Os dados digitais são a base do marketing para saúde e marketing digital em geral. Mas assim como eles são essenciais, são também muito delicados e precisam ser administrados com responsabilidade. O Brasil segue uma legislação bastante rígida de proteção e tratamento de dados que precisa fazer parte da sua estratégia de marketing para saúde.
Confira o que você precisa saber sobre isso.
Por que os dados digitais são a matéria prima do marketing para saúde
O marketing para saúde conta com diversas estratégias digitais, e naturalmente, todas elas envolvem dados.
Afinal, em toda ação praticada na Internet, estamos enviando, colhendo e gerando dados a todo momento. Por exemplo: ao navegar em um site, enviamos “cookies”. Ao nos cadastrarmos para receber um conteúdo por e-mail, estamos fornecendo nosso e-mail. Ao criarmos uma conta em um site, muitas vezes precisamos fornecer nossos dados pessoais (nome, CPF etc). Ou seja: desde nossos dados pessoais até os dados digitais que geramos, há processamento de dados em vários momentos.
Muitas empresas colhem esses dados e os usam em suas ações de marketing, seja para personalizá-las ou simplesmente para iniciar um fluxo de contato com seus prospects. Esse fluxo de contato é a base do inbound marketing, que é uma das principais estratégias do marketing para saúde.
No inbound marketing, partimos de um interesse inicial de uma pessoa para iniciar um relacionamento nutrido a partir de conteúdos informativos. Logo, o compartilhamento de dados é uma premissa básica dessa estratégia.
Quando uma pessoa chega até seu site e se depara com um e-book ou conteúdo seu que ele queira receber, ele poderá se cadastrar, informando seu e-mail, nome e preferências de recebimento de comunicações. Nesse momento, ele se torna aquilo que chamamos de lead.
A partir daí, você usará esse e-mail para enviar conteúdos programados de acordo com a sua estratégia de conteúdo adequada às fases da jornada de compra. Essa técnica é chamada de nutrição de lead: ou seja, você “alimentará” seu contato com novos conteúdos sobre o seu serviço, a fim de prepará-lo para comprar de você.
Durante todo esse fluxo, você estará gerindo os dados do cliente, e esse trabalho precisa ser feito com muito cuidado e atenção às normas de proteção de dados.
O que você precisa saber sobre o tratamento de dados digitais no marketing para saúde
Como você leu no item anterior, o tratamento de dados dos seus leads é uma premissa básica do inbound marketing na saúde.
Mas o tratamento de dados pessoais é sujeito a uma regulamentação rigorosa no Brasil.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) dita algumas regras que devem ser observadas por empresas que coletem, armazenem e usem dados pessoais de pessoas físicas, como:
- Obtenção de consentimento;
- Transparência quanto à finalidade do uso dos dados;
- Armazenamento dos dados por tempo não maior que o necessário para a finalidade informada;
- Alteração ou remoção dos dados a qualquer momento, a pedido do titular;
- Entre outras regras.
Naturalmente, esse é apenas um resumo, mas a LGPD traz direcionamentos bastante sérios cujo descumprimento sujeita a empresa a penalidades rígidas, como:
- Suspensão ou eliminação de dados;
- Multa única, que pode chegar à 2% sobre o faturamento do negócio;
- Multa diária;
- E muitas outras.
Logo se vê que os dados digitais são um ponto bastante importante da sua estratégia de marketing na saúde, pois são essenciais e ao mesmo tempo muito delicados. Eles devem ser geridos com responsabilidade, para que você seja capaz de cumprir com todos os protocolos da LGPD sem colocar em risco o seu lead, ou sem precisar recorrer a diversas ações de segurança que irão incomodá-lo ou afetar a sua experiência.
Hoje em dia, existem muitos programas de CRM (Customer Relationship Management) que auxiliam bastante na gestão dos dados digitais. Converse com o profissional ou agência encarregado da sua estratégia de marketing para saúde para se assegurar de que tudo está sendo feito da forma correta.
Quer continuar se aprofundando sobre dados digitais no marketing para saúde?
Então leia também os nossos artigos:
- LGPD para o marketing médico: saiba como se aplica e o que fazer para não infringir a lei
- Dados digitais: implementando a LGPD no marketing para a saúde
- 10 ações para integrar o marketing médico à LGPD
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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