Marketing Jurídico Postado no dia: 27 maio, 2025

Como um escritório de advocacia aumenta a sua carteira de clientes com Marketing Jurídico Digital

 

Marketing Jurídico Digital pode mudar toda a forma como seu escritório conquista novos clientes e aumenta a receita. É um investimento relativamente baixo e é prática porque depende 100% de ferramentas online. Ou melhor, quase 100% — porque uma das coisas que o marketing jurídico digital faz é justamente deixar mais espaço para que você, advogado, nutra um relacionamento mais forte e qualificado com seus leads quando eles chegam até você, sem ter que gastar toda a sua energia pessoal na aquisição desses leads.

Mas como atrair clientes de forma ética, eficiente e sem infringir as normas da publicidade na advocacia? A resposta está no uso consciente de ferramentas digitais, produção de conteúdo relevante e automação de processos, sempre com foco em educar o público e demonstrar autoridade para conseguir que eles queiram iniciar um relacionamento profissional.

Neste artigo, você vai conhecer os pilares do marketing jurídico digital e conferir 7 estratégias básicas para começar a aplicá-las no seu escritório!

 

Quais estratégias e técnicas compõem o marketing jurídico digital?

O marketing jurídico digital é um conjunto de ações voltadas para atrair, engajar e converter potenciais clientes por meio da Internet. Tudo é feito de acordo com as diretrizes do Provimento 205/2021 da OAB.

Diferente da prospecção ativa ou da propaganda tradicional, o marketing jurídico se baseia em ações de caráter informativo, educativo, para fazer com que os clientes decidam espontaneamente falar com você, se cadastrar no seu site, receber seus e-mails.

Você não precisa vender um serviço diretamente; você demonstra sua expertise e o próprio cliente acaba entendendo que você tem o serviço que ele precisa.

Para isso, o marketing jurídico digital se baseia em pilares como:

  • Presença digital estruturada, com site profissional bem desenvolvido, otimizado, agradável e contendo um blog; e possivelmente, perfis bem estruturados em redes sociais estratégicas também;
  • Produção de conteúdo ref. Aos seus serviços e que seja relevante para o seu público em diferentes formatos (texto, vídeo, podcast, etc);
  • Uso de técnicas de SEO para posicionar bem o seu site no Google e melhorar o ranqueamento em buscas por assuntos relacionados à sua área de atuação;
  • Campanhas de tráfego pago em plataformas como Google Ads e redes sociais;
  • Automação do relacionamento com leads e clientes por meio de plataformas de CRM;
  • Segmentação de público e funil de vendas, usando os princípios do inbound marketing.

Vamos ver como aplicar essas técnicas na prática?

7 estratégias básicas para seu plano de marketing jurídico digital

Se você quer aumentar a carteira de clientes do seu escritório com marketing jurídico digital, as 7 estratégias abaixo fornecem uma base sólida para começar e manter um plano com consistência:

 

  1. Site próprio com blog e plugins de SEO

Ter o seu próprio site profissional é o ponto de partida.

Ele funciona como a “sede digital” do seu escritório.

O ideal é que o site inclua um blog com artigos informativos sobre áreas do Direito em que você atua. As páginas do blog também ajudarão a trazer tráfego qualificado para seu site.

Além disso, utilizar plugins de SEO (como Yoast SEO) para otimizar as páginas do site e blog ajuda o Google a entender melhor seu conteúdo e oferecê-lo de forma mais eficaz e acertada aos usuários que fazem buscas.

 

  1. Produção de conteúdo com humanização, frequência e relevância

A produção de conteúdo é o coração do marketing jurídico digital.

Não estamos falando de conteúdo de entretenimento como os que você vê creators e influencers de lifestyle, moda, ou humor fazendo. Em geral, esse tipo de conteúdo pode nem ser admitido pela OAB! Estamos falando simplesmente de textos, vídeos, imagens, infográficos, podcasts que abordem assuntos relacionados à sua área de atuação no Direito.

Crie conteúdos que possam ser indicados aos usuários do Google quando eles fizerem buscas por esses assuntos.

