Marketing jurídico é também um desafio que envolve gestão. No marketing, há uma série de ações sendo executadas e alcançando pessoas a todo momento. Estar à frente desse fluxo, ter o controle de tudo isso demanda conhecimentos e ferramentas especializadas.
Felizmente, a tecnologia e o aperfeiçoamento do segmento de data analytics trouxeram muitas facilidades à gestão de marketing.
Conheça os principais desafios da gestão de marketing jurídico, os principais indicadores de performance e 7 soluções que podem ajudar na mensuração desses indicadores.
Quais são os principais desafios da gestão de marketing jurídico?
Fazer a gestão do marketing jurídico significa ter um controle sobre a execução de todas as ações (digitais ou não) que compõem o projeto, para garantir que elas estejam seguindo a estratégia e para conseguir monitorar os resultados.
Mas esse não é um fluxo fácil. Um projeto de marketing dificilmente conta com apenas uma ação, e além disso, a ideia é que cada ação alcance muitas pessoas, então pode ser complicado manter o controle e uma visão geral de tudo que acontece.
Os pontos mais desafiadores da gestão do marketing jurídico incluem:
- Definição das estratégias adequadas para cada tipo de cliente conforme as fases do funil de vendas em que se encontram;
- Tratamento de dados dos leads em conformidade com as regras da LGPD;
- Identificar as fontes e origens do tráfego e leads recebidos;
- Automatização de e-mails sem perder a personalização;
- Mensurar o sucesso de cada campanha (ou, antes ainda, definir qual é a meta de sucesso de cada campanha);
- Identificar e corrigir os gargalos da estratégia;
- Gerar e armazenar dados e relatórios sobre tudo isso.
A boa notícia é que não precisamos fazer tudo isso manualmente ou analisar caso a caso sempre. A tecnologia e o aperfeiçoamento do segmento de data analytics trouxeram muitas soluções para a gestão de marketing. A inteligência artificial e técnicas de automação, rastreamento e outras permitem ao profissional de marketing delegar à máquina o lado operacional da conquista dos dados necessários à gestão. Vamos conhecer algumas dessas soluções.
7 dicas de ferramentas e soluções para aprimorar a sua gestão de marketing jurídico
A gestão do marketing jurídico envolve tarefas complexas, mas elas podem ser simplificadas com o uso de ferramentas e técnicas especiais.
Confira algumas dicas:
- Softwares de CRM e gestão de leads (RD Station, Hubspot etc);
- Ferramentas de automação de newsletters e e-mail marketing (MailChimp, RD Station etc);
- Pixels de conversão;
- Ferramentas de data analytics (Google Analytics, Instagram Analytics, LinkedIn Analyics etc);
- Ferramentas de análise de dados e geração de relatórios (Microsoft Power B.I., Google Data Studio etc);
- Serviços de monitoramento de menções e reputação da sua marca.
- Ferramentas de gestão de projetos (ClickUp, Trello, Notipon etc).
Quais são os principais indicadores que devo observar na gestão de marketing?
Existem diversos indicadores-chave de performance (key performance indicators, ou KPIs) que se usa no marketing para mensurar o sucesso de uma campanha.
Alguns dos principais KPIs são os que dizem respeito a:
- Indicadores de engajamento (impressões, visualizações, curtidas, seguidores, comentários, compartilhamentos etc);
- Indicadores de inbound marketing (taxas de cliques, taxas de conversão em leads, taxas de conversão em vendas);
- Indicadores sobre a experiência (tempo de permanência na página, taxa de saída etc);
- Indicadores financeiros (custo por lead, custo por aquisição, retorno sobre o investimento etc).
A possibilidade de coletar dados sobre cada ação do usuário em cada ponto de contato é praticamente interminável. A cada dia, surgem novas funcionalidades e softwares capazes de colher mais tipos de dados e gerar tipos diferentes de relatórios, que inclusive, podem ser customizados para entregar o tipo de informação que é mais relevante para o seu projeto e seus objetivos.
Nem sempre os dados dizem tudo; as análises qualitativas e o contato personalizado com os leads também são importantes. Mas gerir marketing sem métricas quantitativas é inviável e traz grandes desperdícios e riscos ao seu projeto.
Procure profissionais especializados em gestão de marketing jurídico para te ajudar a elaborar, executar, gerir e analisar as suas ações de marketing, com conhecimentos e ferramentas especializadas.
Quer saber mais sobre marketing digital / marketing jurídico?
Aproveite as oportunidades abaixo:
- CURSO DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – uma visão estratégica do que investir no seu plano de marketing: https://incompanypr.com.br/curso-palestra/curso-de-marketing-juridico-digital-uma-visao-estrategica-do-que-investir-no-seu-plano-de-marketing/
- PALESTRA: INBOUND MARKETING e CRM: como funciona a jornada de relacionamento e de compra do cliente jurídico, do top ao fundo do funil: https://conteudo.incompanypr.com.br/palestra-triade-inbound-marketing-e-crm
- E-BOOK: INBOUND MARKETING JURÍDICO: https://in-company.rds.land/ebook2020-inboundmarketingjuridico
- Blog In Company: https://incompanypr.com.br/blog/
- In Cast, o podcast da In Company: https://incompanypr.com.br/incast/
- ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE
Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:
Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980