O conceito do funil de vendas trouxe uma revolução ao marketing digital, mas ele não é restrito às estratégias digitais.
Na área da saúde, principalmente, o contato pessoal é fundamental para a construção da confiança que fará o paciente optar por um profissional em vez de outro.
Entenda como extrair o melhor das estratégias do marketing digital para conduzir um paciente da Internet até o seu consultório!
A importância de integrar os mundos online e offline no marketing
A Internet e os recursos digitais oferecem possibilidades fantásticas, que podem trazer benefícios a qualquer ramo de negócio.
Porém, é importante não se deixar deslumbrar pelo mundo online e esquecer da importância do contato pessoal, da presença fisica – principalmente no marketing para a saúde!
Afinal, o profissional da saúde lida com o físico, com o corpo, a saúde dos seus pacientes.
O online pode ajudar na construção da reputação, na divulgação, no início do relacionamento com o cliente.
Mas tudo isso não adianta nada se não houver uma condução para a confiança entre dois seres humanos que se encontram pessoalmente.
O que é o funil de vendas
O conceito do funil de vendas é aplicado em diversos segmentos, como a gestão de relacionamento com clientes e o marketing.
É uma ferramenta bastante útil ao inbound marketing e ao marketing digital, pois sugere uma abordagem que é impulsionada pelo interesse do próprio usuário (que é o pilar do inbound marketing), e porque funciona muito bem se automatizado com recursos digitais.
No funil de vendas do marketing digital, a jornada de compra do cliente é analisada conforme o nível de engajamento dele com a marca através do conteúdo.
As etapas do funil são: topo, meio e fundo, que nas quais irá ter um processo de relacionamento e venda chamado AINDA – Geração de Atenção, Interesse, Desejo e Ação de contratação.
Achando o ponto certo para conduzir o online ao offline
O fluxograma do funil de vendas do marketing digital sugere que cada ação leva a uma nova ação digital.
Por exemplo: um usuário preenche um formulário em um site, e em seguida ele recebe uma newsletter em sua caixa de e-mails.
Mas esse conceito também pode ser aplicado para integrar uma ação online com um ação offline.
Confira algumas possibilidades básicas:
Etapa do funil | Ação realizada | Ação sugerida |
Topo do funil | Curtida na página do Facebook de uma clínica recém inaugurada | Convidar para o café da manhã de inauguração da clínica – virando LEAD. |
Meio do funil | Leitura de um blog post | Envio de newsletter e mais informações para a qualificação do LEAD. |
Fundo do funil | Geração de oportunidade de venda | Convite para uma conversa, palestra, webinar. Preparar o momento de conversão de oportunidade – botão CTA (call do action) agendar consulta. |
As ações acima são sugestivas e meramente exemplificativas.
Cada caso requer um planejamento de marketing personalizado, analisando:
- as normas de publicidade do Conselho de Classe de cada profissão;
- as normas sobre permissão de uso de dados na Internet;
- o contexto do público alvo e dos serviços oferecidos pela clínica;
- as melhores práticas de SEO e otimização de anúncios para ter seu conteúdo encontrado no Google;
- logística e orçamento das ações offline que se pretende realizar;
- entre vários outros fatores.
Conte com profissionais especializados para desenvolver o seu plano de marketing online e offline.
A In Company é especialista na área de inbound marketing e marketing digital para empresas, profissionais da saúde e da área jurídica.
Todos os nossos projetos são personalizados e desenvolvidos com a observância das normas éticas de cada profissão.
Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse nossa area de Atuação.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.
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