Artigos Postado no dia: 11 agosto, 2022

Conceito de marketing para saúde: entenda o que é e como é feito na prática

Marketing para saúde: você pode ter ouvido falar ou até mesmo fazer, mas talvez não tenha uma ideia clara do que é. Afinal, por que os profissionais da saúde têm contratado cada vez mais profissionais especializados nesse nicho em vez de agências generalistas?

Nesse artigo, vamos trazer pra você um conceito fácil de marketing para saúde. Mas não só isso: vamos destrinchar, na prática, como o marketing para saúde é feito a partir do planejamento, que é o alicerce de todo  . Se você faz marketing sem planejamento, precisa rever seus conceitos! Comece por esse artigo.

Conceito de marketing para saúde

Você sabe o que é marketing?

Marketing é um conjunto de esforços direcionados para despertar desejos por produtos ou serviços identificados por uma marca.

Quando esses produtos e serviços são da área da saúde, podemos falar em marketing para saúde. Mas não é só isso! A diferença entre o marketing “generalizado” e o marketing para saúde não está apenas na profissão da pessoa que faz o marketing.

Também há uma diferença de natureza normativa, pois os profissionais da saúde estão sujeitos às normas dos Códigos de Ética e outras normas elaboradas pelo Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Odontologia, Conselho Federal de Psicologia e demais Conselhos.

Então, basicamente, podemos conceituar marketing para saúde da seguinte forma:

Marketing para saúde é o esforço direcionado para que profissionais de saúde atraiam pacientes e fortaleçam suas marcas, de modo compatível com as normas da sua profissão.

Na prática, o marketing para saúde requer um olhar especializado e customizado para que as ferramentas e estratégias usadas estejam em consonância com os costumes e características de mercado aplicáveis a cada profissão. É por isso que é perigoso para profissionais de saúde “importarem” estratégias de outras profissões. Essas estratégias podem não apenas estar desalinhadas com o que o seu Conselho de Classe permite, como também, podem não “funcionar”, porque cada segmento de mercado tem características próprias.

Por fim, é claro que cada projeto de marketing para saúde também precisa ser customizado conforme os objetivos e o perfil de cada profissional. Essa customização pode usar técnicas e ferramentas de marketing digital, inbound marketing, marketing de conteúdo,  assessoria de imprensa etc.

 

Como o marketing para saúde é feito na prática

Conheça os passos iniciais de como praticar o marketing para saúde:

  1. Planejamento de persona

A primeira coisa que você deve ter em mente é saber que tipo de pessoa você quer alcançar com suas ações. Quem é o seu paciente ideal? Quem é o tipo de pessoa que precisa dos serviços que você oferece?

Não basta definir isto de forma genérica. Se você é gastroenterologista, não basta definir que seu paciente ideal é quem tem problemas do aparelho digestivo.

Você precisa ser mais específico para poder criar estratégias mais certeiras que vão te gerar exatamente os negócios que quer fechar.

Defina o perfil social desse paciente, faixa etária, perfil financeiro etc. Só assim você vai encontrar as pessoas certas.

  1. Definição das soluções de saúde

Também é importante focar em um número limitado de soluções de saúde pelas quais você quer ser conhecido. Qual é o carro-chefe da sua clínica? Qual é o seu nicho? Qual tipo de atendimento você mais faz, ou mais quer fazer?

Definir essas soluções é o que dará norte para sua estratégia.

Assim, você poderá criar conteúdos com palavras-chaves e outras ações que vão associar o seu nome a esses serviços na Internet.

  1. Planejamento das melhores estratégias e ferramentas

Agora que você sabe quem quer alcançar e quais serviços quer vender para essas pessoas, é hora de definir como vai fazer isso.

Existe uma diversidade de estratégias e ferramentas de marketing:

  • Site com Blog;
  • Redes sociais;
  • Conteúdos de vídeo;
  • Podcast;
  • Newsletter;
  • E-books;
  • Marketing de relacionamento (eventos, funil de vendas);
  • Google Ads;
  • E várias outras.

Pode ser que nem todas essas estratégias façam sentido para o seu projeto, de acordo com o seu perfil, seus objetivos, seu paciente ideal, seu orçamento etc.

É importante selecioná-las de forma bastante alinhada com o planejamento que você fez antes, para que você possa elaborar seus conteúdos e distribuí-los pelos canais que trarão os melhores resultados. Esse também é o momento de verificar se existe alguma restrição por parte do seu Conselho de Classe.

O próximo passo será planejar, produzir e distribuir os conteúdos. Nessa etapa, também é fundamental tomar muito cuidado com as diretrizes de publicidade da sua profissão, e tomar cuidado para não perder de vista os objetivos definidos lá no início.

Mas o conteúdo é uma seara tão vasta que merece um artigo só sobre para isso.

Confira nosso artigo: As melhores estratégias de conteúdo para o segmento da saúde (incompanypr.com.br)

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


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