Artigos Postado no dia: 19 dezembro, 2023

Como será o advogado do futuro? E qual será o papel do marketing para atrair clientes?

O advogado do futuro certamente lidará com muita tecnologia, isso é óbvio. Mas como isso vai impactar sua marca pessoal e sua capacidade de atrair novos clientes?

Após análise de algumas tendências de tecnologia, marketing digital e advocacia para o futuro, chegamos a algumas conclusões sobre como será a prática jurídica. Acreditamos que o marketing terá papel fundamental em vender o advogado muito além do serviço advocatício sob o aspecto técnico-jurídico, e vamos te explicar por quê!

 

Ferramentas que vão mudar o dia a dia do advogado do futuro

  • Assistentes virtuais impulsionados por IA (ChatGPT, Microsoft Copilot, Cortana, soluções personalizadas de assistentes jurídicos virtuais para segmentos jurídicos ou tarefas específicas);
  • Ferramentas de criação e gestão inteligente de contratos, registros etc;
  • Registros, contratos, documentos etc via blockchain;
  • Integração de plataformas de processos eletrônicos (tudo caminha para isso!);
  • e várias outras.

 

E o que sobrará para o advogado fazer no futuro?

Essencialmente:

  • Criatividade;
  • Conhecimento;
  • Estratégia;
  • Organização e Gestão;
  • Relacionamento.

Todo o resto poderá ser feito por inteligência artificial e gerido por tecnologia.

 Qual será o papel do marketing para o advogado do futuro?

Com o aspecto técnico do Direito sendo cada vez mais delegado à inteligência artificial, e com as tarefas operacionais e administrativas sendo executadas pela tecnologia e assistentes virtuais, o advogado deverá desenvolver suas habilidades de se vender como um criador de estratégias e um portador de uma rede de contatos importantes.

Domínio da lei e agilidade na entrega dos serviços não serão diferenciais. O que fará a diferença será a capacidade e coragem de prover soluções jurídicas para situações novas, e de ter os contatos e capacidade de estratégia necessários para resolver problemas, interligando diversas áreas do Direito. Basicamente, tudo aquilo que ainda dependerá de um ser humano!

Com novas situações demandando definições jurídicas diariamente, a postura do advogado do futuro será cada vez menos reativa e cada vez mais idealizadora de estratégias e cenários jurídicos que tragam alguma segurança aos negócios e à vida dos seus clientes.

Em resumo, muito mais do que respeitar sua formação e sua experiência jurídica, seus futuros clientes precisarão te conhecer e te admirar pelos seus atributos pessoais que influenciam na sua capacidade de negociação e de resolver problemas.

É a marca do escritório ou marca pessoal é quem venderá ainda mais, e por isso, o marketing será fundamental para que você consiga clientes!

As principais técnicas e estratégias que você precisará usar para isso são:

Conteúdo no marketing digital

Cada vez mais personalizado com a sua voz, para a sua audiência segmentada.

Serão abordados temas cada vez mais específicos e fora do comum. Os conteúdos que vão se destacar são aqueles que enfrentam situações novas ainda que não haja definição legislativa ou jurisprudencial.

SEO

Com todas as adaptações necessárias para que o conteúdo seja encontrado por buscas de voz, seja assimilado por assistentes virtuais de pesquisa etc.

Assessoria de imprensa

Com foco nos meios de comunicação de massa que conseguirem se manter relevantes em meio a uma mídia fragmentada, mas também apostando nos canais de comunicação hipernichados que interessam ao seu público-alvo.

Marketing de relacionamento

Visando o desenvolvimento orgânico de relações, fortalecendo poder de indicação e marca pessoal.

 

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Até a próxima e um abraço.

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

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