Quem gere a estratégia de marketing digital do seu consultório? Ou você ainda nem tem uma? Se não tem, é hora de criar. E também pode ser a hora de conhecer uma figura importante no marketing para a saúde: o digital marketing manager.
Neste artigo, vamos falar sobre o papel do digital marketing manager e como decidir quem será o seu.
O que faz um digital marketing manager
A expressão em inglês digital marketing manager significa “gestor de marketing digital”. Como o nome diz, trata-se do encarregado da administração de uma estratégia de marketing digital.
O digital marketing manager nem sempre é a mesma pessoa que planeja a estratégia de marketing digital. Seu papel é certificar-se de que a estratégia está sendo executada da forma correta.
Na prática, isso significa que o digital marketing manager:
- supervisiona a execução das ações que fazem parte da estratégia de marketing digital (conteúdo, mídias sociais, performance em mecanismos de busca etc) liderando uma equipe ou atuando diretamente com a empresa de marketing parceira;
- aprova projetos e campanhas, podendo dar sugestões e participar do processo de planejamento, criação e até mesmo de execução;
- acompanha o orçamento;
- presta contas à direção da empresa sobre o orçamento e os resultados alcançados com a estratégia.
Você precisa de um digital marketing manager para a sua estratégia de marketing médico?
Seja no marketing ou em qualquer departamento de uma organização, o sucesso de qualquer estratégia depende da qualidade da sua execução.
Em poucas palavras, ela precisa ser levada a sério.
Se o marketing digital for visto como apenas um “plus” ou algo que é feito “quando dá tempo” ou só “quando sobra dinheiro”, é natural que ele não gere resultados.
Mesmo que o sucesso de virais e tendências na Internet possa parecer que tudo depende de aleatoridade e sorte, a realidade do marketing digital é diferente.
Para alcançar resultados, é preciso ter uma estratégia customizada, executada com consistência, frequência, conteúdo relevante e acompanhada de muito perto.
Médicos não têm tempo para priorizar o marketing digital. Além disso, o marketing requer um aprendizado e constância, pois envolve conhecimentos técnicos (SEO, gatilhos mentais de inbound marketing, análise de métricas etc).
Cuidado com a estratégia de marketing digital “natural”
Muitos médicos são excelentes em criar uma conexão com seu público por meio de Stories do Instagram, posts no Facebook e relacionamento com a imprensa. Mas, geralmente, essas ações acontecem de forma natural, conforme o médico sente vontade de compartilhar algo ou conforme a oportunidade surge.
Tome cuidado para não achar que isso é suficiente para obter resultados.
Naturalidade não é estratégia.
Naturalidade é um atributo que, se combinado com a estratégia, surte efeitos excelentes – mas esse atributo diz respeito ao conteúdo e à sensibilidade de aproveitar oportunidades, não à estruturação da estratégia de marketing.
Para conseguir imprimir a seriedade, técnica e constância necessárias para efetivamente crescer em reconhecimento e lucros por meio do marketing digital, a melhor alternativa para o profissional da saúde é terceirizar as tarefas de planejamento, gestão e execução das ações de marketing digital.
Implantando uma estratégia de marketing para a saúde
- Primeiro passo -> Planejar
- Segundo passo -> Executar
- Terceiro passo -> Monitorar
- Quarto passo -> Avaliar e ajustar
Uma estratégia planejada de forma personalizada e executada com seriedade traz resultados reais: tráfego e contatos que se transformam em pacientes, e que se transformam em receita para um consultório médico.
A InCompany é uma consultoria especializada em marketing para a saúde, com experiência de mais de 16 anos e um time de especialistas. Estamos prontos para ser o digital marketing manager do seu consultório!
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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