
Muitas pessoas perguntam como seria um plano básico de marketing jurídico. Embora não exista uma fórmula pronta, temos um projeto básico para te ajudar a visualizar as principais etapas e estratégias para ter uma marca jurídica, uma presença digital e começar a gerar resultados com marketing jurídico.
Confira um plano básico de marketing jurídico em 3 dicas e veja como começar!
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Qual é o plano perfeito de marketing jurídico?
A princípio, a resposta para essa pergunta é a mesma que você, advogado, já conhece muito bem: Depende!
Depende de uma série de fatores:
- a sua área (ou áreas) de atuação;
- sua região geográfica;
- seu público alvo;
- a maturidade da sua marca;
- a autoridade que você já alcançou.
Mas existem dicas gerais importantes que podem se aplicar a qualquer caso.
Neste artigo, vamos apresentar um tripé básico para você começar no marketing jurídico.
E se quiser aprofundar o conhecimento sobre o assunto, confira os nossos próximos artigos, nos quais vamos trazer um plano intermediário e um avançado também.
Formate a parte institucional e branding
Todo escritório deve ter uma marca com identidade definida para se posicionar no mercado, mostrar os seus valores e ter uma ligação com seu público alvo.
Essa definição é muita profunda e depende primeiramente dos objetivos e características particulares de cada advogado e escritório.
Mas em termos de comunicação, essas definições são expressas por meio de aspectos tangíveis, como logotipo e identidade visual estampados em:
- papelaria timbrada;
- assinatura de e-mail;
- arquivos Word timbrados para peticionamento;
- folders digitais do seu escritório em formato PDF pra enviar por WhatsApp ou e-mail.
Tenha um domínio próprio na Internet
É essencial ter o seu domínio (website) e uma conta de e-mail associada a esse domínio (por exemplo: advogado@escritorio.adv.br). Isso denota autoridade e profissionalismo.
Também é importante ter uma assinatura de e-mail, padronizando as suas respostas.
Mas não basta comprar um domínio: o site deve ter uma modelagem e programação adequada a técnicas de marketing digital, como SEO e um sistema de blog.
Investir em SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Buscas) é fundamental para indexar seu site e seus posts ao Google. Esse investimento pode sair mais caro do que a aquisição e desenvolvimento de um site básico, mas ele traz um melhor retorno (sobretudo no médio e longo prazo). Sem esse investimento, eventualmente você notará que o site está “perdido na Internet”, sem atrair tráfego, e vai desejar fazer um segundo site. Ou seja: será uma estratégia barata, mas que pode sair mais caro em breve.
Comece a investir em ferramentas de marketing digital – inbound marketing jurídico
Para que todo esse valor e investimento seja percebido pelo mercado, aposte no marketing digital com as técnicas de inbound marketing jurídico.
O inbound marketing é focado na atração de audiência por meio de conteúdo informativo desenvolvido para ser relevante para uma persona (perfil do seu público alvo).
Esse é o principal motivo pelo qual o inbound marketing é o que mais se alinha com as diretrizes e permissões da OAB. Ele não promove serviços, apenas entrega informação.
- Comece a publicar notícias e artigos informativos;
- Escolha as redes sociais que têm mais aderência com o seu público alvo;
- Para os conteúdos mais longos (acima de 400 palavras), poste primeiro no seu blog, depois nas redes sociais. Ao postar nas redes, convide e direcione o público para ler o conteúdo completo no seu blog.
Conclusão: continue se aprofundado no marketing jurídico
Nesse artigo, você conferiu um plano básico de marketing jurídico. Serviu para te fornecer uma noção de como começar e quais são os pontos mais importantes dentro da estratégia.
Naturalmente, isto é apenas um começo. Cada ponto pode ser destrinchado em dezenas de outros pontos.
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Até a próxima e um abraço.
Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980