
Marketing de conteúdo foi visto por muito tempo como a estratégia primordial de marketing digital para atrair e conquistar novos negócios, inclusive na área da saúde. Daí vem a famosa frase de Bill Gates: “o conteúdo é rei”. Mas será que essa máxima ainda vale? Diante de tanta oferta de conteúdo, e novidades como ChatGPT, o marketing de conteúdo ainda funciona? Ou já perdeu espaço para novas tendências digitais?
Neste artigo, vamos entender como o marketing de conteúdo surgiu e por que ele ainda é um dos pilares mais fortes do marketing digital. Você também vai entender como ele gera resultados na área da saúde, transformando consumidores de conteúdo em pacientes da sua clínica!
Como surgiu a estratégia de usar conteúdo como marketing?
Apesar de parecer uma tendência nova, o marketing de conteúdo tem origens centenárias.
Um dos primeiros exemplos amplamente reconhecidos como estratégia de marketing de conteúdo é o lançamento da revista The Furrow pela empresa de tratores John Deere, em 1895, lançou. A publicação era voltada para o mesmo perfil de público que consumia os produtos da marca, oferecendo dicas de cultivo, gestão rural e inovação no campo. Indiretamente, a marca e seus produtos eram promovidos também. O sucesso foi tão grande que The Furrow existe até hoje e é publicada mensalmente.
A lógica por trás da estratégia da John Deere era simples: entregar valor em forma de conteúdo, para gerar vínculo e demonstrar credibilidade para o público. Como resultado, estreitava-se o laço entre marca e consumidor.
Nos anos 2000, com a expansão da internet, dos blogs e redes sociais, o marketing de conteúdo digital ganhou força como alternativa à publicidade tradicional.
Isso só mostra como a estratégia usada pela John Deere há quase 150 anos continua atual e eficaz.
Como o conteúdo gera resultados para profissionais da saúde?
Quando uma empresa ou um profissional conquista a atenção de um potencial cliente por meio da entrega de informação que o interessa, cria-se confiança, autoridade e potencial para um relacionamento profissional. Isso vale tanto para um agricultor em 1900 quanto para um usuário do Instagram em 2025 que precisa de um cardiologista.
Mas como a confiança, autoridade e relacionamento se traduzem em novos negócios para uma clínica ou hospital?
O marketing de conteúdo pode gerar resultados ao dar a você:
- aumento de visibilidade online, pois melhora sua presença digital e faz com que você seja encontrado mais facilmente no Google e outros mecanismos de busca;
- construção de autoridade, pois mostra a sua expertise na sua área de atuação e ajuda a ganhar credibilidade, seriedade;
- fortalecimento da confiança, pois aproxima o público e quebra barreiras de desconfiança que muitas vezes existem na relação médico-paciente;
- educação do paciente, pois ensina o seu futuro paciente a relevância dos temas e forma sua percepção sobre a importância de contar com um profissional especializado a quem possa confiar sua saúde.
Quando todos esses atributos são conquistados, aumentam as chances de que o consumidor do seu conteúdo se torne também um paciente.
Mas não pense que se trata apenas de postar conteúdo e confiar que os pacientes virão naturalmente até a sua clínica. A trajetória entre o primeiro conteúdo até o fechamento do negócio pode ser estimulada e monitorada por meio de estratégias acessórias, como a técnica do funil de vendas e o uso de um software de gestão de relacionamento com cliente (CRM).
Marketing de conteúdo na década de 2020 ainda é uma estratégia que compensa?
Mesmo com o avanço da inteligência artificial, automações e outras ferramentas, o marketing de conteúdo continua sendo um dos pilares mais poderosos do marketing digital, inclusive na área da saúde.
O conteúdo ainda atrai, converte e fideliza.
A diferença é que o conteúdo hoje precisa ser ainda mais planejado, segmentado e adaptado às plataformas certas. Há uma oferta muito maior de conteúdo, e ao mesmo tempo, a atenção das pessoas está cada vez mais escassa. Ou seja: o marketing de conteúdo disputa atenção com muitas outras coisas e estímulos.
Com a permissão do trocadilho, os pacientes estão mais impacientes! Por isso, seu conteúdo precisa ser bem estruturado, agradável, objetivo. Caso contrário, ele não será consumido por completo. As pessoas abandonam vídeos, textos, “rolam pra baixo” no feed, ou fecham o site e procuram outro.
Para isso, vale investir em:
- Reels e vídeos explicativos curtos, preferencialmente com transcrições das falas;
- Posts com dicas e explicações rápidas, respondendo às dúvidas mais comuns das pessoas;
- Artigos para blog otimizados conforme técnicas de SEO.
Além disso, combinar marketing de conteúdo com outras estratégias (como tráfego pago) ou outros conteúdos mais aprofundados dedicados a pacientes que estão em níveis mais avançados da jornada de relacionamento (como e-books, newsletters etc) pode potencializar os resultados.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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