Além de acessar as redes sociais, portais de notícias e plataformas de entretenimento, a maioria dos brasileiros realiza pesquisas diárias no Google. Dados revelam que, a cada segundo, são feitas mais de 2 milhões de pesquisas em sites de busca.
Entre os termos mais pesquisados há aqueles relacionados a problemas de saúde, tratamentos, sintomas e até medicamentos. De acordo com um levantamento do Google Trends, palavras como “dor nas costas”, “pedra nos rins”, “cãibra”, e “nervo ciático” estão entre as mais buscadas pelos internautas do Brasil.
Evidentemente, há milhares de outras buscas relacionadas a diferentes especialidades de saúde, incluindo urologia, cirurgia plástica, pediatria, psiquiatria etc. Mas afinal, o que acontece quando alguém acessa o Google e digita algum termo relacionado à sua área de atuação?
A primeira página de pesquisa
Assim que um internauta digita qualquer palavra associada a questões de saúde, o Google retorna com dezenas de resultados pertinentes. Na primeira página são apresentados os blogs e sites mais relevantes, isto é, que possuam conteúdos de alta qualidade e sejam bem-avaliados por outros canais. Mais especificamente, a relevância de um site é mensurada conforme critérios como:
→ profundidade e exclusividade dos conteúdos;
→ contextualização com palavras-chaves;
→ velocidade de carregamento;
→ usabilidade (facilidade de navegação);
→ responsividade (capacidade de se adequar a diferentes tamanhos de tela);
→ quantidade de pessoas acessando o conteúdo e o tempo que ficou nesta página;
→ links externos para o site de alta reputação.
Assim, os sites médicos com maior probabilidade de acesso durante uma pesquisa no Google são aqueles que obtêm uma excelente avaliação em todos esses fatores.
A jornada de pesquisa de um potencial paciente
Ao sentir uma dor de cabeça persistente, uma pessoa pode acessar o Google e buscar por “tratamento para enxaqueca”. Quando visualizar a primeira página de respostas, ela provavelmente irá clicar nos primeiros resultados orgânicos, que são exibidos logo abaixo dos anúncios do topo.
O grande desafio, portanto, é fazer com que o seu site médico ou uma atividade relacionada a saúde esteja sempre posicionado nos principais resultados orgânicos do Google. Somente assim será possível aumentar consideravelmente o número de potenciais pacientes que chegarão até você.
Para isso, é essencial implementar um projeto completo de SEO integrado a estratégias de inbound marketing, que serão responsáveis por reter a atenção do potencial paciente enquanto ele estiver navegando pelo site.
Para entender mais sobre isso, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital voltadas ao mercado da saúde em geral. Ou envie um whats para nós e marcaremos uma reunião online: 41. 99689-2980.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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