Artigos Postado no dia: 18 agosto, 2020

Conciliando técnicas de marketing jurídico e técnicas modernas de SEO para indexar o seu conteúdo no google.

O SEO é uma ferramenta importante em qualquer projeto de inbound marketing (a vertente do marketing digital que busca resultados por meio da produção de conteúdo).

SEO (Search Engine Optimization) é o nome dado a um conjunto de técnicas de otimização de conteúdos textuais que busca tornar um conteúdo mais fácil de ser encontrado em sites de buscas como o google.

O uso eficiente das técnicas de SEO faz com quem alguns sites se sobressaiam em pesquisas no Google, que usa de algoritmos próprios para determinar o “ranqueamento” de sites.

O Google está sempre aperfeiçoando esses algoritmos.

Durante muito tempo, o algoritmo de busca buscava por um determinado padrão de palavras usadas e repetidas em seções estratégias dos textos, o que fazia com que muitos redatores produzissem de modo quase que robótico.

Aliás, o adjetivo “robótico” descreve bem a situação que se sucedeu após muitos profissionais terem compreendido o funcionamento do algoritmo.

Viu-se o surgimento de softwares e outros mecanismos de produção de conteúdo ajustados para SEO; ou seja: muitos textos sequer eram escritos por seres humanos!

Percebendo isso, o Google novamente aperfeiçoou seu sistema de busca.

Hoje, vemos que seu algoritmo está “treinado” para priorizar conteúdos mais humanos, com escrita natural, clara, legível e acessível, rejeitando conteúdos que trazem gramática duvidosa e repetições abusivas de keywords (palavras-chave).

Por isso, no marketing jurídico, é preciso compatibilizar o teor dos conteúdos jurídicos com as técnicas de SEO.

A linguagem jurídica é caracterizada pelo uso de termos complexos e bastante específicos.

Também são usados muitos termos em latim (“ad hoc”, “causa mortis”, entre outros); ou ainda, termos da língua portuguesa que são usados com conotação diferente (por exemplo: “prescrição”, “alimentos”).

Mas, a menos que a sua intenção seja atrair estudantes de Direito e juristas para seu blog ou site, é preciso ter em mente que o uso excessivo de “juridiquês” não é uma boa estratégia de SEO.

Afinal, seu conteúdo precisa transmitir seriedade, conhecimento e credibilidade – mas também é importante que ele seja acessível.

O excesso de expressões jurídicas pode dificultar o ranqueamento do seu site no Google, pois o algoritmo pode classificar seu texto como sendo muito técnico e de difícil compreensão.

Dificilmente um usuário que precisa de orientação jurídica vai procurar no Google por uma expressão como “ação de nunciação de obra nova”, por exemplo; é mais provável que ele procure por “meu vizinho está construindo no meu terreno”.

Por isso, seja moderado no uso de expressões jurídicas e evite uma linguagem muito rebuscada – a menos, é claro, que isso se justifique pelo público alvo que você pretende alcançar.

É importante escrever de forma clara, explicando as situações e conceitos jurídicos de várias formas e ângulos diferentes para facilitar a compreensão do leitor, inclusive fazendo uso de estratégias de LSI (Latent Semantic Index), com o uso de várias palavras que remetam ao mesmo significado.

 

Dicas sobre produção de conteúdo para indexar no google

A produção de conteúdo não deve ter “juridiques”, deve ser relevante e com informação rápida para que esse conteúdo possa contribuir com a valorização da marca e com o engajamento do público alvo.

  • Elabore um plano de pauta editorial do que vai escrever nos seus posts e que seja relevante para a sua persona e estratégico para o posicionamento do escritório.
  • Use linguagem simples, objetiva e clara
  • 1000 – 2000 palavras é um bom número para criar conteúdos relevantes e que irão ser notados pelos mecanismos de busca.
  • Crie um título atrativo.
  • Separe ideias por parágrafos. Essa separação torna a leitura mais fácil e rápida – características prezadas pelos usuários do conteúdo online.
  • Evite o uso de gerúndio ou redundâncias.
  • Pense sempre nas dores e nas dúvidas de seus clientes. Faça texto também com as soluções e desejos sobre a sua área estratégica de atuação jurídica.
  • Sempre priorize o conteúdo próprio e inédito.
  • Trabalhe com palavras-chave. Destaque as palavras mais importantes desse texto e utilize de forma inteligente. Isso fará com que o conteúdo seja encontrado com mais facilidade.

 

GOSTOU? DESEJA SABER MAIS SOBRE MARKETING JURÍDICO DIGITAL?

Baixe aqui o nosso novo e-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO e saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados ao seu escritório!

ACESSE AQUI: https://bit.ly/3dn36bm

Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

 

 


Artigos Relacionados