Qual é a melhor forma de um profissional da saúde se promover com marketing, sem cair em táticas apelativas ou infrações éticas?
A publicidade na saúde está sujeita a regras dos Conselhos Profissionais. Mas várias estratégias de comunicação, marketing e gestão de marca são aplicáveis a essas regras. É possível obter engajamento, visibilidade e conseguir novos pacientes, de forma ética, desde que o marketing e a comunicação sejam feitos de forma inteligente e estratégica.
Neste artigo, você vai conhecer as melhores estratégias de comunicação e marketing para a saúde.
Acompanhe!
Identidade institucional e branding
A definição da identidade institucional do profissional ou estabelecimento de saúde é uma etapa anterior ao marketing. Faz parte da visão de negócio, na criação de uma marca.
Além de criada, a marca deve também ser gerida (branding). Não é necessário que a identidade visual mude, mas deve ser feita a gestão da forma como a marca é apresentada e assimilada pelo público.
O planejamento estratégico da identidade institucional e o branding têm papel fundamental para a comunicação e o marketing, e vice-versa. Toda ação de marketing é, de certa forma, uma ação de consolidação da marca também.
Site responsivo para mobile
A maioria das pessoas acessa sites e blogs pelo celular, em vez do computador.
Por isso, ter um site responsivo com versões mobile e tablet é essencial para proporcionar uma melhor experiência de navegação e transmitir seriedade, bom gosto e profissionalismo.
Inbound marketing
O marketing de entrada (inbound marketing) é o oposto das abordagens de marketing e propaganda que buscam “fisgar” o consumidor. No inbound, a marca e seu conteúdo se posicionam, e o cliente vem de forma espontânea quando percebe que esta empresa tem o serviço e a qualidade que ele procura.
Para gerar e monitorar resultados, o inbound marketing deve estar integrado com plataformas de gestão do relacionamento do cliente, ou CRM (Customer Relationship Management), para poder aplicar o conceito do funil de vendas.
(Entenda o que é e como funciona o funil de vendas no inbound nesta seção especializada do nosso site — clique aqui)
Marketing de conteúdo sobre saúde
O conteúdo é um dos pilares básicos do inbound marketing, mas ele merece um planejamento próprio. O inbound vai apenas usar de ferramentas digitais (landing page, link buildings, softwares de CRM etc) para explorar o potencial que o conteúdo tem de trazer novos clientes/pacientes.
Existem várias modalidades de conteúdo:
- escrito (artigos de blog, tweets e threads de tweets, legendas de redes sociais, e-books, newsletters);
- visual (imagens, infográficos);
- áudio (podcasts, Clubhouse, clips de áudio com leitura de artigos);
- audiovisual (vídeos — Youtube, Instagram Reels, IGTV, Facebook).
A definição dos melhores formatos e canais de distribuição deve seguir um planejamento de pauta baseado na persona ideal, nas soluções de saúde oferecidas pela marca, e nos objetivos do projeto.
Assessoria de imprensa digital
A assessoria de imprensa digital tem o objetivo de aumentar a divulgação e consolidar a autoridade do profissional ou empresa. É a conexão da marca com a imprensa e o grande público, feita por meio de menções e publicações na imprensa, em veículos jornalísticos, sites e blogs respeitados no ramo de atuação da marca ou outros.
A assessoria de imprensa digital oferece a chance de alcançar públicos que nem sempre é possível alcançar com as redes sociais ou blog próprio.
Essas são as melhores estratégias de comunicação e marketing para a saúde. Mas existem outras, e inclusive, dentro destas que nós apresentamos, é possível destrinchar dezenas de ações também.
Quando executadas de forma coordenada e consistente, com qualidade na execução, e com monitoramento dos resultados, as estratégias de comunicação e marcas geram excelentes resultados no médio e longo prazo.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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