Artigos Postado no dia: 10 janeiro, 2023

Empreendedorismo jurídico: como fomentar essa cultura no seu escritório e no marketing jurídico

Empreendedorismo Jurídico

Empreendedorismo jurídico não é só sobre abrir um escritório de advocacia. É sobre inovar e potencializar oportunidades de negócios. Essa é uma cultura que tem sido fomentada pela OAB, pelas faculdades de Direito, pelo mercado, e pode ser implementada dentro do seu escritório com algumas ações.

Entenda como fomentar a cultura do empreendedorismo dentro do seu escritório.

 

Iniciativas para fomentar o empreendedorismo jurídico no Brasil

A ideia de empreendedorismo enquanto abertura de novas empresas já está ultrapassada há bastante tempo. Hoje em dia, já se compreende o empreendedorismo como uma atitude, ou cultura, que pode ser estimulada em diversos setores, até mesmo no setor público.

Na advocacia, o empreendedorismo foi abraçado pela OAB e também pelas universidades. São muitas as instituições que hoje contam com disciplinas relacionadas a Empreendedorismo em suas grades curriculares dos cursos de Direito, ou que oferecem especializações sobre isso. A OAB conta com uma Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo em diversas Seccionais da OAB pelo Brasil afora. Eu mesmo faço parte desta comissão na OAB PR.

 

Como o conceito de empreender se aplica à advocacia

A mentalidade empreendedora envolve a criação ou potencialização de oportunidades de negócio, e/ou a implementação de inovações em uma empresa.

Portanto, na advocacia, empreender não é somente abrir um escritório. Pode ser também qualquer processo implementado para aperfeiçoar a gestão, as receitas, a marca do escritório

Além disso, como é bem pontuado na Cartilha Digital de Empreendedorismo Jurídico da OAB/MS, “o novo conceito de empreendedorismo jurídico une a gestão de escritórios de advocacia ao engajamento com ecossistemas de inovação”.

Logo, a ideia de empreendedorismo jurídico envolve uma série de áreas de conhecimento e segmentos de mercado relacionáveis à advocacia, como:

 

Como o marketing jurídico impulsiona o empreendedorismo (e vice-versa)

O marketing trabalha para aumentar o reconhecimento de uma marca jurídica e trazer novos clientes para o escritório. Logo, o marketing é parceiro fundamental da cultura empreendedora, pois projeta o negócio para o mercado. Sem o marketing, as mudanças implementadas no negócio alcançam somente os clientes já conquistados e os futuros clientes que chegarão pela “sorte” e indicação.

Mas o marketing jurídico alcança resultados melhores ainda quando é trabalhado em conjunto com as inovações implementadas em um escritório. Assim, os serviços e a marca do escritório alcançam um nível maior de coerência.

É fundamental que as inovações nos processos internos do escritório sejam refletidas nas ações de marketing, e vice-versa. Caso contrário, o cliente que é convencido pela mensagem do marketing irá se frustrar quando contratar o serviço e não receber o que foi propagado. Por outro lado, o escritório que inova mas não comunica bem essas inovações está desperdiçando um potencial de conseguir novos clientes e melhorar sua imagem no mercado.

 

Como fomentar a cultura de empreendedorismo jurídico no seu escritório e no marketing jurídico

Qualquer iniciativa voltada para o empreendedorismo ou para o marketing dentro de um escritório de advocacia é melhor executada se contar com suporte profissional.

Hoje em dia, há diversas consultorias especializadas em planejamento estratégico, gestão e  inovação que prestam serviços especializados para escritórios de advocacia de excelente qualidade.

No marketing, também existem agências especializadas em marketing jurídico, com expertise para prestar serviços mais personalizados e otimizados do que as agências de marketing “generalista”.

Se você ainda está escolhendo a melhor empresa, ou se seu orçamento ainda não comporta todos esses serviços, pode começar com pequenas atitudes, executando-as internamente.

Confira algumas ações que podem ajudar a implementar o empreendedorismo e marketing no seu escritório de advocacia

  1. Promover iniciativas internas para estimular a inovação (Comitês, eventos, grupos de estudos); comunicar essas iniciativas aos colaboradores (comunicação interna) e também externamente (marketing);
  2. Monitorar tendências de inovação e palavras-chave relacionadas ao Direito e serviços de advocacia (Google Trends);
  3. Realizar pesquisas de satisfação com clients;
  4. Usar recursos tecnológicos e visuais para facilitar a comunicação com clients;
  5. Criar o hábito de ler sobre inovação e tecnologia (assinar newsletters, acompanhar sites e blogs especializados), não somente no âmbito do Direito;
  6. Incentivar advogados e colaboradores do escritório a produzirem conteúdos sobre os temas de destaque que lidam em seu dia a dia;
  7. Incentivar advogados do escritório a integrarem Comissões de Empreendedorismo e Marketing da OAB;
  8. Implementar fluxos de atendimento e gestão de relacionamento com o cliente, por meio da criação de monitoração de etapas de Atendimento;
  9. Reavaliar processos internos, para identificar os pontos onde há maior taxa de erro, maior tempo gasto, maior custo, e outros pontos que podem ser melhorados;
  10. Contratar consultorias para treinamentos curtos in company.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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