
SEO para escritórios de advocacia é um pouco diferente do SEO aplicado a outras áreas, por questões das diretrizes de publicidade da OAB.
Mas é importante dominar essas particularidades se você quiser crescer e firmar sua presença digital enquanto advogado. O SEO é mais do que uma tendência digital: é praticamente uma regra, pois todos os mecanismos de busca na Internet funcionam conforme algoritmos. Esses algoritmos estão sempre se aprimorando para entregar melhores resultados de buscas. Por isso, é importante saber otimizar seu conteúdo para ser encontrado.
Além disso, o SEO uma estratégia essencial para alcançar clientes potenciais de forma ética e eficiente.
Mas como criar conteúdo otimizado para mecanismos de busca sem cair na armadilha da publicidade indevida? Será que ao empregar técnicas de SEO, o advogado corre o risco de estar se promovendo de uma forma não permitida pela OAB?
A verdade é que é plenamente possível unir o melhor dos dois mundos sem riscos legais!
Acompanhe a leitura para entender como empregar técnicas de SEO para escritórios de advocacia de forma ética e eficiente!
Entendendo de uma vez por todas o que é SEO e como ele alcança resultados
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de práticas que visam melhorar o posicionamento de um site, blog ou de um determinado conteúdo nos mecanismos de busca, como o Google ou até mesmo nas redes sociais.
O objetivo do SEO é fazer com que, ao buscar por algo em específico (que tenha relação com sua profissão ou seus conteúdos), o usuário do Google encontre o seu conteúdo entre os primeiros resultados. Isso representa maior visibilidade e autoridade para a sua marca, bem como, maior potencial de atração de potenciais clientes para seu escritório.
Para posicionar um site ou conteúdo entre os primeiros resultados das buscas, o SEO trabalha com diversos fatores, como:
- palavras-chave relevantes (por exemplo: “revisão de aposentadoria”; “inventário extrajudicial”; “indenização por danos morais” etc);
- conteúdo de comprimento e forma de escrita que denote relevância, qualidade, domínio do assunto;
- conteúdo estruturado de forma que facilite encontrar informações;
- estruturação técnica do site (fatores como como velocidade, segurança, usabilidade);
- linkagens internas e externas que agreguem valor para o leitor.
Essas práticas, quando bem executadas, fazem com que o seu escritório seja encontrado organicamente por pessoas que estão buscando soluções jurídicas. E o melhor: sem precisar investir em publicidade direta.
O que o SEO para escritórios de advocacia tem de diferente dos demais ramos?
O marketing jurídico é regulado por normas rígidas da OAB, que proíbem algumas coisas, como oferta direta de produtos e serviços ou outros tipos de ações promocionais diretas, autopromoção exagerada, promessas de resultados, divulgação conjunta com outras atividades etc. Por isso, o SEO na advocacia precisa seguir uma linha mais técnica, educativa e institucional.
O conteúdo de marketing jurídico precisa ser:
- informativo, com a finalidade de explicar como funciona um assunto ou serviço jurídico, mas sem oferecer um serviço advocatício nem prometer resultados ou garantias;
- redigido em linguagem clara, respeitosa à complexidade dos temas jurídicos, mas acessível o suficiente para captar a atenção e o entendimento de um não-jurista.
O diferencial do SEO jurídico está na capacidade de atrair visitantes por meio da educação e do conteúdo de valor, e não pela propaganda.
Como otimizar conteúdos para SEO sem parecer publicidade indevida
Mesmo entendendo como funciona o SEO, alguns advogados têm receio de usar as técnicas porque acreditam que isso pode incorrer em publicidade indevida. Mas a verdade é que o SEO apenas posiciona seu conteúdo – se o conteúdo não constitui publicidade indevida, então não há nada de errado em otimizá-lo para ser encontrado!
Configura algumas estratégias práticas para otimizar seus conteúdos sem correr riscos quanto às normas da OAB:
- Use palavras-chave de forma natural
Escolha termos que o público realmente busca, mas insira-os de maneira fluida no texto, sem repetir em excesso. Evite expressões que soem como chamadas publicitárias, chamadas para ação de vendas (calls to action – CTAs), anúncios, verbos ou expressões de prospecção de clientes! - Crie títulos chamativos, mas mantendo a natureza descritiva e educativa
Um bom título para SEO é aquele que esclarece o tema, não aquele que tenta persuadir ou vender algo diretamente. - Mantenha uma linguagem acessível, mas sem perder a credibilidade técnica
Explique termos jurídicos e mostre-se disponível para tirar dúvidas, mas sem oferecer consultas gratuitas ou outros produtos, serviços ou ações em massa. - Inclua CTAs éticos ao fim dos seus conteúdos
Não é errado usar CTAs no seu texto, mas devem ser CTAs pautados no teor informativo e esclarecedor do conteúdo. Em vez de “entre em contato agora para resolver seu caso”, prefira: “Ficamos à disposição para prestar esclarecimentos”, por exemplo.
Mantendo um planejamento de SEO para escritórios de advocacia
SEO não é uma ação isolada, mas um trabalho contínuo. Por isso, criar um planejamento de SEO é fundamental, com passos como:
- Definição do seu público-alvo: quais temas ele busca, quais dúvidas possui?
- Criação de um calendário editorial: organize-se para publicar textos com frequência, de preferência semanal, ou no mínimo mensal ou quinzenal;
- Acompanhamento de métricas: confira quais conteúdos têm mais acessos e tempo de leitura, quais palavras-chave geram tráfego, e ajuste sua estratégia conforme os dados mensurados;
- Atualização de conteúdos antigos: um artigo de 2021 pode perder relevância se não mencionar mudanças legislativas recentes. Além disso, o Google pode “puni-lo” ao indicar outros artigos mais atualizados. Por isso, é importante revisar, complementar e manter os conteúdos do site atualizados;
- Integração com outros canais: compartilhe seus artigos no LinkedIn, no Instagram profissional, em newsletters etc. Isso aumenta a visibilidade e gera backlinks (outro fator importante para o SEO).
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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