Artigos Postado no dia: 26 setembro, 2023

Desafios e soluções para gestão de marketing jurídico

Marketing jurídico é também um desafio que envolve gestão. No marketing, há uma série de ações sendo executadas e alcançando pessoas a todo momento. Estar à frente desse fluxo, ter o controle de tudo isso demanda conhecimentos e ferramentas especializadas.

Felizmente, a tecnologia e o aperfeiçoamento do segmento de data analytics trouxeram muitas facilidades à gestão de marketing.

Conheça os principais desafios da gestão de marketing jurídico, os principais indicadores de performance e 7 soluções que podem ajudar na mensuração desses indicadores.

 

Quais são os principais desafios da gestão de marketing jurídico?

Fazer a gestão do marketing jurídico significa ter um controle sobre a execução de todas as ações (digitais ou não) que compõem o projeto, para garantir que elas estejam seguindo a estratégia e para conseguir monitorar os resultados.

Mas esse não é um fluxo fácil. Um projeto de marketing dificilmente conta com apenas uma ação, e além disso, a ideia é que cada ação alcance muitas pessoas, então pode ser complicado manter o controle e uma visão geral de tudo que acontece.

 

Os pontos mais desafiadores da gestão do marketing jurídico incluem:

  1. Definição das estratégias adequadas para cada tipo de cliente conforme as fases do funil de vendas em que se encontram;
  2. Tratamento de dados dos leads em conformidade com as regras da LGPD;
  3. Identificar as fontes e origens do tráfego e leads recebidos;
  4. Automatização de e-mails sem perder a personalização;
  5. Mensurar o sucesso de cada campanha (ou, antes ainda, definir qual é a meta de sucesso de cada campanha);
  6. Identificar e corrigir os gargalos da estratégia;
  7. Gerar e armazenar dados e relatórios sobre tudo isso.

A boa notícia é que não precisamos fazer tudo isso manualmente ou analisar caso a caso sempre. A tecnologia e o aperfeiçoamento do segmento de data analytics trouxeram muitas soluções para a gestão de marketing. A inteligência artificial e técnicas de automação, rastreamento e outras permitem ao profissional de marketing delegar à máquina o lado operacional da conquista dos dados necessários à gestão. Vamos conhecer algumas dessas soluções.

 

7 dicas de ferramentas e soluções para aprimorar a sua gestão de marketing jurídico

A gestão do marketing jurídico envolve tarefas complexas, mas elas podem ser simplificadas com o uso de ferramentas e técnicas especiais.

Confira algumas dicas:

  1. Softwares de CRM e gestão de leads (RD Station, Hubspot etc);
  2. Ferramentas de automação de newsletters e e-mail marketing (MailChimp, RD Station etc);
  3. Pixels de conversão;
  4. Ferramentas de data analytics (Google Analytics, Instagram Analytics, LinkedIn Analyics etc);
  5. Ferramentas de análise de dados e geração de relatórios (Microsoft Power B.I., Google Data Studio etc);
  6. Serviços de monitoramento de menções e reputação da sua marca.
  7. Ferramentas de gestão de projetos (ClickUp, Trello, Notipon etc).

 

Quais são os principais indicadores que devo observar na gestão de marketing?

Existem diversos indicadores-chave de performance (key performance indicators, ou KPIs) que se usa no marketing para mensurar o sucesso de uma campanha.

Alguns dos principais KPIs são os que dizem respeito a:

  • Indicadores de engajamento (impressões, visualizações, curtidas, seguidores, comentários, compartilhamentos etc);

 

  • Indicadores de inbound marketing (taxas de cliques, taxas de conversão em leads, taxas de conversão em vendas);

 

  • Indicadores sobre a experiência (tempo de permanência na página, taxa de saída etc);

 

  • Indicadores financeiros (custo por lead, custo por aquisição, retorno sobre o investimento etc).

A possibilidade de coletar dados sobre cada ação do usuário em cada ponto de contato é praticamente interminável. A cada dia, surgem novas funcionalidades e softwares capazes de colher mais tipos de dados e gerar tipos diferentes de relatórios, que inclusive, podem ser customizados para entregar o tipo de informação que é mais relevante para o seu projeto e seus objetivos.

Nem sempre os dados dizem tudo; as análises qualitativas e o contato personalizado com os leads também são importantes. Mas gerir marketing sem métricas quantitativas é inviável e traz grandes desperdícios e riscos ao seu projeto.

Procure profissionais especializados em gestão de marketing jurídico para te ajudar a elaborar, executar, gerir e analisar as suas ações de marketing, com conhecimentos e ferramentas especializadas.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

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