O marketing digital tem mudado, e com isso, profissões como a advocacia também precisam se adaptar. Dentro desse contexto, o inbound marketing jurídico segue sendo a opção que tem maior sintonia com o Código de Ética da OAB, e também a que apresenta os melhores resultados.
Mas será que em 2019 será possível continuar obtendo bons resultados, fazendo inbound marketing do mesmo jeito que temos feito até agora?
Confira a nossa análise dos desafios do marketing jurídico para o ano de 2019.
O inbound marketing e o marketing digital seguirão fortes
O inbound marketing jurídico está consolidado como a alternativa de publicidade advocatícia mais eficiente e compatível com as diretrizes do Código de Ética e Disciplina da OAB.
Em 2019, essa tendência continuará forte.
Com o crescimento da conscientização sobre a importância do compliance, e outras agendas que colocam a ética como pauta prioritária no Brasil (Lei Geral de Proteção de Dados, combate às fake news etc), é importante que classes como a advocacia busquem estar em sintonia cada vez maior com as diretrizes éticas que as disciplinam.
Além disso, o marketing digital dá sinais de que continuará crescendo. A integração do online com o offline também é uma forte tendência, à qual as marcas devem prestar atenção – mas, mesmo assim, em 2019, os canais digitais serão tão ou mais influentes do que têm sido até agora.
Assim, a combinação de inbound marketing (conteúdo) + estratégias digitais é um combo que seguirá beneficiando advogados na captação e fidelização de clientes.
Principais desafios do marketing jurídico em 2019
Vários dos desafios que o marketing jurídico enfrentará em 2019 estão relacionados, na verdade, com a evolução das tendências atuais – como, por exemplo, o excesso de conteúdo que existe na Internet.
São muitas as marcas, profissionais e sites competindo pela atenção do usuário. Esse problema já tem até nome: content shock.
Segundo especialistas de marketing digital, o content shock demanda que produtores de conteúdo busquem se diferenciar, a fim de conseguir se destacar entre tantos sites, blogs, plataformas e canais digitais.
No marketing jurídico, a diferenciação se dá, principalmente, pela produção de um conteúdo relevante, segmentado, precisamente direcionado para o público alvo, e capaz de gerar engajamento.
Conteúdo relevante é aquele que entrega a informação certa ao usuário, atendendo ao seu real interesse, e também às suas necessidades aparentes ou subconscientes.
Porém, diante do content shock, não bastará entregar uma grande quantidade de informação ao usuário. O propósito do inbound marketing jurídico não é somente prover conteúdo: é prover conteúdo que leve o usuário a criar um relacionamento com o profissional.
Um dos grandes diferenciais do advogado em sua estratégia de marketing digital será entregar o conteúdo que atenda aos interesses do cliente, solucionando dúvidas, mas, ao mesmo tempo, engajando-o a criar um relacionamento e entender que aquele advogado é a pessoa certa para resolver seus problemas.
Além de tudo isso, o advogado também precisará estar atento às novas tecnologias, e adaptar-se.
Ferramentas de inteligência artificial podem parecer uma realidade distante para algumas localidades e profissões – mas não se engane: elas já começam a fazer parte da vida das pessoas; sutilmente, na forma de assistentes virtuais em aplicativos para celular, ou explicitamente, como é o caso de hardwares como o Alexa, da Amazon.
É só uma questão de tempo até novas tecnologias como essas se tornarem mais populares. Isto trará grandes desafios para marcas e profissões não tradicionalmente associadas à tecnologia.
Procure a ajuda de profissionais especializados para seguir fazendo marketing jurídico com ética, criatividade e eficiência.
A In Company tem uma equipe especializada em marketing, estratégias digitais e marketing jurídico. Todos os nossos projetos são customizados e elaborados com atenção às restrições e impositivos do Còdigo de Ética e Disciplina da OAB.
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Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 14 anos.
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