Instagram é uma das plataformas mais ricas de possibilidades, em termos de produção de conteúdo (feed, Stories, Reels, IGTV), métricas (estatísticas de visualizações, compartilhamentos etc), contato e engajamento (comentários, mensagens privadas, botões de contato).
Sua clínica não precisa ter uma presença em todas as redes sociais, mas é importante estar em no mínimo uma ou duas, sobretudo aquelas mais populares entre o seu público-alvo.
- Produza conteúdo para seu blog e rede social
Ter um blog hospedado dentro do seu site é a oportunidade de produzir conteúdo escrito, sanando dúvidas gerais do público sobre os procedimentos que sua clínica oferece.
Esses conteúdos também podem ser aproveitados para outras redes sociais.
- Use técnicas de SEO no seu site e blog
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas usadas na redação de conteúdos para websites e blog posts, a fim de facilitar que sejam encontrados pelo algoritmo do Google. Esse também é um bom motivo para que uma clínica tenha um blog em vez de focar apenas nas redes sociais.
O SEO é uma tática totalmente lícita, criada a partir de estudos do algoritmo e performance do Google.
Com o uso de SEO, seu site e seus posts vão “ranquear” melhor, ou seja: quando alguém fizer uma busca por um tema relacionado, seu site e seu blog podem aparecer entre os primeiros resultados.
- Monitore e avalie os resultados, faça mudanças em sua estratégia de marketing digital
Nenhum dos 4 passos acima fará sentido para uma clínica de estética se não houver atenção aos resultados que ele geram ou deixam de gerar. O conceito de “resultado” varia conforme cada projeto, depende das prioridades e objetivos da clínica. Os resultados de uma campanha de marketing digital podem ser:
- financeiros;
- visibilidade (tráfego, alcance, seguidores);
- engajamento;
- e outros.
A partir dos resultados, as ações, estratégias e pautas de conteúdo podem ser modificadas.
Conclusão: o que você precisa saber sobre marketing digital para clínicas de estética
O marketing digital é uma área de constante experimentação e testes. Afinal, as tendências e ferramentas digitais mudam o tempo todo. O público também.
Naturalmente, estes 5 passos são apenas um começo.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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