
O marketing digital deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para profissionais e empresas de todos os segmentos. Com consumidores cada vez mais conectados e informados, simplesmente “estar presente” nas redes sociais já não é suficiente. É preciso adotar estratégias e técnicas de marketing digital bem estruturadas para se destacar, gerar credibilidade e transformar visitantes do site ou seguidores das redes sociais em clientes.
A boa notícia é que algumas práticas funcionam em praticamente qualquer área de mercado, desde a área jurídica, da saúde até o varejo. Naturalmente, cada projeto demanda adaptação. Mas em geral, vale a pena conhecer as 5 estratégias de marketing digital que vamos comentar nesse artigo e que costumam gerar resultados reais e sustentáveis para praticamente qualquer marca inserida em qualquer segmento de mercado.
Acompanhe a leitura!
Existem estratégias e técnicas de marketing digital infalíveis para qualquer área de mercado?
Não seria verdadeiro da nossa parte dizer que existem estratégias e técnicas de marketing digital que sempre funcionam ou que funcionam para qualquer tipo de marca, em qualquer segmento de mercado.
Cada mercado tem seu contexto e características particulares. Além disso, outros fatores que podem afetar a performance de estratégias e técnicas de marketing digital são:
- limitações legais e regras específicos do Conselho de Classe ou órgão regulamentador;
- orçamento disponível para investir no alcance, segmentação e tempo de duração do projeto;
- “timing”, contexto social e cultural do momento;
- características específicas do público-alvo;
- mudanças dos algoritmos do Google, redes sociais e outros sites ou plataformas utilizados.
Logo, todo projeto de marketing demanda um verdadeiro jogo de escolhas, que deve ser precedido de uma análise cuidadosa do cenário e das alternativas disponíveis para agir nele.
Não existe estratégia infalível, nem receita pronta que funcione sempre ou para qualquer um.
Mas existem estratégias e técnicas de marketing digital que se mostram constantemente eficientes em diversos contextos, e que por isso, nos levam a crer que são as que têm maiores chances de funcionar.
Vamos falar de 5 delas no próximo item!
5 estratégias e técnicas de marketing digital que geram resultados em qualquer área de mercado
- Criação de conteúdo relevante e educativo
No marketing digital, o conteúdo é o combustível que alimenta uma série de outras estratégias. Publicar apenas posts promocionais não cria conexão com o público e ainda por cima te torna chato, interruptivo, insistente. Investir em conteúdo relevante, educativo e útil é muito mais eficiente, pois assim, você estará gerando uma conversa a partir de uma necessidade do seu cliente (saber), e não só uma necessidade sua (vender).
Por exemplo, uma clínica pode criar posts nos quais tira dúvidas comuns sobre saúde preventiva. Esse tipo de conteúdo a posiciona como uma autoridade no tema, gera confiança, torna a marca uma referência no setor; e fomenta engajamento que pode ser convertido em outros comportamentos relevantes na jornada de compra do cliente.
- SEO: otimização para mecanismos de busca (Google, Bing, redes sociais etc)
De nada adianta ter um site ou blog se ninguém consegue encontrá-lo. O SEO (Search Engine Optimization) é a técnica que garante que sua página apareça bem posicionada nos resultados de busca do Google ou outros buscadores relevantes.
SEO envolve incluir palavras-chave estratégicas nos textos, otimizar títulos, descrições e imagens, além de produzir conteúdos que respondam exatamente ao que o público procura. Isso pode te ajudar a atrair visitantes de forma orgânica e contínua, sem depender apenas de anúncios pagos.
- Redes sociais com planejamento estratégico
As redes sociais são um dos principais canais de comunicação com o público. Você certamente já conhece o poder delas para fins de marketing, e talvez até já as use com essa finalidade.
Mas para gerar resultados, é preciso muito mais do que ter um perfil profissional e postar fotos ou conteúdos aleatórios. Um bom planejamento inclui:
- definição de objetivos claros: o que você deseja? Aumentar o número de seguidores? Gerar leads? Vender um produto específico?
- ter um calendário editorial: planejar postagens com temas que façam sentido para o público e definir uma frequência constante para elas;
- diversificação de formatos: como reels, carrosséis, lives e enquetes.
Quando usadas de forma estratégica, as redes sociais se tornam verdadeiras vitrines digitais, capazes de atrair novos clientes e manter relacionamento com os clientes atuais.
- Automação de whatsapp e e-mail marketing segmentado
O marketing dirigido ainda é uma das ferramentas mais eficazes para criar relacionamento e aumentar as vendas.
Mas a chave para o sucesso está na personalização e segmentação.
Você pode, por exemplo, enviar dicas personalizadas para clientes que compraram determinado produto, ou mandar um conteúdo educativo para leads que baixaram um material gratuito no seu site.
Com o uso de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), é possível programar fluxos automáticos de mensagens que acompanham o lead em toda a jornada até a conversão. Isso cria um fluxo de comunicação contínua e que pode ser mantida sem demandar o esforço manual de disparar um a um cada mensagem. Além disso, aumenta a chance de conversão.
- Anúncios pagos bem segmentados
Enquanto as estratégias orgânicas levam tempo para maturar, os anúncios pagos (Google Ads, Meta Ads, LinkedIn Ads, etc.) aceleram os resultados. Mas para evitar desperdício de verba, é fundamental investir em segmentação inteligente.
Em vez de fazer campanhas genéricas de anúncios disparados para todo mundo, uma inteligência de tráfego pago envolve o envio de anúncios direcionados apenas para pessoas de determinada faixa etária, localização ou interesse, de acordo com o perfil do seu público de interesse.
Dessa forma, há maior controle sobre o investimento, maior previsibilidade e alcance direto ao público certo.
Invista em uma assessoria especializada para desenvolver o combo perfeito de estratégias e técnicas de marketing digital
As 5 estratégias que apresentamos nesse artigo podem ser aplicadas em praticamente qualquer área de mercado. O segredo está em adaptar cada técnica à realidade do seu público e manter consistência nas ações.
Uma assessoria especializada saberá te orientar e te acompanhar na escolha e na execução das melhores ações. Inclusive, poderá te ajudar até mesmo com mais ações.
Por exemplo, no marketing jurídico, a In Company conta com um cardápio de mais de 50 ações.
Quer saber mais sobre Marketing Digital?
- Acesse muito mais conteúdos no Blog da In Company: https://incompanypr.com.br/blog/
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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