Artigos Postado no dia: 10 setembro, 2024

Como usar o Google Ads na Advocacia

O uso do Google Ads na advocacia pode ser fator determinante para aumentar o tráfego no seu site e ser exposto a um novo público de potenciais clientes. Porém, é compreensível que muitos advogados tenham receio de usar essa ferramenta. Se não usada com cuidado, ela pode acabar extrapolando a linha entre a publicidade permitida pela OAB e a mercantilização que ela proíbe.

Mas você não vai deixar esse receio te impedir te expandir sua marca e aumentar as receitas do escritório, vai?

Se você quer aprender a usar o Google Ads com responsabilidade e com as melhores técnicas para alcançar bons resultados de marketing digital, esse artigo é para você.

 

O uso do Google Ads é permitido pela OAB?

Embora a OAB sempre tenha vedado práticas de mercantilização dos serviços advocatícios, até 2021 não era tão claro se a compra de anúncios patrocinados se enquadraria nesse conceito.

Em 2021, a publicação do Provimento 205/2021, do Código de Ética da OAB, trouxe um direcionamento específico e explícito sobre esse assunto em seu Anexo Único.

Segundo o Provimento, a utilização de ferramentas de aquisição de palavra-chave (tal como ocorre no uso do Google Ads), quando responsivo a uma busca iniciada pelo potencial cliente, é permitida, desde que as palavras selecionadas estejam em consonância com ditames éticos.

Assim, ficou claro, de uma vez por todas, que os advogados podem sim usar o Google Ads, ainda que sob algumas condições (que, em verdade, seguem a mesma essência e finalidade das demais condições impostas no uso de qualquer outra funcionalidade de marketing digital na advocacia).

Além da permissão explícita trazida pelo Provimento n. 205/2021, vale destacar o posicionamento de Seções como A OAB/GO, por exemplo. Em resposta à consulta autuada sob o nº 202106199, o Órgão Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/GO decidiu que:

 

“(…) é permitido ao Advogado utilizar-se de ferramentas de aquisição de palavra-chave, a exemplo do Google Ads, quando responsivo a uma busca iniciada pelo potencial cliente e desde que as palavras selecionadas estejam em consonância com ditames éticos, por expressa autorização contida no Provimento 205/2021, sendo-lhe vedado o uso da
 mesma plataforma como meio para oferecimento de serviços, angariar ou captar causas. 

Desta forma, a utilização da citada ferramenta ficará a critério do advogado, desde que não se configure em mercantilização da advocacia, nem em oferecimento de serviços e captação de clientela, ou com utilização excessiva de recursos financeiros, e ainda, observados os meios vedados constantes do art. 40 do Código de Ética e Disciplina, respeitados ainda, os limites impostos pelo inciso V do mesmo artigo e pelo Anexo Único do provimento tratado alhures. Deve, ainda, a publicidade ser sóbria, discreta e informativa, sem ostentação e incitação direta ao litígio judicial, administrativo ou à contratação de serviços, sendo vedada a promoção pessoal, nos termos estabelecidos pelo § 1º, do art. 44, do Código de Ética e Disciplina.”

 

Como usar o Google Ads na advocacia 

O Google Ads é um serviço de compra de anúncios (com base em palavras-chave) que são indexados aos resultados das buscas que usuários fazem no Google.

Ou seja: quando você compra uma palavra-chave relacionada à sua área de atuação, a página do seu escritório pode ser recomendada pelo Google quando alguém busca por essa área. A página também pode aparecer em outras páginas que são parte das redes de display do Google, na forma de anúncios.

É uma estratégia de tráfego pago bastante popular e que pode ser iniciada com investimentos relativamente baixos.

Sua eficácia está relacionada com duas coisas que o Google Ads proporciona: visibilidade e segmentação.

Isto é: ao comprar palavras-chave, você não apenas ganha (ou potencializa) a chance de aparecer mais e aparecer primeiro, como ainda, aparece para o público certo, que tem interesse no tipo de serviço que você presta.

 

Como escolher as melhores palavras-chave para uso no Google Ads

O sucesso da sua estratégia Google Ads depende muito de fazer boas escolhas na compra de palavras-chave. São elas que vão determinar para quem seus anúncios aparecem, com base nos tipos de conteúdo aos quais seus anúncios estarão vinculados.

Algumas estratégias de planejamento de palavras-chave para Google Ads na advocacia são:

  • Definição de palavras-chave com base no planejamento estratégico e soluções-foco do projeto de marketing do escritório;
  • Pesquisa de tendências com Google Trends e outras ferramentas especializadas;
  • Uso do Google Keyword Planner, Keyword Tool, Semrush e outros serviços especializados em busca e planejamento de palavras-chave.

 

Cuidados com o Google Ads no marketing jurídico digital

Além de seguir atentamente as diretrizes da OAB, o uso do Google Ads também deve envolver outros cuidados jurídicos relacionados à proteção de dados, direitos do consumidor, concorrência desleal, Propriedade Intelectual, entre outras áreas que se relacionam com essa prática.

Por isso, é importante que a estratégia de palavras-chave e anúncios patrocinados do seu projeto de marketing jurídico seja planejada e executada por profissionais, sem prejuízo de que você, como expert em Direito, também colabore com insights e direcionamentos quando necessário.

Quer saber mais sobre marketing jurídico digital?

Então, aproveite as oportunidades abaixo:

 

 

 

 

 

 

ENTRE PARA A NOSSA COMUNIDADE E ACESSE TODOS OS NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

 

Até a próxima e um abraço.

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br


Artigos Relacionados