É possível usar conceitos e estratégias de marketing digital para que um escritório alcance visibilidade e reconhecimento dentro da sua área de atuação, mesmo diante das restrições impostas à publicidade advocatícia, segundo o Código de Ética e Disciplina da OAB.
Philip Kotler, na clássica obra “Marketing Management”, de 1972, afirma que o marketing explora, cria e entrega valor “para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro”, definindo, mensurando e quantificando “o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”, para apontar “quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados”.
Pode-se perceber que as definições e explicações acima têm como pressuposto a busca do lucro. Por outro lado, a OAB, em seu Código de Ética e Disciplina, regulamenta as formas de publicidade da advocacia de forma restritiva. A intenção é evitar, ao máximo, que o trabalho do advogado seja visto de forma mercantilizada.
Então, será que poderíamos concluir que o marketing é dispensável, ou pelo menos, incompatível com um escritório de advocacia?
Se, no lugar do lucro em sentido financeiro, pensarmos na persecução de um resultado, seja ele qual for, então é evidente que o marketing pode auxiliar qualquer organização a alcançar seus objetivos.
Um escritório de advocacia pode usar dos conceitos e estratégias de marketing para posicionar-se dentro da comunidade em que seu público alvo está inserido e fortalecer a sua marca, a fim de obter visibilidade para suas ações e ser reconhecido como uma referência no ramo do Direito de sua atuação.
A Internet é, sem dúvidas, uma enorme aliada do marketing e do branding (construção de marca), pois facilita o acesso à informação por pessoas em todo o mundo e fornece plataformas para que marcas divulguem a sua mensagem e alcancem o seu público.
Um escritório de advocacia pode estabelecer a sua presença digital por meio dos seguintes recursos:
- Website com blog
Ter uma página na Internet (website com blog para postar artigos e notícias) é essencial para que um escritório seja encontrado nas buscas feitas pelo ramo do Direito de sua atuação. Também é a plataforma ideal para apresentar sua estrutura, seu trabalho, sua expertise e seus feitos.
- Redes sociais
Para um escritório de advocacia, a presença nas redes sociais tem como principais finalidades:
- aumentar a consciência de marca – quando uma vez que os usuários curtem ou seguem o perfil da marca, passam a receber suas atualizações, e assim a marca se mantém presente no feed constantemente por meio do conteúdo publicado;
- atrair tráfego para o website – conteúdos do website podem ser divulgados nas redes sociais, incluindo links que direcionem para a página em que estão publicados;
- entre outras.
Essas finalidades podem ser alcançadas por meio do Facebook, Instagram e Linkedin.
Se o escritório produzir conteúdo em vídeos, pode ser interessante criar um canal no Youtube.
- Newsletter
Uma etapa seguinte seria o oferecimento de uma newsletter aos usuários que se inscreverem por meio do website.
A newsletter é um compilado das principais notícias e conteúdos publicados no website, ou conteúdos exclusivos, direcionados para o público alvo, e enviados com uma determinada frequência (semanal, quinzenal, mensal etc) por e-mail ou whats app.
Com estas ações podemos considerar que o escritório está com a fase básica concluída, entrando na fase intermediária das estratégias digitais.
A próxima etapa é começar a fazer inbound marketing com auxílio de um sistema instalado no site para captar mais leads e começar a distribuir e-books e conteúdos mais profundos.
Mas antes de falarmos sobre isso, vamos entender mais detalhadamente os recursos que citamos neste texto, e conferir o papel de cada um deles em uma estratégia de inbound marketing jurídico.
- Podcasts
É uma grande tendência e que está crescendo muito, pois as pessoas aproveitam o trânsito para ouvir os artigos ao invés de lê-los. É uma estratégia de marketing de conveniência para as pessoas absorverem o seu conteúdo informativo.
GOSTOU? DESEJA SABER MAIS?
Baixe aqui o nosso novo e-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO e saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados ao seu escritório!
ACESSE AQUI: https://bit.ly/3dn36bm
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980