Textos, vídeos e áudios devem ser claros, acessíveis ao público leigo e focados em resolver dúvidas reais das pessoas. Imagine que seu conteúdo pode ser a primeira coisa que alguém encontra quando faz uma busca, então crie-o de forma que vai realmente prender a atenção e resolver a dúvida dessa pessoa!

Aposte em uma linguagem humana para mostrar que por trás do conhecimento jurídico existe um profissional que compreende as dores do público.

E claro, mantenha frequência nas postagens, pois de nada adianta ter alguns conteúdos aleatórios no seu site e depois deixá-lo vazio, parado, sem mais informações que reforcem na mente do cliente a autoridade que você já demonstrou nos conteúdos que ele achou.

 

  1. Tráfego orgânico com SEO

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas que otimiza seu conteúdo para aumentar as chances de ele aparecer nos primeiros resultados do Google.

Isso envolve desde o uso estratégico de palavras-chave até a estrutura do seu site, uso de backlinks, palavras que você inclui nas slugs etc.

Com um bom trabalho de SEO, seu conteúdo será mais facilmente encontrado por quem busca soluções jurídicas ou simplesmente está tirando dúvidas e matando a curiosidade sobre algum assunto jurídico.

 

  1. Tráfego pago nas redes sociais

Embora seja possível obter bons resultados com tráfego orgânico, o tráfego pago pode trazer um boost na sua estratégia, acelerando e aumentando resultados em um espaço mais curto de tempo.

A compra de anúncios pagos no Instagram, Facebook e LinkedIn é permitido pela OAB, desde que os conteúdos tenham caráter educativo e obedeçam a todas as outras diretrizes de publicidade, evitando a mercantilização da advocacia.

Você pode, por exemplo, impulsionar um vídeo explicativo sobre um tema jurídico.

 

  1. Tráfego pago no Google Ads

Outra forma eficaz de alcançar potenciais clientes é investir em anúncios do Google, isto é, o Google Ads.

Ao criar anúncios baseados em palavras-chave, seu escritório pode aparecer no topo das buscas quando alguém procura termos relacionados ao seu serviço (por exemplo: “advogado previdenciário em Curitiba”; “documentos para entrar com ação de divórcio”).

É essencial seguir boas práticas, evitar expressões proibidas pela OAB, como “especialista” ou “garantia de resultado”, e evitar ações de concorrência desleal (como, por exemplo, comprar palavras-chave relacionadas a seus concorrentes).

 

  1. Inbound marketing / jornada do funil de vendas

O inbound marketing (ou “marketing de entrada”) se baseia no conceito de funil de vendas, que basicamente consiste em;

  • atrair o cliente por meio de conteúdo (topo do funil);
  • iniciar um relacionamento profissional com ele e nutri-lo ao longo do tempo (meio do funil);
  • até que ele esteja pronto para contratar seus serviços (fundo do funil).

O inbound marketing mapeia a jornada do cliente desde o primeiro contato até a conversão, estimulando o cliente a “descer” pelo funil até se tornar, de fato, cliente do escritório.

Para que isso aconteça, você pode criar materiais específicos para cada etapa (artigos, mensagens personalizadas, e-books, vídeos, e-mails) e usar um software de CRM (falaremos mais sobre isso no item a seguir) para automatizar o envio desses conteúdos. Assim, você conseguirá manter uma comunicação constante com esse lead e “evoluir” o relacionamento profissional de vocês até chegar o ponto em que ele decide marcar uma reunião e depois te contratar.

 

  1. CRM de marketing

Um bom plano de CRM (Customer Relationship Management) é o que organiza e automatiza o relacionamento com seus leads e clientes, te munindo com informações e dados para ter o controle de tudo que está acontecendo e como as ações estão evoluindo com cada um.

Com um bom software de CRM, é possível agendar envios de conteúdo, acompanhar interações, monitorar estágios no funil e identificar oportunidades de negócios (reconquista de clientes, ajuste de propostas, resgate de propostas antigas, etc). Ferramentas como RD Station ou Hubspot podem ajudar advogados a se manter próximo de sua audiência de forma ética, eficiente, com implementação de protocolos da LGPD e com várias funcionalidades que você pode usar conforme objetivos específicos do seu projeto.

 

Quer continuar aprendendo sobre marketing jurídico sem ferir o código de ética da OAB?

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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