Artigos Postado no dia: 18 abril, 2024

Estratégias de Marketing na área da Saúde: quais são as tendências e desafios?

O marketing na área da saúde responde e absorve tendências e desafios de outras áreas. Cada nova tecnologia ou mudança em hábitos de consumo pode repercutir no trabalho dos profissionais da saúde, na forma como eles precisam se posicionar para ganharem a confiança do público e tornarem-se conhecidos perante potenciais pacientes.

Mas como acompanhar e se preparar para tudo isso? Um profissional da saúde consegue monitorar tendências, analisar o mercado e gerenciar sozinho as dificuldades e desafios que impactam sua clínica?

É sempre melhor contar com apoio especializado. Mesmo assim, se você quer ter uma ideia de como esse tipo de trabalho deve acontecer, temos algumas dicas valiosas para você!

Confira algumas tendências e desafios que têm começado a infiltrar a área de marketing na área da saúde em 2024. Também temos dicas para conseguir monitorar, identificar e se adaptar a essas tendências e desafios.

 

Tendências de marketing na área da saúde em 2024

O que são tendências?

Tendências são comportamentos que começam a ser adotados por um número razoável de pessoas, a ponto de sugerir que esses comportamentos podem vir a ser adotados pela massa.

No marketing, novidades surgem frequentemente, e quando muitas pessoas começam a adotá-la, isso significa que o mercado está tendendo adotar essas práticas de forma massificada.

Algumas práticas e conceitos de marketing digital e comunicação já são largamente adotados em várias outras áreas, mas ainda estão em fase de tendência na área da saúde. Vamos conhecer algumas delas?

  • Hiper personalização, hiper segmentação, customização, marketing de nicho;
  • Marketing voltado para comunidades;
  • Acessibilidade e maior foco na experiência do usuário (User Experience, ou UX);
  • Integração de plataformas e de estratégias omnichannel;
  • Uso de Inteligência Artificial para automatização de procedimentos e análise de dados.

 

Principais desafios para o marketing na área da saúde em 2024

A adoção de tendências traz consigo desafios. Mesmo para quem não adota tendências, mudanças culturais e tecnológicas também trazem desafios para que um projeto continue de pé.

Os principais desafios que profissionais de marketing da saúde têm enfrentado atualmente são:

  • Personalização aliada ao compliance de proteção de dados;
  • Customer insights mais eficazes com base em análise de dados;
  • Tráfego orgânico no Google e nas redes sociais;
  • Construção de autoridade em concorrência com páginas não especializadas em saúde, páginas falsas e conteúdos gerados por IA.

 

Como reconhecer tendências e se adaptar aos desafios de marketing na área da saúde?

Reconhecer tendências e se adaptar aos desafios de marketing na área da saúde requer uma abordagem estratégica e proativa, norteada por um planejamento.

Você pode se perguntar: mas como se planejar para tendências e desafios se eles são imprevistos e podem surgir a qualquer momento?

Naturalmente, não há como prever de forma perfeita o que está por vir e conseguir se planejar para tudo. Mas há medidas e processos que podem ser adotados para conseguir identificar tendências e desafios com certa antecedência, ou no mínimo, ter ferramentas para se adaptar em tempo para não perder oportunidades, ou pior, perder pacientes ou dinheiro.

Confira algumas dicas para reconhecer tendências emergentes e enfrentar desafios:

  1. Monitoramento de tendências
  • Análise de tendências nas redes sociais e mecanismos de busca: é possível monitorar conversas nas redes sociais para identificar tópicos emergentes e identificar preocupações e interesses do seu público-alvo. Ferramentas de análise das redes sociais, ou ferramentas como o Google Trends, podem ajudar a identificar padrões e tendências.
  • Monitoramento de tecnologia e inovação: esteja atento às inovações tecnológicas na área da saúde, pois elas podem influenciar as preferências dos pacientes ou inspirar novas oportunidades de marketing e negócios.
  • Pesquisa de mercado e assessoria especializada: existem profissionais e empresas especializados em monitorar tendências, preparar relatórios de forecasting, ou realizar análises preditivas de marketing com base em dados. Pode ser interessante contar com uma assessoria especializada para te ajudar a se preparar para mudanças e desafios do mercado.
  1. Adaptação às tendências
  • Flexibilidade estratégica: esteja disposto a ajustar suas estratégias de marketing com base nas tendências emergentes, quando você entender que elas fazem sentido para sua área e seu público. Isso pode envolver a realocação de recursos para novas iniciativas, ou processos periódicos de análise e revisão do seu conteúdo e estratégias de marketing, para garantir que estejam alinhados com as necessidades do público.
  • Experimentação e inovação: você sabia que pode existir método para a inovação? Você pode, por exemplo, criar processos periódicos, eventos ou iniciativas dentro da clínica para experimentar novas abordagens de marketing.
  1. Enfrentamento dos desafios:
  • Compliance e conformidade regulatória: busque assessoria especializada para estar sempre em dia com regulamentações locais e nacionais que regem a sua atividade e também o marketing na área da saúde.
  • Feedback dos pacientes: ouça o feedback dos seus pacientes quando os receber, ou ainda, crie mecanismos e estratégias para estimular esses feedbacks. Eles são preciosos para a avaliação da sua performance no marketing, e podem trazer percepções e ideias para coisas que você ainda não havia identificado, e que não aparecem nas métricas digitais.
  • Gestão de crises: mantendo-se constantemente atualizado, você terá condições de identificar em estágios iniciais alguma crise ou potencial crise de saúde, ou outras crises sociais, culturais e de mercado que podem afetar sua área de atuação e seus pacientes. Também é importante desenvolva planos de gerenciamento de crises, que devem incluir estratégias de comunicação transparentes e eficazes para manter a confiança do público, transmitindo informação confiável e relevante.
  • Educação Continuada: Invista na educação contínua da equipe de marketing para mantê-los atualizados com as melhores práticas e tendências emergentes. Isso pode incluir participação em conferências da indústria, cursos de treinamento e workshops especializados.

Ao reconhecer tendências e se adaptar aos desafios de marketing na área da saúde de forma proativa, sua clínica pode se posicionar de forma competitiva por meio do marketing, aumentando a percepção de valor da sua marca e seu trabalho perante os seus pacientes e stakeholders.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre marketing digital voltado para a área da saúde? 

ENTÃO, ACESSE…

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

  • Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:

https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:   https://incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados