As principais estratégias de marketing para a saúde combinam um misto de tecnologia, conteúdo, posicionamento de marca e gestão do funil de vendas. Quer saber quais são as 5 principais estratégias de marketing usadas na saúde?
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre cada uma das 5 estratégias mais importantes para médicos, terapeutas, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais da saúde. Essas estratégias vão te ajudar a criar um posicionamento digital, tornar você e sua clínica mais conhecidos, atrair mais pacientes, fechar mais negócios e até mesmo reconquistar pacientes antigos!
As 5 principais estratégias de marketing para a saúde
- Comunicação institucional
Tudo começa pela identidade da sua marca. Você precisa enxergar a si mesmo e à sua clínica como marcas.
Toda marca simboliza uma série de valores e associações, e tudo isso é representado de forma visual também, por meio da logomarca, da paleta de cores, do design utilizado no posicionamento digital, na papelaria, e até na própria clínica. Chamamos isso de comunicação institucional. É a comunicação da sua empresa, é como ela transmite valores por meio de símbolos.
A comunicação institucional envolve:
- enxoval de papelaria (cartões, receituários, agendas etc);
- logomarca;
- design, layout, comunicação visual e outros elementos estéticos do seu site, suas páginas nas redes sociais etc;
- vídeos institucionais;
- outros materiais digitais utilizados na comunicação institucional (cartão de visita digital, apresentação da clínica).
- Site sobre saúde
Sim, ter um website é estratégia!
Ter o seu próprio site é uma forma de criar seu posicionamento digital e ter controle sobre como você é conhecido e como está representado nas buscas do Google.
Além disso, seu site será a casa das suas ações de marketing que vamos falar a seguir.
- Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é o marketing que usa o conteúdo como fonte de atração de pessoas (pacientes).
Quando você publica conteúdos sobre saúde, tem a oportunidade de aparecer para o usuário da Internet que busca esse tipo de informação. Essas publicações devem ter uma natureza informativa, mas nada impede que seja usado o bom humor e a informalidade dentro do que for cabível, e dentro das regras de publicidade do seu Conselho de Classe.
O importante é que as publicações transmitam informação para satisfazer curiosidades e interesses das pessoas que se encaixam no perfil do seu público-alvo.
Alguns exemplos de formatos de conteúdos e publicações usados no marketing de conteúdo são:
- blog posts;
- posts (imagens, vídeos, textos) para redes sociais;
- vídeos para Youtube;
- e-books;
- podcasts;
- newsletters;
- e outros.
- CRM e gestão do funil de vendas
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que significa gestão de relacionamento com o cliente.
Essa gestão pode ser feita por meio de softwares específicos, que automatizarão aquilo que no inbound marketing chamamos de “funil de vendas”.
O funil de vendas é composto de 5 fases:
- Fase 1 (topo de funil): fase de atração de leads;
- Fase 2 (meio de funil): fase de nutrição e qualificação de leads;
- Fase 3 (fundo de funil): fase de conversão para a venda;
- Fase 4 (funil estendido): fase de fidelização e possível upselling;
- Fase 5 (funil estendido): fase de reconquista de pacientes antigos.
O software fará toda a gestão desse ciclo, administrando a entrega dos conteúdos preparados para cada fase. Ele também administrará os dados fornecidos pela sua audiência, inclusive mediante obtenção do consentimento de base legal, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
- Assessoria de imprensa tradicional e digital
A assessoria de imprensa, em seu sentido tradicional, intermedia o relacionamento entre o profissional e a mídia.
A assessoria digital dá um passo além, publicando artigos em sites e blogs (inclusive aqueles não específicos de saúde, como grandes portais de notícias), incluindo link buildings sempre que possível.
Estas ações ajudam no ranqueamento e na divulgação, possibilitando o alcance de uma audiência maior.
Outras estratégias de marketing para a saúde mais avançadas para seu projeto
Agora você já conhece as 5 principais estratégias de marketing para a saúde. Essas são as estratégias básicas. Mas o que vem depois?
Existem outras estratégias e recursos que você pode adotar se quiser dar um passo adiante no seu projeto de marketing para a saúde, como:
- tráfego pago (Google Ads, impulsionamento de publicações);
- aplicativo próprio da clínica;
- chatbots;
- marketing de relacionamento;
- endomarketing;
- e várias outras.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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