Artigos Postado no dia: 17 novembro, 2022

Dados digitais dos pacientes: Quais os cuidados e estratégias você precisa saber para o marketing na saúde.

Os dados digitais são a base do marketing para saúde e marketing digital em geral. Mas assim como eles são essenciais, são também muito delicados e precisam ser administrados com responsabilidade. O Brasil segue uma legislação bastante rígida de proteção e tratamento de dados que precisa fazer parte da sua estratégia de marketing para saúde.

Confira o que você precisa saber sobre isso.

 

Por que os dados digitais são a matéria prima do marketing para saúde

O marketing para saúde conta com diversas estratégias digitais, e naturalmente, todas elas envolvem dados.

Afinal, em toda ação praticada na Internet, estamos enviando, colhendo e gerando dados a todo momento. Por exemplo: ao navegar em um site, enviamos “cookies”. Ao nos cadastrarmos para receber um conteúdo por e-mail, estamos fornecendo nosso e-mail. Ao criarmos uma conta em um site, muitas vezes precisamos fornecer nossos dados pessoais (nome, CPF etc). Ou seja: desde nossos dados pessoais até os dados digitais que geramos, há processamento de dados em vários momentos.

Muitas empresas colhem esses dados e os usam em suas ações de marketing, seja para personalizá-las ou simplesmente para iniciar um fluxo de contato com seus prospects. Esse fluxo de contato é a base do inbound marketing, que é uma das principais estratégias do marketing para saúde.

No inbound marketing, partimos de um interesse inicial de uma pessoa para iniciar um relacionamento nutrido a partir de conteúdos informativos. Logo, o compartilhamento de dados é uma premissa básica dessa estratégia.

Quando uma pessoa chega até seu site e se depara com um e-book ou conteúdo seu que ele queira receber, ele poderá se cadastrar, informando seu e-mail, nome e preferências de recebimento de comunicações. Nesse momento, ele se torna aquilo que chamamos de lead.

A partir daí, você usará esse e-mail para enviar conteúdos programados de acordo com a sua estratégia de conteúdo adequada às fases da jornada de compra. Essa técnica é chamada de nutrição de lead: ou seja, você “alimentará” seu contato com novos conteúdos sobre o seu serviço, a fim de prepará-lo para comprar de você.

Durante todo esse fluxo, você estará gerindo os dados do cliente, e esse trabalho precisa ser feito com muito cuidado e atenção às normas de proteção de dados.

 

O que você precisa saber sobre o tratamento de dados digitais no marketing para saúde

Como você leu no item anterior, o tratamento de dados dos seus leads é uma premissa básica do inbound marketing na saúde.

Mas o tratamento de dados pessoais é sujeito a uma regulamentação rigorosa no Brasil.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) dita algumas regras que devem ser observadas por empresas que coletem, armazenem e usem dados pessoais de pessoas físicas, como:

  • Obtenção de consentimento;
  • Transparência quanto à finalidade do uso dos dados;
  • Armazenamento dos dados por tempo não maior que o necessário para a finalidade informada;
  • Alteração ou remoção dos dados a qualquer momento, a pedido do titular;
  • Entre outras regras.

Naturalmente, esse é apenas um resumo, mas a LGPD traz direcionamentos bastante sérios cujo descumprimento sujeita a empresa a penalidades rígidas, como:

  • Suspensão ou eliminação de dados;
  • Multa única, que pode chegar à 2% sobre o faturamento do negócio;
  • Multa diária;
  • E muitas outras.

Logo se vê que os dados digitais são um ponto bastante importante da sua estratégia de marketing na saúde, pois são essenciais e ao mesmo tempo muito delicados. Eles devem ser geridos com responsabilidade, para que você seja capaz de cumprir com todos os protocolos da LGPD sem colocar em risco o seu lead, ou sem precisar recorrer a diversas ações de segurança que irão incomodá-lo ou afetar a sua experiência.

Hoje em dia, existem muitos programas de CRM (Customer Relationship Management) que auxiliam bastante na gestão dos dados digitais. Converse com o profissional ou agência encarregado da sua estratégia de marketing para saúde para se assegurar de que tudo está sendo feito da forma correta.

 

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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